Amor a primeira vista

Conquiste seu paciente antes mesmo de ele lhe conhecer, ou reconquiste-o a cada nova consulta.
Pode não parecer mas o ambiente de seu consultório é um forte aliado (ou inimigo) na conquista de seu paciente. Alguns dentistas relegam a um segundo plano esta arma não tão secreta.
A sala de espera diz muito do dentista, do tratamento, do atendimento, acredite. E não são somente as mulheres, normalmente as mais observadoras que se apegam a estes detalhes, homens também pdem até nã comentar mas com certeza valorizam uma sala de espera aconchegante.
Não existem regras para este ambiente, ele deve se adequar a seu público e neste quesito o especialista deve ser você. Observe, pesquise a preferência, converse com seus pacientes e equipe, aprenda a ouvir opiniões.
Se seu público alvo é mais “conservador” tenha uma sala de espera mais sobria, com cores frias, tons pasteis, música classica etc..
Já se você atende jovens mude radicalmente, tenha quadros e paredes com cores vivas e sem uma estética digamos “definida”, um som mais “acelerado” (mas sem “tum-tum-tum”) e quem sabe um ponto de internet e rede wirelles com notebooks a disposição para utilização durante a espera.
Cuidados com o lavabo são fundamentais, gaste um pouco de tempo neste local e capriche, é um lugar que todo mundo repara, principalmente no quesito limpeza, por isto nunca descuide deste local.
Revistas e publicações devem ser atualizadas e bem conservadas. Nada pior que o mundo de caras todo destruido na recepção, pega mal.
Se seu público é infantil arrume algo interessante não só para os pequeninos mas também para os acompanhantes (normalmente as mães), mas lembre-se que os pais também (existem) podem aparecer de vez em quando. Bons brinquedos para distrair durante a espera com certeza tornarão seu consultório um local de retorno prazeroso.
Solicite opiniões diversas não se prendendo à sua (sabemos que você é o máximo!!). Não acredite que todos irão gostar de tudo, isto é humanamente impossivel, mas agradando 80% já tá de bom tamanho.
Cuidados de conservação, limpeza e higiene são fundamentais para manter o bom nome de seu consultório na “boca do povo“, atente para eles sempre.
Preste muita atenção a seu ambiente de espera e recepção eles são grandes aliados junto a sua imagem junto ao seu paciente. Dê uma olhada nos artigos da Nisia Teles no Odontosites ou no Blog Markentista   e aproveite as dicas que ela dá sobre marketing sensorial.
um abraço,
Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

One Comment on “Amor a primeira vista”

  1. É isso aí!!! A primeira impressão é a que fica!!!

    Lembrem-se: Você pode não ter uma nova chance de deixar uma boa impressão.

    Abs,

    Nisia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.