Secretária de Dentista

Lembre-se dia 30 de setembro é dia da secretária, por isso resolvi tocar neste delicado assunto : Nossa equipe auxiliar, ou seja, secretárias, recepcionistas,  ACD ou ASB, THD, TSB e TPD (uma sopa de letras, não é não?).

Vamos lá , já escrevi algumas coisas sobre equipe e acho interessante se você não teve oportunidade de ler dar uma olhada. Clique aqui e veja.

Onde nos dentistas sofremos mais em relação a equipes auxiliares? Em minha opinião é na qualidade dos cursos de formação destes auxiliares. A maioria das vezes estas auxiliares de odontologia são formadas pelo próprio dentista e o acompanha por anos. Aprendem o necessário para tocar o dia-a-dia e normalmente nao tem muita possibilidade de se atualizar. Caro colega é essa a realidade no Brasil, não dá pra negar. Os cursos são fracos e concentrados nos grandes centros impossibilitando a formação com qualidade técnica necessária.  Com a chegada dos auxiliares de saúde bucal no PSF pipocaram milhares de cursos Brasil afora e a secretaria de dentistaqualidade nem sempre é satisfatoria. Aqui em São Paulo (em SP capital eu disse) tem uns cursinhos “meia boca” que dão aulas teóricas fracas e jogam literalmente diversos jovens no mercado de odontologia sem a devida qualificação, temos no Brasil também cursos de altíssimo nível em entidades como APCD , SENAC e ABO.

Ai uma pessoa destas com a maior das boas intenções e principalmente com um diploma fresquinho,  cai em seu consultório e começa a trabalhar e você caro(a) colega perde tempo precioso treinando ensinando um funcionário que já deveria “teoricamente” estar preparado .

Bem vamos direto ao ponto. Você encarou a tarefa, achou legal dar oportunidade , tecnicamente a pessoa está evoluindo, você nota o seu progresso, resolveu investir. Legal, ponto para você.

Ai vem a outra parte que extrapola a técnica propriamente dita. O atendimento a seu paciente. Atender é uma arte que pode e deve ser ensinada e aprendida todos os dias. Em nosso ambiente do consultório de odontologia, normalmente a equipe é pequena e qualquer discrepância de humor em um de seus membros logo é percebida e reflete em toda a equipe e é sempre ou quase sempre notada  pelo paciente. Por isso sempre fui e continuo sendo a favor de estimular o dialogo franco  e direto com toda a equipe.

Nossos pacientes ao chegar em nosso consultório (ou até antes mesmo de chegar) lidam com nossos(as) auxiliares, eles(as) são a voz ao telefone que ligam para marcar um retorno ou confirmar uma consulta, o “sorriso” que abre a porta (na verdade quem abre a porta é mão, mas nada como um rosto sorridente nos recepcionando, concorda?), quem serve o cafezinho, que oferece água. Por isso a importância de estarem bem preparadas e completamente cientes de sua  responsabilidade (e importância) no lidar com o cliente (ou paciente como achar melhor). (Leia: Funções de Secretária de dentista)

Hoje o recado é para você colega dentista. Se você ainda é daqueles que acredita que pagando mal a secretária ou auxiliar consegue economizar uma graninha no fim do mês para melhorar seu lucro, sinto informar-lhe você esta redondamente enganado, errado e equivocado (sem querer ser redundante). Invista na qualidade de vida de sua equipe e qualidade de vida quer dizer dar dignas condições de crescimento, inclusive financeiro. Ter um bom salário, um carro, conseguir pagar uma faculdade etc.

Se você está insatisfeito com sua secretária, auxiliar ou  equipe ela também pode estar insatisfeita com você. Hoje o jogo é de um time e não somente do “chefe”. Se seu funcionário não estiver motivado, satisfeito com suas condições de trabalho, salário, beneficios e tudo mais que possa lhe impulsionar a levantar da cama todo dia e ir trabalhar e a estar bem consigo mesmo, com certeza ele(a) não irá  produzir e dar o máximo de si. Em não dando o máximo quem sofre é o seu bolso no fim das contas  e não o dele(a) , acredite.

Temos casos na odontologia de dentistas que se casam com suas secretárias, temos casos de secretárias ou auxiliares que viram dentistas. Mas também já vi casos de ódio mortal entre auxiliares  seus “chefes”. Nosso ambiente de trabalho, como já disse antes , normalmente é pequeno. Devemos fazer  o máximo para tornar os momentos que passamos lá os melhores. Criar um ambiente positivo com certeza refletirá em um aumento da produtividade, da motivação e da dedicação de sua equipe e isso será sentido no movimento de sua clínica ou consultório.

