Quero ter um blog de odontologia parte II

Pensando em termos de marketing foi me feito o seguinte questionamento:

“Adianta um dentista ter um site?”

Resposta :Sim e não, ou para ser mais “especifico”: depende. Sim é isso mesmo “depende”.

Como em qualquer coisa que a gente se propõe a fazer na vida (profissional, pessoal) tudo requer um pouco de trabalho e dedicação para os frutos aparecerem, é com plantar uma árvore,os frutos um dia vem, mas não são poucos dias.
Temos presenciado na internet “odontológica” um crescimento incrível nos últimos tempos, porém sem a devida qualidade. Neste caso quantidade não quer dizer qualidade, com certeza. Hoje é muito fácil ter um site e mais ainda ter um blog (vide Quero ter um blog de odontologia ).
Ter um blog ou um site é fácil, mas requer cuidados e trabalho. Lógico que nosso negócio é odontologia e não esta em nossos planos ser um blogueiro profissional, mas se você quer ter um “espaço” so seu na internet programe-se para gerar conteúdo no minimo razoavel para este dito “espaço”. E quando digo gerar, estou dizendo “por a mão na massa”, “escrever” e não “CTRL+C CTRL+V”. Episódios recentes tem gerado confusão e desconforto na “internet odontológica” brasileira (ou melhor luso brasileira).
O conteúdo deste blog foi “clonado” em outro blog por um colega dentista acadêmicoque talvez desconhecesse as regras de etiqueta da internet. Após  um primeiro contato o mesmo teve a decência de retirar o blog do ar, problema encerrado.
Outro Blog que foi clonado plagiado foi o blog do dentista do JV. (saiba mais aqui). E o colega, com bastante arrogancia tentou inverter a situação e de réu tentou ser a vítima no citado caso.
Bem não estou aqui para julgar ninguém e como ja dizia um grande amigo meu: “passarinho que come pedra sabe o tamanho de seu fundilho”(o ditado é um pouco mais hard).
Enfim fica aqui meu alerta e apoio ao JV que está a muito tempo na net e tem um blog que é referência na internet não só em odontologia.
Como disse anteriormente tudo na vida requer trabalho (minimo que seja) para “vingar”. Se você é dentista e acha que esta coisa de blog, internet etc não é coisa para você, ok. Mas não comece um projeto e depois relegue-o ao simples ctrl+c ctrl+v. Pois um bom blog, site, consultório ou carreira se faz com muito estudo, trabalho, tempo e dedicação. E se você não tem um dos itens nem se dê ao trabalho de começar algo, pois o fim será triste, ou no minimo vergonhoso mediocre.
Se você é dentista e quer ter um site de odontologia, legal. Siga os seguintes passos: Planeje, estude (a internet é uma escola bem democrática), tenha ética* e depois de tudo coloque as mãos na massa.
Mas, não esqueça : Respeite o direito do outro que criou algo e disponibilizou algum conteúdo que mesmo estando na internet possui legislação que protege os direitos sobre a propriedade intelectual, não confunda internet com “casa da mãe Joana”. Plágio é crime.
Um forte abraço e boa sorte
Marcos Rocha

*A palavra Ética é originada do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Através do latim mos (ou no plural mores), que significa costumes, derivou-se a palavra moral.. Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo – sociedade. Fonte : wikipedia

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

3 Comments on “Quero ter um blog de odontologia parte II”

  1. JV, concordo com você. O internet hoje é uma importante (e barata) ferramenta em um mix de marketing. Usá-la adequadamente e com responsabilidade é uma questão de consciência e respeito.
    Obrigado pela sua visita
    abcs
    marcos rocha

  2. Marcos, ter um blog/site pode ou não dar trabalho, depende do objetivo que se pretende alcançar. São muitos os colegas que já perceberam que é mais uma ferramenta de marketing que, quando bem utilizada, pode trazer um retorno muito grande. Acredito que uma presença na internet já está chegando na fase em que é obrigatória, tal é o crescimento e a inclusão digital da população em geral.

    Quanto ao recente episódio de plágio, foi muito triste, muitas vezes já me deparei com estas situações, quase sempre acabam percebendo o erro e corrigindo, o que não foi o caso desta vez. Por outro lado, o netdentista já vem atingindo uma certa relevância, talvez seja a hora de começar à dedicar algum tempo a educar quem está começando, quem sabe assim evitam-se estes episódios.

    Abraços e obrigado

    😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.