Pesquisa de satisfação com pacientes

Saber o que seus pacientes (clientes) pensam (verdadeiramente) sobre você, seus serviços, escutandohabilidades, atendimento, sua equipe é um passo além para conseguir atendê-los de forma a superar suas expectativas. 
Pesquisas de satisfação bem elaboradas e com uma tabulação fácil podem realmente dar vários toques sobre o que esta acontecendo nos bastidores de seu consultório ou clinica. 
Atualmente você pode utilizar a tecnologia e as novas mídias sociais para saber o que rola na cabeça de seus pacientes.

Você pode criar um blog, um site, um perfil do twitter, no Orkut ou simplesmente se cadastrar em um site que faz enquetes pesquisas (gratuitas) e enviar um link para seu paciente/cliente avaliar seu serviço, sua equipe e tudo mais. A seu cliente deve ser dada a possibilidade de não se identificar, caso queira. Algumas pessoas se sentem mais confortáveis se puderem não se identificar.

Se você quiser criar uma pesquisa online para seus pacientes/clientes e enviá-la por e-mail visite o site http://www.surveymonkey.com, cadastre-se e siga os passos para a criação. No fim copie o link em um e-mail bem elaborado que pode ser enviado a todos os pacientes explicando sobre a pesquisa e pedindo a colaboração de seus pacientes. Se você~e tem um site, blog , twitter ou algo do gênero é só colar o link em um post, ou criar um banner que seja linkado a url da pesquisa. A vantagem deste modelo online é a forma fácil de fazer (e mudar) e de analisar os resultados ou respostas. Mas se você  for fazer algo no próprio consultório, procure fazer bem feito. Imprima formulários de qualidade ou contrate os serviços de uma boa gráfica. (aqui mais um ponto para a pesquisa online – custo zero).
Você pode criar várias pesquisas, por exemplo:

  1. Pesquisa com novos clientes/pacientes
  2. Pesquisa com pacientes antigos
  3. Pesquisa pós-tratamento ou procedimento especifico
  4. Pesquisa sobre o atendimento, ambiente, equipe

Veja que as possibilidades são imensas. Use sua criatividade e mãos a obra. Mas lembre-se só faça pesquisa se for realmente usar os resultados para tomar medidas no sentido de melhorar algo. Fazer pesquisa e não usar o resultado é dar tiro no próprio pé, gera insatisfação em quem gastou usou seu tempo respondendo. Não faça pesquisas muito extensas e sobre muitos assuntos no mesmo questionário. Foque em determinado assunto e procure destrinchá-lo. Faça no máximo 10 perguntas. Para tabular melhor procure utilizar questões com múltiplas escolhas (a, b, c, d) pré-definidas e fáceis de mensurar (uma boa planilha do Excel pode facilitar seu trabalho.
Saber o que rola nos bastidores de seu negocio pode lhe dar uma noção mais exata de alguns fantasmas ou esqueletos dentro de armários e saber exatamente como acabar com eles. E prepare os ouvidos e o coração pois nem sempre escutamos o que queremos e isso as vezes é duro! Tente ser racional.

E só uma última dica. Não seja chato(a). Não importune seus pacientes/clientes com assuntos irrelevantes ou desnecessários e saiba dosar o tempo entre uma pesquisa e outra senão elas acabaram indo parar na lixeira em um clique.

E você já fez pesquisas em seu ambiente de trabalho? Qual foi sua percepção sobre o que descobriu?  envie e-mail ou compartilhe nos comentários.

Um forte abraço,

Marcos rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

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