Gerenciamento , Controle e Equipes.

Um dos grandes problemas dos consultórios odontológicos é a grande quantidade de itens a ser controlados. São diversos materiais utilizados em cada procedimento, o desgaste da broca, luvas, mascaras, material restaurador em pequenas e as vezes minimas quantidades, etc etc. Fica difícil realmente um controle efetivo, infelizmente tenho mas noticias, ele é importante e necessário.

A falta de controle é uma das causas de problemas financeiros dos consultórios e consequentemente dos colegas.

Controle de estoque, de pagamentos e recebimento, de retornos dos pacientes, de quantidade de orçamentos efetivamente concretizados, controles, controles, controles, e ai você pensa: “mas onde vou arrumar tempo para atender meus pacientes?”.

O Dentista enquanto “realizador” do trabalho não tem tempo para tanto “controle”, logo precisa estar assessorado por uma equipe eficiente. No momento atual equipes multidisciplinares de profissionais e auxiliares dividem espaços em consultórios de odontologia, nada mais lógico que em uma clínica com um volume maior de atendimentos ter um profissional responsável pela administração geral ( finanças, estoque, etc) ou seja criar e manter controles.

Controlar o consultório tratando-o como uma empresa estabelecendo rotinas fáceis de ser seguidas por todos da equipe é o primeiro passo para o sucesso.

Profissionalizar o consultório deixa o Dentista com mais tempo para atender, se atualizar e viver como qualquer mortal, tendo até direito a férias, eu sei que você não acredita que isto é possivel.

Consultório não deve ser sinônimo de prisão, o profissional deve ter possibilidade de se ausentar e a vida continuar sem sua presença, por isto a importancia de controles adequados e equipe multidisciplinar.

Mesmo o Dentista que trabalha só deve ter controles que lhe possibilitem uma visão macro de seu negocio, só que neste caso parte de seu tempo será gasto e sua produtividade será prejudicada, logo é uma questão de mensurar o custo beneficio de cada situação.

O excel da microsoft é um excelente software que pode ajudar na tarefa caso o profissional não possua um especifo para gerenciamento de consultório odontológico.

Bem o mais importante é tratar seu consultório como empresa, em todos os aspectos e criar controles

Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

11 Comments on “Gerenciamento , Controle e Equipes.”

  1. Olá

    Adoreiiiiiii as dicas. Desejo abrir uma pequena clinica com apenas dois consultórios, então gostaria de saber quantos m2 devo ter para esses 2 consultórios?.
    Obrigada

    1. Oi Beatriz, que bom que gostou..
      Olha acredito que você possa encontrar as medidas corretas na rdc 50 e na rdc 453 que trata de área física que estabelecimentos de saude…
      Procure no google que é encontrará facilmente..
      att
      Marcos Rocha

  2. Olá,gostei muito de todas as suas dicas e informações.Assim como a michele,gostaria se possivel receber informações sobre administração de consultorio pela equipe auxiliar. obrigada

    1. Olá Dilma, obrigado pela sua visita. Cadastre seu email na cx da lateral do site e se inscreva em nosso boletim
      att
      Marcos Rocha

  3. Adorei o site de vcs!!!É exatamente isso que eu procurava!!! Gostaria de receber sempre que possível, as atualizacões e notícias de marketing, gerenciamento, rotinas administrativas, entre outros, pelo meu email. desde já agradeco!!!

    1. Oi Michelle que bom que gostou… Volte sempre a casa agradeçe, rss
      Para receber sempre atualizaçoes do blog clique no icone RSS e assine o Feed ou assine por email..
      abcs
      Marcos rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.