Sorriso lindo em até “36 vezes”…


Hoje estive no Estética 2008, o nível altíssimo dos palestrantes e das empresas que lá estavam agregou bastante valor ao evento. A fila para entrar era enorme e literalmente tinha dentista “saindo pelo ladrão”, como ouvi uma colega comentando no elevador. Parabéns para a APCD que acertou em cheio , mas por que tanta gente vai em um congresso de estética? fiquei me perguntando… Odontologia estética é o canal (desculpem o tracadilho os endodontistas). Todo mundo que um sorriso lindo, desde que possa pagar por ele.
Bem fiquei por lá algum tempo e logo que sai peguei o estadão ( Jornal Estado de São Paulo) para dar uma folheada, ai vejo a noticia abaixo:
          “O paulistano não presta atenção nos juros quando parcela suas compras, embora tenha a percepção de que eles são altos no Brasil. Também está              usando mais o cartão de crédito do que o carnê do crediário para obter financiamentos e, apesar de recorrer com freqüência às compras a prazo,              não se considera endividado. As conclusões são de um estudo encomendando pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP)ao instituto de                        pesquisa Toledo & Associados, com o objetivo de traçar o perfil dos endividados na capital paulista e o consumo de produtos financeiros e de                      crédito. Foram ouvidas 1.007 pessoas, sendo 49% homens e 51% mulheres, durante o mês de agosto.” Estadão , Caderno Economia 28/08

Durante o congresso tive a oportunidade de passar no stand da Vital cred, empresa que oferece oportunidade de o dentista oferecer diversas bandeiras de cartão de crédito e outras modalidades de financiamento direto ao paciente e que está iniciando suas atividades junto a classe… Bem o tema da conversa informal que tivemos por lá tinha sido justamente esse: ampliar o crédito ao paciente.
Há tempos já penso que oferecer facilidade de crédito é a saída para o dentista, mas como fazer isto sem correr o risco de tomar um “calote”? Por que as lojas populares como as Casas Bahia estão prosperando? E é importante frisar, eles não vendem (só) artigos de segunda linha… Por que nós profissioanais de odontologia não podemos proporcionar um belo sorriso a nossos pacientes e ele consiga pagar em 36 meses? De nada adianta ser criativo, fazer uma gestão perfeita, um marketing top de linha se quando o paciente chega em nosso consultório ele não pode pagar o que cobramos. Ai o que fazemos? reduzimos nosso preço? Este é um grande problema de nossa profissão… Nós é que nos adequamos a condição financeira do nosso paciente quando o que deveria acontecer deveria ser exatamente o contrário.
Facilite e ofereça condições de financiamento a seu paciente e seguindo a linha do Estética 2008 – distribua sorrisos lindos e por que não em até 36 meses para pagar? O importante é pensar fora da caixinha, como nos ensina o video como bastante humor da reedbok
Bom fim de semana a todos,
Marcos Rocha

 

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

11 Comments on “Sorriso lindo em até “36 vezes”…”

  1. É uma boa Marcos!!! Mas vc ñ acha que o nivel de inadimplência é muito alto? Esse dias uma amiga minha faliu sua loja por vender muito nessas formas de crediário… Acho que uma forma legal seria de trabalhar diretamente com uma financeira e ñ de uma forma direta com o cliente,acho muito arriscado. Abçs

    1. Em minha opinião os juros devem cobrir seus custos e não servir para “ganhar” um extra, afinal a função do financiamento é facilitar e não piorar ou dificultar a situação de para o paciente, causando desta forma um aumento da inadimplência, conocorda?

  2. Todas as pessoas têm direito a cuidar de seus dentes e por isso, formas facilitadas de pagamento ajudam hora de fechar o orçamento.
    Mas acredito que a melhor de prestar esse serviço é mostrar realmente o que o paciente precisa, suas necessidades reais e explicar exatamente o que será feito para chegar nos objetivos traçados.

  3. Nisia, fechar o tratamento seria no futebol equivalente ao gol. Como diriam os inúmeros “professores” que são técnicos ai pelo nosso Brasil, “o resultado final é responsabilidade de todo o processo” ,ou seja, desde a captação, atendimento telefônico e pessoal, ambiente do consultório etc. Veja até o cliente chegar no dentista propriamente dito ele ja passou por várias “etapas” ou seja o profissional so finalizará um processo que começou muito antes, logo, como diz um amigo meu: “O que mata são os detalhes”… De nada adianta o colega ser excelente se o paciente já chega na cadeira com alguma impressão equivocada. O Preço e a forma de pagamento são coadjuvantes importantes neste contexto mas existem inumeros outros fatores a ser analisados.
    abcs,
    Marcos Rocha

  4. Interessante Marcos!
    Estou justamente com este probleminha em uma das clínicas que presto consultoria. O paciente chega na clínica, mas não fecha orçamento! Estamos fazendo uma série de ajustes para que este cliente realize o tratamento e saia completamente satisfeito.

    Abs,

    Nísia Teles

  5. Sua idéia é boa, porém existe uma legislação da ANS que deve ser seguida para o dentista não incorrer em riscos de estar tendo um “convênio” que ai teria que seguir estas regras da ANS. Toda idéia deve ser avaliada em todos os contextos mais se ela puder dar ao paciente a chance de ter um sorriso bonito de uma forma que ele possa pagar, fantástico, vá adiante e boa sorte.
    abcs
    marcos rocha

  6. E por que nao fazer um plano dentario proprio ?? Tipo um plano de ouro,onde o paciente se torna um associado por um ano e tem descontos de 50%,35%,25% e 20 % em todas as modalidades de tratamento e de graca radiografias, exames e prophylaxis!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.