Funções de Secretária de dentista

Em posts anteriores falei sobre contratação de secretárias para consultórios de odontologia. (Leia: A primeira impressão é a que fica, cuidado!). Se ainda não leu , leia antes de continuar.

Se você já entendeu que seu consultório é uma empresa ( e assim deve ser tratado) um dos primeiros passos a seguir e dividir as funcões e tarefas dentro da equipe e principalmente ter uma Auxiliar para atendimento clínico (ASB ou TSB) e uma boa secretária. veja que são duas pessoas distintas em funções também distintas.

A secretária do dentista deve assumir funções especificas e ajudar no gerenciamento do dia a dia da empresa/consultório.

Ela deve cuidar dos seguintes  aspectos junto aos pacientes :

  1. Agendamento de pacientes
  2. Controles Financeiros
  3. Atestados, cartões de retorno e de aniversário.
  4. Facilidades pré-atendimento (vide : 5 passos para um bom atendimento em odontologia)
  5. Informações gerais sobre atendimento aos pacientes
  6. Ser um filtro afim de resolver problemas e economizar o tempo do profissional

Além de cuidar também dos aspectos relacionados ao consultório:

  1. Manutenções (área física, equipamentos)
  2. Controle de contas a pagar e receber
  3. Agenda do profissional

Mentoria de vendas saude


Detalhar os tópicos acima parece desnecessário.

Sugiro que você mesmo deve analisar o fluxo de trabalho em seu consultório e ver como melhor adequar sua secretária a tornar-se uma parceira.

Outro ponto fundamental no quesito secretária é a remuneração (vide : Salários, remuneração e beneficios em odontologia)

Ajude-nos com outras dicas que você tem usado e  obtido bons resultados com sua equipe.

Quer melhorar o seu desempenho e o de sua equipe no consultório de odontologia? Veja nossa proposta de coaching especialmente formulada conhecendo as dificuldades de nossa profissão (clique aqui)

Um forte abraço,

Marcos Rocha


Quer uma dica de literatura?

Livro os Segredos do sucesso Pessoal – Diversos Autores

LIVRO SEGREDOS DO SUCESSO

Aprenda com diversos autores como obter sucesso em sua vida pessoal e profissional.

Neste livro você vai conhecer diversas ferramentas de Coaching e aplicá-las em seu dia-a-dia para melhorar diversos áreas.

Valor: R$ 54,00
Clique no botão abaixo e compre agora



Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

15 Comments on “Funções de Secretária de dentista”

  1. sou recepcionista e o meu chefe exigi que eu trabalhe como auxiliar sem ao menos mi pagar certo mi exigi tudo certo e ainda humilha os funcionario oque posso fazer?

    1. Paloma seu contrato de trabalho e funções devem ser discutidas diretamente com seu empregador e caso não esteja sendo bom para alguma das partes existe a possibilidade de cancelar o mesmo .
      Boa sorte

    1. Evelyn as funções e tarefas de uma secretária devem ser combinadas entre as partes ( você e seu empregador). Caso não esteja de acordo expresse sua opinião e tente chegar a um lugar de comum acordo para ambas as partes.
      Boa sorte.

  2. na clinica que trabalho não assinaram minha carteira, lá limpo o chão, compro lanche pra dona da clinica, e ainda recebo o dinheiro que já não é muito salario minimo aos pedaços, mereço coisa melhor

    1. Cara Nadine, como diz um amigo meu : ” o combinado não é caro!”
      Acho que você tem todo o direito de não estar satisfeita e também tem todo o direito de conversar com seu chefe e mostrar sua insatisfação. Se isso não resolver procure outro emprego dentro de suas qualificações.

  3. Olá boa tarde, estou trabalhando em uma clínica já alguns meses e recentemente estão me pedindo para começar a lavar os materiais tudo bem que uso luvas, mas fui contratada (já trabalho aqui a 3 meses sem registro) para ser secretária, faço as tarefas descritas acima e mais um pouco, esse pouco inclui criar planilhas para o pagamento do imposto de renda tanto da clínica em si quanto do proprietário.
    Isso está certo, e já vi pela convenção coletiva que meu salário e minha cesta básica estão abaixo do que é devido.
    Att,
    Joyce

    1. Joyce as funções de uam secretária de dentista ou de qualquer funcionário de uma empresa devem ser discutidas e acordadas entre as partes. Logo sugiro que você converse com seu chefe e exprima suas dúvidas e tente chegar a um ponto bom para todos.
      Boa sorte

  4. Sou ASB de uma clinica poderia me ajudar me informando quem deve pagar as contas e fazer depósitos no banco eu ou a secretária?agredeço muito por a ajuda pois acho que estou trabalhando de mas nessa clinica!

    1. Cara Brenda, obrigado pela sua visita.
      Talvez você queira escutar o que é o melhor para você , ou seja que é a secretária que deve pagar as contas, mas… ( e na vida sempre tem um mas) em uma equipe não é assim que funciona.
      A função de cada pessoa dentro da equipe é determinada pelo lider da mesma, ou seja, na sua clínica deve haver alguem que lidera a equipe e essa pessoa que deve determinar quem faz o que dentro do ambiente de trabalho. Uma boa conversa com a seu superior pode ser uma boa saída para resolver o impasse..
      Tem uns outros artigos bem interessantes sobre equipe que talvez fosse interessante você dar uma lida.(https://www.marketingemodontologia.com.br/category/equipe) recomendo especialmente o artigo Novo no pedaço? Então vai com calma
      Boa sorte.
      Marcos Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.