Atendimento além do atendimento em odontologia

 Na familia temos dois carros de duas marcas distintas. Este mês levei os dois à revisão em concessionárias distintas.

Engraçado como nós, enquanto consumidores ou clientes que recebemos certos serviços, estamos sujeitos a ter uma percepção interessante quando comparamos o atendimento recebido ou mesmo que nos foi dispensado.
Vamos fazer um estudo comparativo entre os dois atendimentos sem citar as referidas marcas, as quais chamarei somente de A e B, ok?

 Concessionaria A:

  • Fui atendido por um manobrista, que me recepcionou com um bom dia e já me indicou onde ir assim que desci do carro.
  • Havia uma funcionária designada pra me atender e assim que eu sai do carro, em uma área coberta, me levou até uma sala onde me deixou aguardando até finalizar a inspeção em meu veiculo, observei que ela já cobriu o volante com um especie de filme plástico e o banco do motorista com uma capa, colocou todos os meus pertences em uma sacola e me disse que eu poderia deixá-los dentro do carro que estariam seguros. (imagina quanta coisa pequena há dentro de um carro – cds, frente de radio, chaves etc)
  • Já na sala(refrigerada) a funcionária me explicou a revisão passo-a-passo e perguntou se eu queria mais alguns serviços adicionais e opcionais.
  • Ao termino me deu a copia de minha ordem de serviços e perguntou se eu queria um café, agua e se precisaria de um taxi. Disse que precisava do taxi e aceitei o cafe. O café chegou antes do taxi e estava ótimo para dizer a verdade.
  • Na hora marcada voltei, paguei e de tabela ainda dei uma olhada em um carro mais novo para uma possivel futura troca.

Concessionaria B:

  • Atendendo um chamado de Recall amplamente divulgado na imprensa levei o segundo carro da família. Tinha um horário agendado.
  • Entrei na concessionaria e mandaram eu “largar o carro ali na frente”
  • O atendente que deveria me atender, estava com outro cliente quando cheguei
  • O sistema travou, sai sem Ordem de serviço.
  • O atendente me deu uma sacolinha de plástico sem logo da concessionaria com a frete do radio e outros pertences e me disse ” que era melhor levar”. Sai dali carregando a tal sacolinha.
  • O recall não era mais recall era chamada técnica
  • A revisão que eles haviam informado como de 5.000km na verdade era de 10.oookm
  • Entrei e sai sem sentar ( fui atendido em pé no pátio da empresa)
  • Café, agua, taxi? nenhuma referência a estes itens
  • Na hora de buscar o veiculo, com hora marcada por sinal, somente havia dois atendentes para 5 clientes, ou seja a demora foi inevitável.
  • Tive que reclamar para ser atendido com mais agilidade, digamos.
  • Sai atrasado da concessionária e com uma impressão não muito agradável sobre a marca (veja não foi sobre a concessionária a minha má impressão e sim sobre a marca)

Bem impossivel não comparar e me sentir mal atendido na concessionaria B.

Só achei engraçado e por que não dizer estranho uma plaquinha que tinha pendurada no espelho retrovisor do carro saido da concessionaria B. Dizia mais ou menos isso:

Aqui nós cuidamos de seu carro:

  • Lubrificamos as maçanetas
  • calibramos os pneus e o estepe
  • verificamos agua do limpador de parabrisa  
  • Lubrificamos as dobradiças

A plaquinha eu achei legal, mas será que estes serviços ” a mais” conseguem tirar a impressão horrivel do atendimento no front desk ou da linha de frente? E do cliente quem cuida?

Pensei em nossos consultórios e clinicas de odontologia.

Adianta tanto trabalho na escultura de uma face  ocluso-distal  de um 2º molar superior esquerdo (aquele que trava nossa coluna) que ficou linda, perfeita se ao chegar em seu consultório:

  •  a recepcionista esta ao telefone e não diz ao menos um bom dia quando o paciente entra
  • o ambiente está abafado demais , frio demais , com cheiro desagradável, dessarumado
  • revistas velhas
  • tv com imagem ruim
  • conversas paralelas na recepção

E também quais serviços a mais você esta oferecendo a seu paciente como “plus” e ele nem se dá conta? Já pensou nisso?

Um manobrista, uma tv por assinatura, uma sala refrigerada, um som ambiente? Equipe uniformizada? Fazem a diferença? Depende do público? Da classe social?

E você o que acha?

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

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6 Comments on “Atendimento além do atendimento em odontologia”

  1. Bom atendimento é essencial para o negócio, independente da área. No caso da odontologia, o serviço prestad pelo dentista deve ter qualidade, obviamente, mas a maneira como o paciente é tratado no consultório faz toda a diferença, para o bem ou para o mal.

    1. Thais eu até concordo com você. Com certeza você tem um custo mais elevado em determinados “confortos” que você propicia a seu cliente, mas algumas vezes pequenas atitudes que não elevam seu custo operacional fazem grande diferença, como por exemplo cuidar de seu cliente de forma diferenciada, dar-lhe atenção, sorriso, uma musica agradável, uma agua fresquinha etc.
      O que observo no dia-a-dia é que o importante é ficar atento aos detalhes…pois como já disse em outro post, “o que mata são os detalhes”…
      Um forte abraço e muito obrigado por compartilhar conosco sua opinião.
      Marcos Rocha

    1. Pois é Ricardo , temos que estar de antenas ligadas para tirar lições de tudo que acontece ao nosso redor.
      Obrigado pela sua visita.
      Abraços

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