Marketing para Dentistas – RR : Realidade Real

Bem já falei aqui do meu Prof de marketing da FAAP o Claudio “bípede” Queiroz. Ele utilizava um termo uma filosofia que no começo me deixava meio intrigado mas no fim das contas acabei concordando e hoje a utilizo. Ele falava em “realidade real” ou seja como você vai aplicar uma teoria aprendida hoje na sua prática já amanhã de manhã ao abrir a porta de sua empresa (e no nosso caso especifico do consultório).
Muitos dos problemas do dentista estão relacionados com a falta de pacientes, alta concorrência em determinada região demográfica etc.
Alguns destes problemas não dependem de sua ação e um movimento seu poderá não alterá-lo, veja por exemplo a alta concentração de colegas em determinado lugar (bairro ou cidade). Para alterar esta situação somente se você mudar-se ( o que nem sempre é uma alternativa viável).
Mas o que percebo que alguns pequenos problemas por menores que sejam acabam ocasionando perdas  em nossa rotina diária, que parecem ser pequenas mas que se somadas levam a grandes perdas no geral.
Vamos citar alguns exemplos:

  • Uma secretária ineficiente (a tal bípede)
  • Falta de uma politica clara de cobrança
  • Laboratório de prótese que atrasa (quase sempre)
  • Constantes erros de agendamento (as vezes consequencia do primeiro topico, as vezes não)
  • Sindrome de “deus” que por vezes acomete o dentista
  • Horários confusos
  • Equipe confusa
  • Pacientes confusos
  • Limpeza deficiente
  • Aspecto estético do consultorio deficiente

Enfim o qeu você pode fazer amanhã cedo para alterar estes pequenos entraves em sua rotina e aliviar o seu trabalho e (lógico) ampliar seus ganhos no próximo mês?
A resposta é sua e a atitude também, portanto pare de enrolar e começe a agir e trazer a “realidade real para seu dia-a-dia. Não deixe para amanhâ o que você pode fazer hoje.
Forte Abraço,
Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

5 Comments on “Marketing para Dentistas – RR : Realidade Real”

  1. 1 ano!!! Passa muito rápido não é? Parece que foi ontem… rs
    Parabéns por tudo que tem feito! Fico feliz por fazer parte de grupo de amigos blogueiros e da vida real!!!

    Ah, em relação ao trabalho que dá eu imagino!!! Como sofro com esse mundo virtual! rsrsrsrs

    Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.