Relacionamento e fidelização em odontologia

Você quer comprar um celular[bb] . Vai a uma loja de uma operadora X e “ganha” um aparelho e tem que ficar fiel aquela operadora por um determinado tempo. Em sua opinião este cliente foi fidelizado ou está amarrado a esta empresa? Na verdade ai não existe uma fidelização e sim uma retenção contratual. Qual a percepção dele em termos de relacionamento com esta determinada empresa? 
A verdadeira fidelidade (não a citada acima) somente é conquistada através da confiança e credibilidade ela é emocional.  O Marketing de Relacionamento visa promover um maior contato na relação profissional/empresa versus paciente/cliente[bb] .

Definições de Relacionamento
Dicionário Michaelis:
Ação ou efeito de relacionar; relacionação.
Dicionário Houaiss:
1.Ato ou efeito de relacionar(-se)
2.capacidade de manter relacionamentos, de conviver bem com seus semelhantes
3.Regionalismo: Brasil. – relação de amizade.

O relacionamento[bb] gera fidelização, amizade, confiança. Mas relacionamento é continuo. Não mande cartão só no natal e aniversário (nestas datas é fundamental). Surpreenda seu cliente com uma comunicação em um momento inesperado. Mostre a ele que ele é importante não só no aniversário, mas sempre. Crie brindes (clique aqui e leia o excelente artigo da Nísia “markentista” Teles).
O que você precisa é ser único para o seu paciente. Cativar. Sim isto mesmo, cativar, como ensina o Livro O pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry.

“Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante”
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa…..”

Antes de fidelizar você precisa cativar. Como já expliquei anteriormente, a prestação de um serviço é totalmente ligada a pessoas, ao prestador efetivo do serviço. Não há como dissociar isto na mente de seu paciente. Logo antes de ser um bom ou excelente técnico, você tem que ser uma boa pessoa, acredite. E ser uma boa pessoa envolve subjetividade. cada um entende a coisa de um jeito e isto é difícil. Mas o que há de se fazer? Tem que ser feito, logo comece já. Crie laços com seu paciente, cative-o sempre.
O dentista além de técnico tem que ser competente emocionalmente, cativar o paciente, criar vínculos. Você não está construindo uma parede ou muro, está entrando na intimidade do corpo dele por isto tem que haver confiança em primeiro lugar.
E este cativar envolve também o relacionamento com a sociedade, vizinhos, comunidade. seja presente no seu meio, atue em associações de classe, não se isole. Tudo tem o seu lado bom e ruim, saiba separar e dosar, como diz o velho e bom ditado: “ Nem tanto ao céu, nem tanto a terra”. Relacionamento, como diz o dicionário é a capacidade de  conviver bem com seu semelhante. Por isto não se coloque acima de seu público alvo e também não se isole dentro de seu consultório, existe um mundo lá fora esperando por você, abrace-o.
Um forte abraço e feliz páscoa.
Marcos rocha

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Referências Bibliográficas:
Rocha, MAS – Marketing de Relacionamento em Odontologia Parte I e II – – Disponível em http://www.odontosites.com.br/ – Acesso em 06/04/09
Teles, N.- Brindes saiba o momento certo de usá-los. – Disponível em http://www.odontosites.com.br/odonto/default2.asp?s=artigos2.asp&id=89&titulo=Brindes%20%E2%80%93%20Saiba%20o%20momento%20certo%20de%20us%C3%A1-los Acesso em 06/04/09
Houais – Uol – disponível em http://www.uol.com.br/ acesso em 06/04/09
Michaelis Online – Uol Disponível em http://www.uol.com.br/  acesso em 06/04/09
O Pequeno Príncipe – Saint-Exupéry, A.- Editora: Agir – Edição 2000

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

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