Mercado, odontologia e você

Começo de ano. Essa é a época de começo para muitos colegas que acabaram de se formar. Segundo post publicado no Blog do Dentista (By JV) no Brasil temos os seguintes números quando falamos de odontologia:

  • 220.000 Cirurgiões DentistasFormatura
  • 197 faculdades de Odontología
  • 10.000 novos dentistas por ano
  • 3245 dentista estrangeiros
  • 1 dentista/ 838 habitantes
  • 56% dentistas do sexo feminino
  • 55% dentistas menos de 40 anos

Bem se você é um destes 10mil colegas que acabaram de se formar, em primeiro lugar parabéns. As oportunidades são em alguns lugares imensas e em outros escassas, infelizmente.

“Pesquisa de Mercado” é um termo que não ensinam para os acadêmicos em uma faculdade de Odontologia, além de muitos outros sem dúvida quando o assunto é gestão.

Se você é novo por aqui talvez seja interessante dar uma olhada nos artigos de Gestão

Quando os dados estatísticos falam em “1 dentista/ 838 habitantes” o acadêmico menos informado fica feliz pois terá proporcionalmente 838 habitantes do Brasil a sua “disposição” para ser o SEU DENTISTA.

Vejamos que esta é uma proporção a nível nacional e infelizmente os grandes centros hoje concentram muito mais profissionais per capita para populalação , ocasionando distorções e ambiguidades.

De Mais…

A OMS recomenda um dentista para 1.200 habitantes.Obedecendo essa recomendação, o estado de São Paulo, com uma população de 34.119.110 deveria ter 28.400 dentistas,
mas tem 55.202

…De menos
O Maranhão com 5.222.183 habitantes
deveria ter 4.779 dentistas, mas possui atualmente 1.093

(Fonte: Odontosites)

Essa triste realidade hoje presente em nosso país é fruto da abertura indiscriminada de faculdades sem levar em consideração a saturação que isso ocasionaria a médio prazo e os efeitos são sentidos agora e você que está se formando com certeza sentirá na pele isso.

Enfim o estrago está feito e nós não somos os culpados e sim vítimas de um governo com politicas frouxas e que não pensa a longo prazo e de politicos que não tem projetos que vão além dos seus próprios mandatos e necessiades pessoais.

O que temos a partir da nossa festa de formatura e tentar achar soluções que nós conduzam ao sucesso profissional. A odontologia é uma profissão que em sua maior parcela é realizada com amor. Dentistas normalmente falam de dentes até onde não devem. É uma coisa que apaixona.

Se você quer ou pretende montar sua clínica de odontologia, fique atento ao Sr. Mercado.

Um forte Abraço.

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

4 Comments on “Mercado, odontologia e você”

  1. Além de conhecer o Sr Mercado torna-se necessário conhecermos a demanda deste mercado! Cerca 80% dos consultórios e clínicas atende a classe B e a nova classe média C e D, o que é a minha realidade! Se vocês acham que cursando uma especialização de implantes vão estar voltado para o mercado do futuro, estão redondamente enganados! Quem tem dinheiro e interesse de cuidar da saúde bucal já o fez! Sobram alguns implantes aqui e outro acolá que dão uns trocos a mais no final do mês no consultório! Então o que sobra?
    Por incrível que pareça, a matéria que mais desprezamos na graduação! Prevenção!
    Quem tem interesse, em cuidar da saúde bucal, e dinheiro está com dentes e sem cáries! Portanto o dentista que não quer ser engolido pelo Sr Mercado, terá qu pensar em como vender Prevenção, e não mais tratamento!

  2. Desde que decidi fazer Odonto tenho ouvido como o mercado está saturado. Ainda mais aqui em SP. Mas é uma coisa que apaixona mesmo e eu não troco por nada. Daqui alguns anos serei uma no meio dos 10000 que se formam a cada ano…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.