Como vender publicidade em blogs e sites de Odontologia?- Final

Bem chegamos ao final desta série, o Mídia Kit.

Se você tem um blog/site  que já consegue ter umas 50 mil páginas vistas por mês, está no caminho certo. Mais cedo ou mais tarde alguém irá lhe propor fazer um anúncio e vai te pedir um Midia Kit (Kit de midia, Média Kit) ou algo do gênero. Ai você irá fazer aquela cara de parede e dizer que vai enviar em breve por e-mail…Mas como se você não tem a minima noção do que se trata? Eu me lembro exatamente quando isso aconteceu comigo.

Bem seus problemas acabaram…

Esse post tem a intensão de lhe mostrar os caminhos das pedras para você construir um Mídia Kit Básico, ai com o tempo você vai aperfeicoando, melhorando e acrescentando informações. Não temos a pretensão de esgotar o assunto, mas o basicão já vai te dar uma luz… 

Nos posts anteriores desta série falamos sobre diversos aspectos de como vender publicidade, vamos relembrar:

Se você não leu algum deles, dê um break e depois retorne a este post.

Agora que você já esta descolado nos tópicos anteriores, vamos falar um pouco sobre o “tal” Mídia Kit.

Pra que serve o Mídia Kit?

Sendo bem direto o mídia kit vai contar a história de seu blog ou site, vai dar detalhes de audiência, quem visita, que páginas vê mais, os assuntos tratados no blog. Basicamente é como se fosse uma vitrine onde os anunciantes podem verificar diversas informações relevantes para montar uma estratégia de marketing e se interessar em inserir o seu blog nela.

O que o Mídia Kit deve obrigatoriamente apresentar?

Bem imagine que você vai vender um carro, o que você irá colocar no anúncio? Logicamente os melhores atributos e qualidades de seu veiculo, certo? Transferindo essa informação para seu blog, devemos apresentar a nossos possiveis futuros clientes (agencias, empresas)  o que nosso blog tem de melhor, a saber:

  • Quantidade de páginas vistas por mês (estatísticas)
  • Seções ou colunas do Blog
  • Quem são seus visitantes, perfil demográfico, etc
  • Um pequeno histórico de seu blog e se necessário seu
  • Formatos dos anúncios
  • Valores de cada formato
  • Formas de pagamento
  • Quem já anunciou (no começo você pula esta parte)
  • Vantagens de anunciar em seu blog
  • Formas de contato com você

Você deve agrupar todas essas informações em um documento de preferência no formato PDF que poderá tanto ser lido em seu blog em uma página fixa com link no menu Principal do tipo Anuncie aqui, publicidade ou midia kit, como poderá ser baixado através de um link para download.

A forma que você irá produzir esse documento deve mostrar respeito a seu futuro cliente. Faça-o de forma “profissional” ou pelo menos o mais próximo disto.

Você pode criá-lo em editores de texto como o Word ou em editores gráficos como o adobe ou corel. O importante é fazê-lo da forma mais clara e limpa possivel com uma quantidade de informações relevantes, mas que não poluam o visual. Por exemplo nas informações demográficas utilize graficos com mapas, nas estatísticas utilize graficos de seus relatorios do analytics (ou provedor). Mas faça isso de forma a enriquecer a informação e não poluir o documento.

Procure padronizar o layout para o mais próximo do layout de seu blog ou site. Utilize seu logotipo, insira informações de contato (e-mail, fone contato, etc)

Veja um exemplo de Midia Kit em html. O arquivo em pdf neste caso será enviado com informações mais completas quando solicitadas pelo futuro anunciante.

Desejo a você boa sorte. Com certeza este post não esgota o assunto , existem diversos blogs que lhe ensinam de forma mais mastigada como fazer um mídia kit.

Um forte abraço,

Marcos Rocha

 P.S. Gostaria de deixar registrado o meu agradecimento ao JV do BLOG DO DENTISTA que me incentivou a iniciar essa série com um guest post em seu blog.

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

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6 Comments on “Como vender publicidade em blogs e sites de Odontologia?- Final”

  1. Parabéns mesmo pela série de posts! Vejo que fora dos blogs de odonto existem várias dicas sobre SEO e monetização, mas nada como ler através de um profissional da área! Pois o nosso tempo na frente do computador é pouco e adaptar para a realidade odontológica chega a ser trabalhoso, porém não queremos fazer feio representando a classe na Internet, e as dicas do seu blog são ótimas! Virei leitor!

    1. É Alexandre, você tem razão. São poucos blogs e sites de dentistas que dão esses toques, mas acho importante a gente como dentistas e “donos de blogs” conhecer um pouco de como disponibilizar espaços de publicidade em nossos blogs..
      Obrigado pela sua visita e seu comentário.

  2. Muito boa esta série de posts, só não aprende quem não quer!

    É óbvio que isto tudo da bastante trabalho, a maioria prefere ficar pelo básico, o Adsense, mas a venda direta de publicidade pode ser muito mais rentável.

    Abs

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