Como vender publicidade em blogs e sites de Odontologia? – Parte 2

Dando continuidade ao post publicado no Blog do Dentista (Leia: http://www.netdentista.com/2010/01/como-vender-publicidade-em-blogs-e.html), vou falar um pouco sobre métricas que você deve conhecer para vender espaços publicitários em seu blog ou site.

propaganda Um grande sonho ou meta de todo Blogueiro é viver, ao menos parcialmente, da renda proporcionada por seu blog. No começo, quando começamos o blog por puro hobby isso parece uma meta muito distante. Se você tem um blog, com certeza, acaba descobrindo um incrivel mundo de conhecimento sobre a famosa “blogsfera”. Lá você aprende com outros blogueiros sobre assuntos diversos, sobre o comportamento neste ambiente e vê  gente que vive quase que exclusivamente de seus blogs, redes sociais etc (vide @cardoso, @interney).

Algumas métricas importantes para você poder disponibilizar espaços em seu blog são :

  • Page Views:  é um parâmetro utilizado pelos servidores web para medir a visibilidade de um site ou grupo de arquivos ou parte de um portal na …
    pt.wikipedia.org/wiki/Page_views
  • Visitantes Únicos: é o número de visitantes que acessam um site num determinado período de tempo, a partir de um IP único. …
    www.mestreseo.com.br/blog/seo/glossario-seo-e-sem
  • Tempo médio de visitação: é o tempo que visitantes fica em seu site ao visitá-lo
  • Taxa de rejeição( Bounce rate) : é a porcentagem de visitantes que entra em seu site e sai visitando somente uma pagina. Quanto menor essa porcentagem melhor o site.
  • Páginas por visita: É a quantidade de páginas que um unico visitante ve em seu site em uma única visita. Essa métrica mostra o quanto o seu site esta sendo “interessante” para o visitante que por exemplo caiu de paraquedas em seu site através de um link em outro site, google, twitter.

Bem as informações acima são bem fáceis de ser conseguidas através por exemplo do google anaytics ou mesmo no relatório de seu provedor, só que elas não são suficientes para mostrar ao anunciante tudo o que ele quer saber.

Veja algumas outras informações que é importante você disponibilizar em seu midia kit:

Perfil de seu público:

  • Sexo
  • Idade
  • Localização geográfica
  • Profissão
  • Escolaridade

Vamos a um exemplo prático:

Você tem um blog que fala de clareamento dentário. Quem é seu público? depende.

Veja:

  1. Se você escreve artigos científicos, com dados técnicos, pesquisas, etc, seu público alvo será a comunidade de colegas de odontologia.
  2. Se você escreve artigos com finalidade de informar sobre beneficios do clareamento dental, vantagens , desvantagens, uso de laser ou não, profissionais habilitados, técnicas mais usadas nos consultórios etc, seu público alvo muda radicalmente, passando a ser pacientes (público leigo) interessado em informações menos técnicas e mais práticas.

Com os exemplos acima podemos verificar que os públicos dentro de um mesmo assunto podem ser distintos. Imagine um anunciante de produtos para clareamento dentário que são vendidos para dentistas anunciando no exemplo 2. A tendência será um estrondosso fracasso. Por isso a importância de saber exatamente quem visita seu blog.

Mas como saber quem visita seu blog e seus dados (sexo, idade, etc) ?

Bem isso será assunto para o próximos post desta série, onde falaremos sobre como obter essas informações,   fazer contratos para venda de espaços, montar um midia kit , etc.

Um forte abraço.

Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.