Fim de ano, hora de planejar.

O ano vai chegando ao fim, bom momento para fazer um balanço de tudo que aconteceu, estudar o que deu certo, o que deu errado e fazer o planejamento para o próximo ano.

Você pode optar por fazer um Plano de marketing.

Segundo o site do Sebrae,  A importância de traçar um plano de binoculosmarketing para a sua empresa é que ele vai te guiar para você saber exatamente o mercado em que quer atuar. Serve para estabelecer objetivos, metas e estratégias envolvendo produto, preço, promoção e ponto-de-venda, que formam o composto de marketing (os 4 Ps). Ele faz parte do plano estratégico de uma empresa e mostra a relação entre o produto e o mercado, com a finalidade de ordenar as estratégias das empresas.

O plano de marketing é o guia para a empresa saber exatamente o mercado em que quer atuar. Em linhas gerais, serve para estabelecer objetivos, metas e estratégias envolvendo produto, preço, promoção e ponto-de-venda, que formam o composto de marketing (os 4 Ps). Ele faz parte do plano estratégico de uma empresa e mostra – quando bem executado – a relação entre o produto e o mercado. Tem a finalidade de ordenar as estratégias das empresas interessadas em obter eficiência, eficácia e efetividade nas atividades orientadas para o marketing.

Os consultores costumam dizer que o plano agrega sub-planos, que tratam de atividades importantes do marketing, conforme a seqüência:

Plano de vendas + Plano de propaganda + Plano de novos produtos + Plano de merchandising = Plano de marketing

Um bom plano não valida uma idéia de marketing, mas uma boa idéia de marketing é validada por um bom plano.

Em geral, o ponto de partida do plano de marketing é a coleta de informações. Para elaborar um plano que atinja plenamente seus objetivos, o empreendedor deve cuidar para absorver informações de qualidade e de utilidade para seu negócio. É preciso definir metas e ações por escrito e então compartilhá-los com o restante da equipe gerencial. Todo o processo é chamado de planejamento, e o plano de marketing por escrito é o produto final desse processo.

No seu consultório você deverá adaptar um pouco os itens que um plano de marketing. Ele normalmente deve conter e satisfazer estes, em ordem:

1 – Objetivos
1.1 – Gerais
1.2 – Específicos

2 – Finalidades e abrangências

3 – Pesquisa de mercado

4 – Diagnóstico da situação interna
4.1 – Histórico
4.2 – Estrutura
4.3 – Estratégias atuais e indicadores de desempenho
4.4 – Composto de marketing
4.4.1 – Produto
4.4.2 – Preço
4.4.3 – Distribuição
4.4.4 – Composto promocional
4.4.4.1 – Propaganda
4.4.4.2 – Promoção de vendas
4.4.4.3 – Força de vendas
4.4.4.4 – Relações públicas
4.4.5 – Pontos fortes e pontos fracos

5 – Diagnóstico da situação externa
5.1 – Estudo do macroambiente
5.1.2 – Fatores econômicos
5.1.3 – Fatores tecnológicos
5.1.4 – Fatores político-legais
5.1.5 – Fatores culturais
5.2 – Considerações sobre o mercado
5.3 – Análise de ameaças e oportunidades (SWOT)

6 – Definições estratégicas
6.1 – Definição da missão, visão e valores

6.2 – Definição dos objetivos
6.2.1 – Estabelecimento das metas
6.3 – Definição de estratégias

6.4 – Definição de plano de ação

6.5 – Definição de plano de resultados

6.6 – Métodos de avaliação e controle

Bem mãos a obra.

Um forte abraço,

Marcos Rocha

Fonte: Site do Sebrae

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

2 Comments on “Fim de ano, hora de planejar.”

  1. Marcos, passei por aqui para agradecer a tua amizade e desejar um Natal com muito amor, paz e alegria para você e sua família. Que o ano de 2010 seja de muitas conquistas para você!!!

    Abração

    😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.