Dez dicas para ter sucesso em odontologia (e na vida!)

Bem “se conselho fosse bom seria vendido e não dado”, já diz o ditado. Mas aqui vou compartilhar dez dicas e não conselhos. Use-as e me conte o resultado daqui a dez anos.

Com alguns bons anos de formado já posso começar a dar algumas dicas ao pessoal que está chegando agora, ou já está por aqui faz algum tempo mas está patinando, digamos.

  1. Estude muito.pincel-na-estrada
  2. Seja profissional em tudo.
  3. Seja Honesto sempre.
  4. Tenha calma e seja paciente.
  5. Aposte e acredite em pessoas (não em cavalos ou loteria).
  6. Semeie um bom terreno com boas sementes.
  7. Respeite o ser humano.
  8. Seja ousado, mas com critério.
  9. Saia da caixinha.
  10. Seja ambicioso.

Se tiver um pouco de paciência abaixo detalho item a item, caso contrário ao menos reflita sobre eles.

1. Estude Muito: você já se formou faz uns aninhos (5, 8, 10), tem uma agenda lotada, pacientes na lista de espera por uma vaga? Bem você não deve estar no Brasil que conhecemos. A odontologia tem muitos altos e baixos e ultimamente, mais baixos. Portanto precisamos sempre estar um passo adiante. O estudo (cursos, eventos, livros, eventos) são uma importante arma para o dentista. Nós nunca poderemos parar de estudar, não nos é possível este luxo, então não perca tempo se já não começou, comece hoje.

2. Seja Profissional em tudo: As vezes em nosso meio vemos algumas coisas que na faculdade chamávamos de “caca” (sendo delicado) e depois de formado começamos a entender como Iatrogenia. Nosso código de ética nos dá algumas regrinhas para nos comportarmos diante de fatos desagradáveis como estes. Antes de “malhar o Judas” (no caso seu colega que tratou seu paciente antes) para tentar ganhar o paciente, analise com cuidado os fatos (e as fotos, radiografias, modelos). Nem sempre o que o paciente lhe fala é 100% verdadeiro. Ser pedra é fácil, mas cuidado para não virar vidraça.

3. Seja honesto sempre: Bem não tem nem o que explicar. Como dizem os ditados, “aqui se faz, aqui se paga” e “noticia ruim corre que nem rastilho de pólvora”, logo seja cuidadoso com o seus atos e passos. Sua carreira depende disto e o que você faz hoje as vezes gruda em você que nem cola, ainda mais se for negativo.

4. Tenha calma e seja paciente: Vou contar um segredo para você. Se você trabalhar duro uns bons (10) anos e for um cara (ou moça) que segue as regras acima, a coisa “vai virar”, acredite. Não tente pular etapas. É que nem namoro, no começo a coisa vai devagar, mas tem uma hora que pega fogo e ai ninguém segura (é ou não é???). Repito para ficar gravado : Não tente pular etapas, o futuro lhe dirá que não foi uma boa opção, acredite.

5. Aposte e acredite em pessoas: As pessoas são a base de nossa sociedade. É muito bom quando você deposita sua confiança em alguém e lá na frente este alguém obtém sucesso na vida. E sucesso não quer dizer ficar rico. Aposte nas pessoas, confie nelas, dedique-se, invista seu tempo. O futuro lhe trará a recompensa, que pode ser um simples “muito obrigado”, mas que vai lhe fazer entender que vale a pena apostar nas pessoas sim! Nunca saia pela porta dos fundos, a volta é sempre traumática.

6. Semeie um bom terreno e principalmente use boas sementes. Não comece sua carreira profissional em um lugar ruim só pra “pegar mão”. Comece ganhando menos, mas em um lugar que lhe ofereça uma luz no fim do túnel (e que não seja um trem em sentido contrário) e lembre-se do item 4. As coisas acontecem quando trabalhamos direito. E não dá pra começar “ruim” e depois virar “bom”. Plante boas sementes: Amizade, compaixão, amor, atenção, estudo, cuidado, honestidade, lealdade. Tudo isto volta em dobro. Tudo que o homem semear, isso também ceifará… (Tg 3:12)

7.Respeite o ser humano: Você pode dizer,  “respeitar o ser humano é a mesma coisa que ser profissional.” Sim com certeza também é, mas é mais do que isto. É ser tão humano (ou mais) que aquele que está de boca aberta na sua frente, é lembrar que aquela boca tem sentimentos, tem um ser que depende dela para se alimentar, que tem seus defeitos, mas é um milagre e assim deve ser tratado.

