Como vender publicidade (e receber) em blogs e sites de odontologia? – Parte 5

Em relação a parte legal da publicação recomendo que contratos sejam feitos quando seu blog ultrapassar as 100 mil/páginas. Antes disso você pode usar as dicas no fim deste post ( e bom senso é claro!)

Alguns dos principais problemas que enfrentei ao começar a disponibilizar espaços e ser procurado por agências(não necessariamente neste ordem), foram :

Normalmente quando você vai negociar com grandes agências de publicidade o pagamento para ser realizado precisa de uma nota fiscal que elas enviam para as empresas que as contrataram.

Se você é pessoa fisica pode enfrentar problemas e algumas empresas até desistem de fechar o negócio. Recomendo que você tente fazer um RPA (recibo de pagamento de autonomo) e dependendo do valor passe isso a seu contador para ser lançado em seu Imposto de Renda.

Se você estiver fechando uma divulgação para uma empresa que você não tem referências, sugiro que o pagamento seja feito adiantado. Usei muito esse recurso: Pagou-levou…

 Nas agências eles utilizam processos internos e lhe enviam via e-mail com uma autorização para publicação que eles denominam PI (pedido de inserção) onde estão todos os dados do anunciante, da agência, período, valores contratados, data de pagamento etc.

Veja um exemplo de PI abaixo:

PIO pedido de inserção funciona tanto como um cronograma como como um compromisso entre as partes, sendo desnecessário criar-se um contrato mais detalhado. Em todos esses anos de venda de publicidade nunca tive problemas com agências que trabalham normalmente de forma bastante profissional.

Em não se tratando de agências, prefiro trabalhar no sitema pré-pago (pagou-levou) citado acima.

Quanto a responsabilidade e ou veracidade do que está sendo veiculado, sugiro um texto no rodapé do blog informando que os informações veiculadas nas propagandas são de inteira responsabilidade dos anunciantes. Não acredito ser necessário um contrato entre as partes (você e o anunciante). Para se prevenir faça toda a negociação por e-mail e guarde (arquive).

Peça para os banners serem enviados por e-mail com uma pequena autorização de publicação e site a ser linkado. Em última analise esses e-mails são provas do que foi tratado e poderão ser utilizado em caso de um futuro litígio ( o que não acredito que pode acontecer, mas como diz o ditado, “prudência e canja de galinha não faz mal a ninguem!”)

Bem vamos adiante e no próximo post falaremos sobre como montar o seu midia kit com todas informações que detalhamos nos posts anteriores…

Um forte abraço,

Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

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8 Comments on “Como vender publicidade (e receber) em blogs e sites de odontologia? – Parte 5”

  1. Caro Marcos

    Veja se você pode me ajudar, preciso elaborar uma minuta de contrato com um grupo empresarial de mídia para o seguinte.Estamos lançando um portal na internet para um público especifico com uma serie de vantagens para quem se cadastrar neste portal, apresentei a minha ideia para um diretor de um grupo de mídia que se interessou muito e me pediu que apresentasse um modelo de contrato para o jurídico deles avaliarem.creio que deva ser um contrato de parceria onde a nós cabe gerar conteúdos, fazer a moderação com os participantes e etc. e a eles promoverem a divulgação constante do portal, venderem publicidade com participação nossa. Será que você teria algum modelo de contrato que pudesse me ajudar?
    Grato
    Djalma

  2. Olá, Marcos!

    Que ótima série de artigos esta sua! Não só para quem tem um site sobre odontologia, mas para qualquer pessoa que mantenha um site e pretenda vender espaço publicitário nele.

    No meu caso, estou começando a praticar ações nesse sentido e sei o quanto isso é difícil. Por isso, toda a preparação que você cita é fundamental para aumentar a chance de sucesso.

    Um abraço e parabéns pelos ótimos textos!

    1. Olá Adelson, bom tê-lo por aqui novamente.
      Bem um elogio destes vindo de um cara com sua experiência em blogs me deixa muito feliz.
      Ainda falta um ultimo post para finalizar a série que seria sobre como montar um midia kit, que em breve estará no ar.
      Um forte abraço e volte sempre.
      Marcos Rocha

    1. Olá Ricardo, excelente idéia essa da linkbar. Assim que terminar a série colocarei sua idéia em prática.
      Um forte abraço e obrigado pela visita.
      Marcos Rocha

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