Quero ter um blog de odontologia

Antes que me acusem de plágio, o titulo acima excluindo “odontologia” é tema de um excelente blog (http://queroterumblog.com/) e se você quer ter um também vale a pena visitá-lo e adicioná-lo a seus favoritos.

Há alguns anos atrás quando ouvi falar de BLOGS eu achei a idéia meio idiota. Me parecia coisa de quem não tem o que fazer, pra mim eram pessoas que tinham um tipo de diário virtual e mostravam a sua vida ao mundo todo via Blog, como já falei tinha minhas restrições ao Orkut nos últimos posts os blogs eram algo fora de meu escopo.

Bem no inicio, blogs,  era mais ou menos assim mesmo. Tenho experiência com internet desde pelo menos o ano de 1996 ou 97 quando criei uma página para meu primeiro consultório no Geocites (antes disto já participava de BBS, mas isto é outra estória pra outro post). Era outro tempo, a coisa era (muito) difícil, muito técnica e tudo exigia principalmente muita paciência. As conexões discadas não nos davam muita velocidade e assim íamos nos “rastejando” e aprendendo. Acho isto o mais legal na internet, a possiblidade de você aprender. Foi assim comigo, aprendi HTML[bb] , um pouco de ASP, Java Script e outras coisinhas mais. Ai surgirão os tais Blogs, pensei : “-Esta eu passo!” e passei mesmo por muito tempo. Até que um dia (mais ou menos em 2007) comecei a perceber que o que eu achava que era uma inutilidade começava a ganhar ares profissionais no Brasil (e no mundo). Comecei a descobrir blogs com um conteúdo muito didático principalmente nos assuntos relacionados a internet (programação, linguagens, etc..) e fuçando mais um pouco descobri que já haviam blogs de autores desconhecidos e outros nem tanto dando dicas de marketing[bb] entre outros assuntos. Mas na odontologia havia poucos, descobri alguns  que tinham um conteúdo bom  (exemplo: markentista e o blog do dentista). Resolvi entrar na Blogsfera falando sobre algo que eu gostava Marketing em odontologia e surgiu este blog.
Esta pequena introdução é para dizer a você caro colega dentista que meu conhecimento hoje em HTML e outras  linguagens me ajuda bastante no Blog, mas não é fundamental. O mais importante para você ter um blog é ter um assunto que você domina e que tenha público para ler. Hoje já temos blogs de endodontia, cirurgia, radiologia o que é muito positivo para a odontologia. Infelizmente temos também blogs (leia-se colegas) que acham que podem entrar em um blog ou site qualquer e simplesmente copiar e colar o conteúdo e publicá-lo com seu sem dar os devidos créditos ( e links ) ao blog e/ou autor original. Isto além de ser muito feio é crime (plágio), por isto cuidado com o que você lê e principalmente o que você publica ou pretende publicar em seu site.

Bem mas você achou interessante a idéia de ter um blog? Então mãos a obra, vamos (tentar) criar um blog para você.

Primeiro passo: Responda as seguintes questões:

  1. Gosto de escrever?
  2. Sobre o que?
  3. Quem será o meu público alvo? Vou escrever para dentistas ou para pacientes?

Responda estas perguntas antes de passar ao segundo passo

Segundo passo: Qual plataforma vou usar?
basicamente você pode ter um blog no Google (blogger), Uol, Terra, ig e outros tantos provedores.
Minha recomendação: crie o seu primeiro blog no Google. Por que? Bem para mim foi a plataforma mais interativa e fácil de usar, além de ser gratuita. Para isto você precisará ter um conta no Google (se já tem um email “@gmail.com” você já te a conta é só fazer login e procurar o link Blogger).

Decididos os pontos acima, e acreditando que você considerou a minha opinião (conselho) como válida de utilizar a plataforma Blogger, vou tomar a liberdade de lhe indicar o site que posso dizer que aprendi muito do que hoje sei sobre a blogsfera o Dicas Blogger da Juliana Sardinha, o blog dela é fundamental para quem esta iniciando no Blogger e tem dicas bem didáticas tipo:

Visite  do Dicas Blogger e comece a blogar em menos de 24horas.

Terceiro passo e bastante importante: O nome de seu blog.
Dedique um pouco de tempo e analise o nome que terá seu blog. Ele deverá ser relevante, único, fácil e compatível com o assunto tratado. No google na hora de criar o seu blog, será perguntado o nome e o próprio google vai verificar se ele está disponível para ser usado (na plataforma blogger).

