Vamos falar um pouco sobre como efetivamente você pode ou deve vender publicidade em seu blog.
Para banners normalmente existem algumas formas usuais de contratação:
- CPM – custo por mil impressões – o anunciante vai lhe pagar um valor para cada mil impressões de um banner, podendo ser negociado visualizações únicas ou não.
- CPC – custo por clique – o anunciante vai lhe pagar um valor por clique em seus banners ou texto, muitas vezes não existe restrições quanto a visualizações não-únicas.
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CPA – custo por ação – o anunciante vai lhe pagar um valor por ação.
ecpm – Cálculo feito por alguns programas de afiliados que medem qual valor eles estão pagando por cada mil impressões do produto deles (banners, blocos de links, textos e etc), apesar de não pagarem por CPM, pode ser CPA ou CPM, fazem este cálculo para ajudar o afiliado para ter idéia do valor ganho por mil impressões. -
Custo Fixo por período: O anunciante compra um espaço em seu site e paga um valor fixo pelo período.
Se você tem um blog que ja contabiliza mais que 100 mil páginas vistas por mês, pode começar a pensar em utilizar o CPM. Vamos a um exemplo prático:
Seu blog teve 95 mil páginas visualizadas nomes de janeiro. Um anunciante quer contratar um banner de 468×60 (full banner) no topo de seu site. Você já calculou o valor que deve cobrar por CPM que será de R$ 10,00/CPM ou seja a cada mil paginas o anunciante pagará R$ 10,00 para ter seu banner exibido. Como calcular? Simples, multiplique R$ 5,00 por 95 que totaliza R$ 475,00. Legal né? Legal é mais ai vem a pergunta do anunciante: Ok, e como vc me prova que meu banner apareceu 95 mil vezes? Isso é um problema para todo dono de blog ou site.
Para poder vender publicidade utilizando o CPM você deverá ter um programa que administre as “aparições” das peças publicitárias e comprove através de relatorios que elas realmente foram exibidas.
Se seu blog esta hospedado em um servidor PHP que disponibilize o instalador de aplicativos Fantástico eu recomendo o OPENX que é um adbanner (administrador de banners), que pode também ser utilizado direto no site do programa através de uma conta free (http://www.openx.org/pt). Outra opção é utlizar o Admanager do Google, que também oferece uma ótima interface e é gratuito também. (Nesse aplicativo eu não tenho experiência, mas procurando no próprio Google você poderá aprender mais sobre ele).
Outra opção é vender o espaço fixo por um determinado período para um anunciante por um preço fixo. Você põe o banner no seu blog e cobra um valor fixo independente do número de páginas que seu blog tiver no período. Esse tipo de acordo é interessante quando você tem de 10 a 99 mil páginas vistas por mês.
Minha recomendação aqui é tentar negociar períodos maiores do que um mês ofercendo um desconto progressivo. Imagine que um anunciante quer colocar um banner em seu site e você vai cobrar R$ 60,00 por mes (fixo). É melhor você tentar negociar um periodo de 3 meses por R$ 150,00 dando um desconto de R$ 30,00. Facilidade para você preço menor para o anunciante. Parceria ganha-ganha.
No próximo post falarei sobre cobranças , contratos e responsabilidades na divulgação de publicidade.
Aguardo você..
Marcos Rocha