Caso não se lembre do Juramento que fez naquele dia da colação, lembra? o dia que todo mundo joga o chapéu para cima, etc…. etc….,  o tal do Juramento de Hipócrates, dá uma refrescada na memória clicando aqui.

8.Seja ousado, mas com critério. Ser ousado não é sair por ai fazendo tudo que está na moda, tudo que é novidade. Segundo o Michaellis-Uol:

Ousado: adj (part de ousar) 1 Audaz, corajoso. 2 Arrojado, atrevido. Antôn: tímido.
Ser ousado basicamente é não ser tímido. Você lidará com pacientes, com gente e não com dentes como muitos ainda pensam. Logo tem que ser ousado, arrojado, atrevido sempre no bom sentido. Haverá horas que você terá que tomar decisões e em algumas errará, na maioria acertará ( se estiver bem preparado profissionalmente). Por isto ouse, mas seja responsável. Não se meta a fazer um implante de zigomático se não está habilitado para tal, ai não é ousadia, é pura irresponsabilidade. Entendeu a diferença?

9.Saia da caixinha: Estou falando do lugar comum. Seja diferente. monte uma clínica com equipamentos de primeira na periferia, invente brindes criativos, seja único para seu público. Faça curso de terapias alternativas, aprenda uma nova técnica, almoce em lugares diferentes, saia do seu bairro. Vá pagar uma conta no banco, mude o percurso, o trajeto, veja arvores, plante uma, leia sobre administração, não jogue fora o jornal de economia, aprenda violão. Você ficará impressionado com as coisas que você vislumbra quando sai do lugar comum , da rotina. Nós dentistas, somos por natureza seres enclausurados, vivemos sozinhos em nossos consultórios (normalmente) ou quando muito nos relacionamos com outros seres iguais (dentistas). Eu era assim no começo, experiência própria: saia desta. Vou lhe contar um segredo: existe vida fora do consultório de odontologia, pode acreditar.

10.E por último : Seja ambicioso: Ambição para muitos é um termo feio, perigoso, é coisa do demônio, do “coisa ruim” , quem tem vai para o inferno e coisa e tal. Esqueça. Sem ambição você não vai a lugar nenhum.

Seguindo os itens acima e com a dose certa de ambição, caro(a) colega daqui a dez anos (ou menos) você me mandará um e-mail (ou seja lá o que for que vamos estar mandando daqui a dez anos) me contando sua trajetória e será um prazer escutar. Lembre-se seu futuro começa hoje, por isto pinte uma estrada que seja fácil de trilhar adiante.

Um forte abraço e boa sorte,


Dúvidas na condução de sua carreira? Conheça nossa proposta de coaching para dentistas especialmente formulada conhecendo as dificuldades de nossa “Profissão Dentista” (clique aqui)


Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

13 Comments on “Dez dicas para ter sucesso em odontologia (e na vida!)”

  1. Só Para refletirmos
    Aos Queridos amigos e colegas deste blog.
    Lá vai meu imeeeensooo comentário. rsrs

    Eis a questão:
    O que é mais caro é melhor? Nem sempre.
    O que é mais barato é pior? Quase sempre.
    No quesito “como escolher um dentista?” eu discorreria sobre alguns critérios que os pacientes devem usar pra encontrar a tampa da sua panela odontológica, ou seja, o dentista que combinaria com cada paciente. A última “qualidade” que a pessoa deve procurar num profissional de saúde é preço, embora esse seja, sim, um fator a ser considerado. Quem paga a conta é que sabe quanto pode pagar, não é mesmo?
    Mas eu quero falar sobre aqueles pacientes que levam a coisa ao extremo, que usam o quanto querem pagar (não o quanto podem pagar) como critério único para escolher um profissional da saúde. É uma estratégia perigosa, mas tá cheio de gente corajosa por aí, certo? . Lembro de duas situações que ilustram o que eu estou dizendo…
    A mulher adentra a sala de espera do meu consultório com um papel na mão. Nele consta uma lista de procedimentos, com o valor correspondente ao lado. Eu perguntei no que poderia ajudar, e a senhora diz que quer saber quanto custam aqueles procedimentos no meu consultório. Eu aconselhei que fosse feita uma avaliação clínica. A pessoa diz que não há necessidade, já que ela já sabe o que tem que ser feito… só quer saber se ali é mais barato pra “fechar”.
    Gostaram? Tem outra:
    Certa vez, a mãe chegou com a filha para uma avaliação. A menina, de uns 14 anos, sentou na minha cadeira enquanto a sua digníssima progenitora discursava para minha nuca: “Eu vim aqui pra ver como é que é este lugar! Já fui em vários consultórios e clínicas antes desse. Se for muito caro, nem adianta!” Quando a mocinha abriu a boca pra eu olhar, o 36 era uma caçapa… cheia de pão, proveniente de uns 4 cafés da manhã. Ou seja: se o meu trabalho fosse baratinho, eu teria a honra de tirar comida dali de dentro a cada consulta. Não preciso nem dizer que fiz questão de dobrar os honorários pra garantir que os meus não fossem os mais em conta…
    E por que esses pacientes agem assim? Porque eles não nos respeitam nem do ponto de vista pessoal (o que fica claro pelo desinteresse em escovar os dentes pelo menos antes de ir ao dentista), nem do ponto de vista profissional (o que é comprovado pelo costume de esfregar “orçamentos” alheios na nossa cara).
    Mas a pergunta que não quer calar é: por que eles não nos respeitam? Essa é fácil: enquanto basearmos o valor dos nossos procedimentos no que o consultório do lado cobra, enquanto “cobrirmos orçamentos” e falarmos mal de colegas para posarmos de fodões bons, enquanto vendermos tratamentos em sites de compras coletivas e enquanto nos submetermos a tabelas de convênios que nos tratam como mão de obra barata, assim será.
    Amém? Espero que não.Forte abraço a todos!

    Márcio Guimarães – Cirurgião Dentista

    1. Excelente colocações Márcio.
      Odontologia é isso ai, temos um monte de histórias para contar, uma boas outras nem tanto, mas em minha opinião é uma profissão linda de se exercer.
      Obrigado pelo seu comentário-post 🙂
      Volte sempre

  2. Boa noite Marcos, sou formada há 5 anos e me encontro em uma situação estagnada, desanimada. Estou pesquisando e estudando assuntos diversos, não só odonto e seu artigo foi muito valioso obrigada!

    1. Oi Anna, em primeiro lugar obrigado por sua visita e seu comentário.
      Fico feliz de poder ter lhe ajudado.
      Nossa vida profissional e pessoal é e sempre será uma montanha russa, com altos e baixos, só não podemos desanimar…Estudar e se manter atualizado é fundamental. Sempre que vamos a um curso, mesmo que ele não seja lá grande coisa temos a possibilidade de conhecer novas pessoas e dividir experiências, é importante para nós esse relacionamento com outros colegas que nos oferecem uma outra visão de problemas que as vezes parecem que são só nossos..
      Boa sorte e continue compartilhando conosco suas descobertas.
      Marcos Rocha

  3. Olá Marcos!
    Mesmo não sendo da sua área, as dicas valem para todos. Principalmente a de acreditar e apostar nas pessoas, isso é muito importante.
    Agradeço sua visita no meu blog, já respondi sua dúvida lá para você.
    Um abraço e parabéns pelo blog, muito interessante.
    Sandra Info-Macross
    ps. desculpe colocar o link aqui, mas o open id nunca funciona com meu blog…
    vou tentar denovo!
    http://info.macross.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.