Remando na mesma direção

Faça o seguinte exercicio mental:

  1. Imagine uma lagoa (bem calma!)
  2. agora imagine uma canoa (barco, caiaque ou algo que use remos para se deslocar!)
  3. e agora imagine quatro pessoas dentro desta canoa, cada uma com um remo.
  4. e por último tente imaginar duas remando para um lado e duas em sentido contrário

Bem você ja deve ter passado por esta experiência na vida ou ao menos visto alguém em uma situação parecida, o barco não sai do lugar ou começa a girar em seu próprio eixo, sendo, dependendo da situação, algo cômico.

Numa empresa ou consultório isto pode não ser tão divertido.

Conseguir gerenciar uma equipe é uma arte, alias ser lider é uma arte, mas não é impossivel, na verdade é algo que pode ser de certa forma aprendido ou ao menos tentado (minimizando conflitos internos)

Nínguem é sempre 100% certo nem tão pouco errado. Lidar com pessoas é uma das mais arduas tarefas dentro de uma empresa. Cada um apresenta caracteristicas que somada a outras do grupo faz o trabalho acontecer. Mas também cada um trás em sua formação pontos que podem em determinado momento ser negativos para a equipe. Logo encontrar o equilibrio é um trabalho constante do lider da equipe que normalmente na odontologia cabe oa Dentista.

equipe02.jpg

Fazer o gol é o mais “fácil” vamos assim dizer, mas levar a bola ao pé do artilheiro é um trabalho que demanda união e em odontologia não é diferente.

Certa vez enchi a boca para defender meus funcionários perante alguem com um pouco mais de experiência e o que ele disse me deixou chocado. “Você não tem uma equipe ainda, o que você tem é uma porção de gente trabalhando juntas…” Ele estava coberto de razão pude perceber mais adiante.

Formar uma equipe demanda tempo e muito mais muito trabalho mesmo, mas é uma tarefa possivel.

Uma equipe consegue segurar o rojão da falta de um funcionário ( que em pequenas empresas chega a ser um desastre) e tem plena consciência que faltar é deixar os colegas literalmente em uma enrascada, por isto a falta quando ocorre é sempre muito bem adminstrada.

Você sabe que está no caminho certo e próximo de possuir uma equipe quando :

equipe01.jpg

  • a própria equipe administra os problemas e já trás as soluções prontas e os problemas resolvidos
  • todos passam meses sem pisar na bola (faltas desnecessárias, saídas sem motivo etc)
  • seus pacientes se sentem até constrangidos por faltar a uma consulta prejudicando a rotina da clínica e da equipe toda
  • você percebe que seus fornecedores (dental , protéticos) sempre entregam tudo em dia sem muitas cobranças (e observe que de certa forma eles também fazem parte do time!!!)
  • a rotina de sua clínica ou consultório é mantida sob controle mesmo sem você por perto
  • existe um espirito real de confiança mútua entre todos

Atenção: ter uma equipe é diferente de sair prá tomar chopinho no fim do expediente com todo mundo (aliás a lei seca está ai!!!)

Remar na mesma direção é ter uma equipe comprometida com o negócio como se fosse seu. Por isto é importante remunerar adequadamente, respeitar as limitações de cada um, motivar e elogiar sempre e de forma honesta os acertos e tentar corrigir os erros de forma aberta e com naturalidade.

Não exija mais que o combinado ou mais do que você pode exigir pelo que você paga. De ferramentas para sue equipe desenvolver o trabalho de forma adequada. Não reclame sem antes verificar o que realmente aconteceu.

O trato com pessoas é sempre muito delicado, cada um tem uma história “escondida”, um passado meio “subliminar” que por vezes é disparado por uma palavra ou gesto infeliz ou mal colocado em um momento de pura bobeira ou infelicidade, por isto todo cuidado é pouco. Com o tempo, os funcionários ou pares acabam virando cumplices e acabamos meio que tendo quase um casamento paralelo, já nos conhecem e também os conhecemos só de olhar, mas antes que cheguemos a esta fase é bom ter cuidado. Mas acredite, vale a pena pois nada melhor que trabalhar ao lado de pessoas que fazer de tudo para a empresa ir pra frente e remam sempre na mesma direção.

Bem tem uma série de outros aspectos importantes em uma equipe e trataremos deles adiante.

Um forte abraço

Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

4 Comments on “Remando na mesma direção”

  1. nelma , sempre bom ver os amigos por aqui.
    Que bom que esta gostando, o blog está sempre aberto a seus comentários e artigos se houver…
    beijo grande
    marcos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.