Feeds ou RSS: uma mão na roda…

A internet tem tanta informação, tanto blog, tanta URL, que torna-se praticamente impossível se manter atualizado de todos os sites ou blogs que visitamos e gostamos a cada atualização dos mesmos. E se você não visita regularmente os sites que trazem conteúdo interessante corre o risco de ficar por fora de novidades importantes.

E se ao invés de você ir procurar o conteúdo o contéudo que você escolher previamente vier até você? Fantastico né! Também achei e a cerca de um ano assino diversos RSS e recebo os conteúdos diretamente em minha página inicial do navegador (no meu caso o www.google.com.br/ig).

Vamos neste post detalhar os passos para você também começar a ganhar tempo com os Feeds como também são conhecidos os RSS.

 

O que é RSS?  segundo o Wikipédia:

” RSS é um subconjunto de “dialetos” XML que servem para agregar conteúdo ou “Web syndication”, podendo ser acessado mediante programas ou sites agregadores. É usado principalmente em sites de notícias e blogs.”

 

Como sei que um site disponibiliza o seu conteúdo por RSS?

Se você obervar em seu navegador ou browser seja ele qual for(IE, Firefox, Gooogle Crome) , quando você entra em determinado site ou blog , existe um botão como o mostrado abaixo que pode estar ativo (acesso) ou inativo (apagado). 

Botão RSS
Botão RSS

Veja um print de um tela dos princpais  navegadores :

RSS no IE7
RSS no IE7

 

Rss no Firefox
Rss no Firefox

 

Logo se você entra em um determinado site ou blog o tal botãozinho laranja tá la acesso , isso quer dizer que o conteúdo esta disponivel para ser recebido via feed. Mas e dai? perguntaria você?

Ai partiremos para a segunda parte : Assinar propriamente o feed.

Como Assinar um feed ou RSS?

Você pode assinar os feeds de três maneiras basicamente via navegador ,  via programa leitor de RSS ou assinar por e-mail o que seria mais ou menos como assinar uma newsletter.

Vamos falar de cada um deles:

Assinar Via Navegador (o que mais utilizo)

Passo 1: Clique no Botão laranja do blog que você está visitando: Botão RSS

Passo 2: escolha como vai assinar (programa, email, navegador)

Passo 2 - Escolha como assinar
Passo 2 - Escolha como assinar

Depois que você clicou no botão laranja vai ser direcionado à tela acima que lhe dá opção de escolher a forma como você irá receber o conteúdo do site . A primeira linha lhe dá opção de receber via leitores de noticias .

Passo 3 – Clique no botão do google e será lhe dada a opção de receber via navegador ou via google reader, veja imagem abaixo:

Assinando via Google
Assinando via Google

A opção da esquerda adiciona o feed com as últimas atualizações do blog em questão em sua home page do google ( se você tiver conta no Yahoo, clique no botão do yahoo e o feed será acrescentado também em sua home page) Já a opção da direita lhe oferece a possibilidade de receber as atualizações via google reader que nada mais é que um leitor de RSS que stá disponível para quem tem uma conta no google (se você tem um e-mail gmail pode acessar o painel de sua conta e clicar no link Reader Reader.

 

 

 

 

 

 

 

Assinando via Google Reader
Assinando via Google Reader

 

 

 

 

Bem se você assim como eu optar por ter as últimas atualizações que são de seu interesse em sua página incial do google (para assinantes do google como eu) sua pagina inicial do navegador vai ter mais ou menos esta aparência:

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Página Inicial do Google
Página Inicial do Google

 

 

Assinando por e-mail , lhe será solicitado o preenchimento de um formulario com seu endereço de e-email. Em seguida você recebra um e-mail de boas vindas com um link (opt-in) que vcoe deverá clicar para confirmar a sua inscrição. Se não receber verifique sua caixa de spam!

De qualquer forma que eu escolher , as novidades vem para mim com os títulos e as vezes com um pequeno resumo do consteúdo e eu decido o que vale a pena ir até o site que me enviou o conteúdo e ler a matéria toda. Por isto é importante um bom título quando escrevemos um artigo na internet (ou em qualquer lugar), mas isto é assunto para um próximo post.

Observe que cada aba é um blog ou site que eu assino.

 

 

 

Em odontologia temos ainda poucos sites com RSS, mas os blogs até mesmo pela plataforma que são escritos já tem feeds automáticos.

Ah uma última dúvida que muita gente já me escreveu perguntando:

Quanto pago para assinar um Feed ou RSS?

Nada, absolutamente nada. Feeds são serviços disponibilizados gratuitamente. Ou seja “de grátis”! Então oque está esperando? Encontre uns sites e blogs bem bacanas e assine o feed deles já!

 

Selo do Movimento
Selo do Movimento

 

 

Este post está participando do Movimento por uma odontologia melhor na internet (mas não concorrendo aos prêmios já que sou um dos juizes)

 

 

Um forte abraço e espero ter ajudado você a descobrir uma nova forma de se atualizar.

Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

One Comment on “Feeds ou RSS: uma mão na roda…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.