Ai você me diz:” – Mas ela é uma pessoa que não tem condições!”

Bem ai só tem um jeito meu caro(a): mande embora, mas lembre-se que você comecará do ZERO “again” e a próxima poderá ser pior ( sabe o lançe do “eu era feliz e não sabia“, pois é pense nisso!).

Alguns pontos importantes para você refletir:

  1. Estou pagando adequadamente  minha auxiliar?(adequadamente nem sempre quer dizer “o que todo mudo paga”!!)Não deixe de ler : Salário, remuneração e beneficios em odontologia
  2. Ela atende minhas expectativas? Caso nao atenda, há como melhorar?
  3. Onde eu poderia melhorar em minha comunicação facilitando a vida dela e consequentemente a minha?
  4. Em momentos de conflito você se coloca como dono(a) da razão, o todo poderoso, o chefe, ou sabe admitir que também erra? (ou você nunca erra???)

Veja que a relação é delicada mas se vocês formam uma equipe tem que aprender a trabalhar como tal.

Se você é uma auxiliar de odontologia, secretária de dentista e esta lendo este artigo, reflita também o que você pode melhorar, não jogue a culpa somente no “chefe” (aquele carrasco de branco que me atormenta todo dia!!!!). Exponha de forma clara sua insatisfação e dê sugestões de como melhorar a rotina. Mas saiba como falar, vá com jeito. Com certeza um bom dialogo ajuda bastante a dirimir mal entendidos e conflitos mal resolvidos ou mal explicados.

Reflita sobre os pontos acima, mude a rota se necessário e no dia 30 de setembro compre ao menos uma rosa pra sua secretária.

Um forte abraço,

Marcos Rocha

P.S. Falando em auxiliares acho legal você dar uma passada no blog da Nísia (jabá de graça viu Nísia!!! ;-0) e quem sabe até mandar sua secretária ou auxiliar para o próximo clube Markentista no Rio de Janeiro (que alias continua lindo!!!),  com tudo pago. Tá achando que é brincadeira, mas não é não. A Nísia é mulher e muito mais delicada (e habilitada) para tratar com nossas queridas auxiliares e ensinar e dar dicas sobre atendimento que encante seu paciente. Um excelente investimento para seu negócio, acredite!

Leia Também:

Dr. Hércules – uma lenda urbana

 

© Marcos Rocha - Quer publicar este post em seu blog, Jornal ou boletim? Sem problemas. Só não se esqueça de colocar um link apontando para www.marketingemodontologia.com.br e os créditos para o autor. Se possivel nos avise.


Dificuldades para administrar sua carreira e/ou consultório? Precisando melhorar os seus resultados e definir melhor seus objetivos? Clique aqui e conheça nosso serviço de Coaching especialmente desenvolvido para Dentistas.


Precisando de uma forcinha para melhorar o movimento do consultório?Clique aqui e conheça nosso serviço de Consultoria em Marketing e Gestão para Área da Saúde.


Se você gostou deste Artigo deixe um comentário ou utilize o formulário abaixo para assinar gratuitamente e receber novos artigos em seu email e ainda ganhe o ebook "Manual para criar cartas personalizadas para seus pacientes".

Assine nosso Boletim Gratuitamente

* Necessário

22 thoughts on “Secretária de Dentista

  1. Pingback: Como transformar a sua secretária em uma gestora? | Marketing em Odontologia

  2. Pingback: Seja lider, cuide de sua equipe e cresça | Marketing em Odontologia

  3. Estou prestes a aceitar um proposta de emprego novo:
    como secretaria de um dentista mais pra falar a verdade nem sei por onde nem como começo a exercer nesta área,ficaria muito agradecida se poder me dar algumas dicas a respeito:
    se eu tenho que fazer algum curso, ou o que eu tenho que saber de essencial para começar nesta área???????
    que tipo de curso eu faço????
    ou até mesmo que tipo de pesquisas eu posso esta vendo lendo?
    para eu poder ficar mais por dentro do tipo de trabalho que eu vou estar fazendo no escritório odontológico????
    desde já obrigada!!!!!
    :D )))

    • olha amei e concordo com tudo o que vc publicou…
      Trabalho a 15 anos como secretária odontológica e já tive 3 chefes completamente diferentes em tudo.
      Realmente temos que ser reconhecidas e respeitadas pois somos a primeira ligação de paciente e dentistas, se não fomos o mais educadas e simpáticas, com certeza os pacientes dos consultórios tendem a não voltar mais….
      Amo o que faço e faço por amor, mais se for bem remunerada, amarei mais ainda……rsssss