Um blog pode ser um ótimo meio de você manter contato com seu paciente, divulgar seu trabalho etc. Mas seguindo a linha do post anterior tenha cuidado com o que você vai publicar lá,
pois é o seu precioso nome que está em jogo (para o bem e para o mal). Por isto tome cuidados extremos ao emitir opiniões e com o seu português também. Antes de postar algo escreva no Word e utilize o corretor ortográfico, ou se quiser algo mais profissional considere contratar um jornalista para fazer a revisão de seus textos. Não conhece um? Não é tão difícil de encontrar no mercado. 

Quer ter um blog? Segue abaixo alguns artigos  com dicas bem interessantes:

Com o tempo vou acrescentando artigos e posts interessantes aqui, este artigo será dinâmico digamos assim.

E uma última dica: Quer escrever bem? leia muito, mas muito mesmo. Leia tudo que aparece na sua frente.
E quando finalmente publicar seu blog me avise para eu poder visitar.

Um forte abraço,
Marcos Rocha

Primeira vez por aqui? Que tal assinar nosso Feed e
ser informado das últimas do Blog. Ah é “de grátis”
.
Não sabe o que é isto? então a gente explica clique aqui
Já sabe? então Clique aqui e assine agora.

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

10 Comments on “Quero ter um blog de odontologia”

  1. Olá Marcos,

    Estou gostando muito do conteúdo do seu blog. Pensando em fazer um blog com a ideia de ser um canal de comunicação com os meus pacientes atuais e potenciais pacientes. Estou pensando em falar (de forma clara e acessivel) sobre tecnicas de tratamentos (atuo na area de protese), e opções de tratamento como uma forma de divulgação do meu trabalho. Eu tenho bastante material fotográfico autorizado pelos pacientes, gostaria de usar este material como ilustração dos posts. Gostaria da sua opinião.
    Cordialmente
    Dr. Itamar
    P. S. Parabéns pelo seu trabalho.

    1. Itamar obrigado pela visita e pelas palavras.
      Em relação s sua ideia do blog achei legal. Somente aconselho que tome cuidado com o que diz o nosso codigo de ética, fotos antes e depois, etc.. infome-se antes e nunca jamais anuncie tratamento grátis, promoçoes, valores, etc.. Dá uma olhada no post do Movimento Odontologia na Internet e veja links para diversos blogs com conteúdo bastante interessante de outros colegas, inclusive dando dicas sobre com ter um blog e outros assuntos relacionados a internet (inclusive ética e publicidade)
      Estou aguardando o link para visitar seu novo blog,
      Abcs e volte sempre

  2. Oi Amanda e Fernanda, obrigado pelo visita. Acho que meus últimos posts no blog podem esclarecer algumas de suas dúvidas. Ter um blog é uma boa alternativa, mas o caminho tem que ter duas vias sempre…perguntas tem que ser respondidas, posts tem que ser sempre atuais, etc..Usem a criatividade , assunto é o que não falta.
    Leaim os posts : Mídias sociais, relacionamento e odontologia e Marketing, Odontologia e as redes sociais Parte 1 e 2…
    Abcs
    Marcos

  3. Olá, Marcos!
    Primeiramente gostaria de parabenizar seu trabalho …
    Eu e meu noivo somos dentistas,e à algum tempo procuro meios para mantermos contato com nossos pacientes que no dia dia fica limitado devido ao tempo restrito entre consultas. Gostaríamos de abordar assuntos como orientações e abrir espaço para que possam escrever críticas, sugestões, dúvidas …
    Meu email é amandafrasson@hotmail.com
    Gostaria de saber sua opinião e se possível uma orientação
    Atenciosamente
    Amanda e Fernando

  4. Olá, Marcos!

    Vim retribuir sua visita ao Gerenciando Blog e conhecer o seu trabalho.

    Muito interessante este post! Lendo o início dele, me lembrei de minha história pessoal com blogs. Durante muito tempo, torci o nariz para isso. Hoje, tenho dois blogs que me dão imensa satisfação.

    Interessantes também as dicas que você dá a quem pretende ter o seu próprio blog. Infelizmente, é imenso o número de blogs que apenas copia conteúdo de outros autores, sem lhes dar o devido crédito. Quem se aventura por este mundo deve entender que manter um blog exige dedicação, mas o resultado é compensador.

    Parabéns pelo seu trabalho, e muito sucesso para você.

    Um abraço!

    Adelson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.