Funções de Secretária de dentista



Em posts anteriores falei sobre contratação de secretárias para consultórios de odontologia. (Leia: A primeira impressão é a que fica, cuidado!). Se ainda não leu , leia antes de continuar.

Se você já entendeu que seu consultório é uma empresa ( e assim deve ser tratado) um dos primeiros passos a seguir e dividir as funcões e tarefas dentro da equipe e principalmente ter uma Auxiliar para atendimento clínico (ASB ou TSB) e uma boa secretária. veja que são duas pessoas distintas em funções também distintas.

A secretária do dentista deve assumir funções especificas e ajudar no gerenciamento do dia a dia da empresa/consultório.

Ela deve cuidar dos seguintes  aspectos junto aos pacientes :

  1. Agendamento de pacientes
  2. Controles Financeiros
  3. Atestados, cartões de retorno e de aniversário.
  4. Facilidades pré-atendimento (vide : 5 passos para um bom atendimento em odontologia)
  5. Informações gerais sobre atendimento aos pacientes
  6. Ser um filtro afim de resolver problemas e economizar o tempo do profissional

Além de cuidar também dos aspectos relacionados ao consultório:

  1. Manutenções (área fisica, equipamentos)
  2. Controle de contas a pagar e receber
  3. Agenda do profissional

Detalhar os tópicos acima parece desnecessário.

Sugiro que você mesmo deve analisar o fluxo de trabalho em seu consultório e ver como melhor adequar sua secretária a tornar-se uma parceira.

Outro ponto fundamental no quesito secretária é a remuneração (vide : Salários, remuneração e beneficios em odontologia)

Ajude-nos com outras dicas que você tem usado e  obtido bons resultados com sua equipe.

Quer melhorar o seu desempenho e o de sua equipe no consultório de odontologia? Veja nossa proposta de coaching especialmente formulada conhecendo as dificuldades de nossa profissão (clique aqui)

Um forte abraço,

Marcos Rocha

© Marcos Rocha - Quer publicar este post em seu blog, Jornal ou boletim? Sem problemas. Só não se esqueça de colocar um link apontando para www.marketingemodontologia.com.br e os créditos para o autor. Se possivel nos avise.


Precisando melhorar os seus resultados e definir melhor seus objetivos? Clique aqui e conheça nosso serviço de Coaching especialmente desenvolvido para Dentistas.


Quer melhorar o movimento e a gestão do seu consultório?Clique aqui e conheça nosso serviço de Consultoria em Marketing e Gestão para Área da Saúde.


Se você gostou deste Artigo deixe um comentário ou utilize o formulário abaixo para assinar gratuitamente e receber novos artigos em seu email e ainda ganhe o ebook "Manual para criar cartas personalizadas para seus pacientes".

Assine nosso Boletim Gratuitamente

* Necessário
Este artigo foi postado em Equipe com os termos chave por Marcos Rocha. Marque essa página permalink.

About Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior, Personal & Professional Coach, Membro da Sociedade Brasileira de Coach.

12 thoughts on “Funções de Secretária de dentista

    • Evelyn as funções e tarefas de uma secretária devem ser combinadas entre as partes ( você e seu empregador). Caso não esteja de acordo expresse sua opinião e tente chegar a um lugar de comum acordo para ambas as partes.
      Boa sorte.

  1. Pingback: Como transformar a sua secretária em uma gestora? | Marketing em Odontologia

  2. na clinica que trabalho não assinaram minha carteira, lá limpo o chão, compro lanche pra dona da clinica, e ainda recebo o dinheiro que já não é muito salario minimo aos pedaços, mereço coisa melhor

    • Cara Nadine, como diz um amigo meu : ” o combinado não é caro!”
      Acho que você tem todo o direito de não estar satisfeita e também tem todo o direito de conversar com seu chefe e mostrar sua insatisfação. Se isso não resolver procure outro emprego dentro de suas qualificações.

  3. Olá boa tarde, estou trabalhando em uma clínica já alguns meses e recentemente estão me pedindo para começar a lavar os materiais tudo bem que uso luvas, mas fui contratada (já trabalho aqui a 3 meses sem registro) para ser secretária, faço as tarefas descritas acima e mais um pouco, esse pouco inclui criar planilhas para o pagamento do imposto de renda tanto da clínica em si quanto do proprietário.
    Isso está certo, e já vi pela convenção coletiva que meu salário e minha cesta básica estão abaixo do que é devido.
    Att,
    Joyce

    • Joyce as funções de uam secretária de dentista ou de qualquer funcionário de uma empresa devem ser discutidas e acordadas entre as partes. Logo sugiro que você converse com seu chefe e exprima suas dúvidas e tente chegar a um ponto bom para todos.
      Boa sorte

  4. Sou ASB de uma clinica poderia me ajudar me informando quem deve pagar as contas e fazer depósitos no banco eu ou a secretária?agredeço muito por a ajuda pois acho que estou trabalhando de mas nessa clinica!

    • Cara Brenda, obrigado pela sua visita.
      Talvez você queira escutar o que é o melhor para você , ou seja que é a secretária que deve pagar as contas, mas… ( e na vida sempre tem um mas) em uma equipe não é assim que funciona.
      A função de cada pessoa dentro da equipe é determinada pelo lider da mesma, ou seja, na sua clínica deve haver alguem que lidera a equipe e essa pessoa que deve determinar quem faz o que dentro do ambiente de trabalho. Uma boa conversa com a seu superior pode ser uma boa saída para resolver o impasse..
      Tem uns outros artigos bem interessantes sobre equipe que talvez fosse interessante você dar uma lida.(http://www.marketingemodontologia.com.br/category/equipe) recomendo especialmente o artigo Novo no pedaço? Então vai com calma
      Boa sorte.
      Marcos Rocha

  5. Pingback: SECRETÁRIA DE DENTISTA | Marketing em Odontologia

  6. Pingback: FIM DE ANO DO DENTISTA | Marketing em Odontologia

  7. Pingback: Como irritar a secretária do dentista | Dentista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>