      • Puxa Ana Paula, também “amei”seu comentário, rsss
        Obrigado pela visita e principalmente pela participação.
        Veja o secretária como um elo fundamental na estrutura do consultório e o dentista que não souber aproveitar isso já está em desvantagem.
        Outra coisa interessante que você coloca em seu comentário: “já tive 3 chefes completamente diferentes em tudo.“…
        Uma excelente caracteristica para uma secretária é ser flexivel. Nas profissões que cuidam da saúde, tratamos de gente e se não sabemos nos tratar bem dentro da equipe como podemos querer tratar bem os pacientes que iremos atender e essa flexibilidade, reforço, deve ser tanto da secretária como do dentista. Já tenho um artigo no forno sobre o assunto, aguarde!
        Mas uma vez obrigado e volte sempre.

  4. oi trabalho num consultório de dentista sou secretaria ,faxineira ,ausiliar e etc..E não acho isso certo a minha patroa hoje mesmo me chamou a atenção , porque tinha teia de arranhas e arranhas na parede.Acho que esse não é o meu trabalho é de uma faxineira estou errada ou sera ??? Estou aqui faz 5 meses e nem me assinaram a minha carteira de trabalho AINDA E NOS 3 PRIMEIROS MESES ME PAGARÃO 500,00 REAIS e nos outros 700,00 reais acho muito pouco e ainda tem aquela parte de salubridade ,que tambem tenho direito, pois mecho com agulhas sangue contaminado e raio x, preciso de um conselho por favor me ajudem o que devo fazer … obrigada :(

    • Michelli, não dá pra entrar no merito das questoes que você levanta.
      Se você aceitou o emprego com certeza tem também o direito de pedir demissão.
      Em pequenos negócios, comercio em geral, pequenos escritórios e consultorios de odontologia o dono não pode se dar ao luxo de ter um funcionário para executar cada funçao, logo um unico funcionário acaba exercendo diversas funcões.
      Em relaçao a “insalubridade” ela só é devida quando você está devidamente registrada como auxiliar de consultorio odontológico.
      Sugiro conversar sua insatisfaçao com seu chefe e caso não se resolva, peça demissão.
      Boa sorte

  5. Pingback: COISAS (ABSURDAS) QUE VEMOS EM CONSULTÓRIOS DE ODONTOLOGIA

  6. Pingback: Marketing de Relacionamento em Odontologia - Parte I | Marketing em Odontologia

  7. Pingback: GESTÃO DE MARCA EM ODONTOLOGIA | Marketing em Odontologia

  8. Pingback: FIM DE ANO DO DENTISTA | Marketing em Odontologia

  9. Gostei muito do comentario que foi feito,principalmente no momento em que vcs falam da relação dentista, secretaria e aux.
    Porque normalmente o Dentista não valoriza o trabalho da sua equipe….sempre ver o seu bolso, e o nosso lado nenhem pensar.

    • Oi Ana obrigado pelo seu comentário.
      Infelizmente não posso concordar com você quando generaliza. Nem todos os dentistas fazem o que você diz….
      Como em todas as profissões há “profissionais” e “profissionais”
      Boa sorte.
      Marcos Rocha

  10. gostei muito do seu artigo realmente deveria existir um dialogo entre o profisssional e sua funcionaria porque na maioria das vezes sempre a auxiliar nao `e reconhecida como deveria.

    • Que bom que gostou Luana. Acredito que diálogo deve partir dos dois lados, quando só um fala, vira monologo…Abrir caminho para o diálogo as vezes é complicado mas no final sempre vale a pena.
      abcs
      Marcos Rocha

  11. gostaria de fazer esse curso mas gostaria de saber qual seria melhor e mas especifico de melhor qualidade moro em caxias rio de janeiro obrigada

  12. Pingback: Fique por dentro Dentista » Blog Archive » Auxiliares do dentista (Secretárias, ASB, ACD, THD, TSB …

  13. Pingback: Fique por dentro Dentista » Blog Archive » Auxiliares do dentista | Marketing em Odontologia

  14. Maravilhoso seu artigo Marcos!!! O final então… rs
    Obrigado pelos créditos, fico muito feliz por saber que estou contribuindo.

    Feliz dia para nossas incríveis e sorridentes secretárias!!!

    Nísia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>