Midias socias e a odontologia – Parte 1

As midias sociais estão ai para ficar. A evolução das tecnologias da informação e comunicação (TICs) tem provocado mudanças em todos os setores da sociedade e não poderia ser diferente em odontologia. Diversos dentistas já estão presentes no Orkut, facebook e Twitter.

As pessoas tem cada dia menos tempo  e a quantidade de informação está cada vez maior. As redes sociais propiciam uma convergência de determinados grupos a determinados assuntos relevantes para aquel grupo, fazendo cm que a informação já chegue filtrada.

Ter perfil em uma dessas redes é uma tendência que tem provado ser muito eficaz tanto para grandes corporações como para pequenas e médias empresas. Além de se tornar um meio de divulgação do que a empresa faz (produto/serviço), também funciona como ferramenta institucional. Já vemos perfil de empresas no twitter, facebook, orkut etc. Estar por dentro dessas mídias, é de fato um acerto.Mas estar presente não quer dizer necessáriamente que está mídia trará beneficios a sua empresa/consultório. Nas midias sociais o que importa é saber usá-las a seu favor.

Temos exemplos de personalidades públicas que literalmente se queimarão ao usar de forma equivocada as mídias socias. Na copa do mundo de 2010 estamos tendo noção da penetração que as mídias sociais podem ter. Tivemos as campanhas #calabocagalvão #diasemglobo #bra, etc.. Elas mobilizaram milhares de pessoas ao redor do mundo e algumas ficaram no (TT) Topics Trend do Twitter (tipo de rank do que é mais falado no twitter). Por isso todo cuidado é pouco. Temos exemplos positivos como o Jornalista Willian Bonner (@realbonner) e negativos como o da Apresentadora Xuxa que se indispos com internautas após sua filha Sasha cometer erros de grafia no twitter e ser “ironizada” online. Xuxa ameaçou tirar o Twitter do ar através de processo.

Bem já sabemos que as mídias sociais “são o que há” no momento, mas como podemos usá-las a nosso favor na odontologia? Vamos detalhar nos próximos posts formas de fazer isso sem se queimar com seus pacientes.

Antes de ir para o próximo post leia:

Se você já tem alguma experiência legal ou traumática com midias sociais conte pra gente através dos comentários. Ajude a multiplicar o conhecimento….

Forte abraço,

Marcos Rocha


Para citar esse artigo:

Rocha, MAS – Midias socias e a odontologia – Parte 1 disponivel em https://www.marketingemodontologia.com.br/2010/06/midias-socias-e-a-odontologia-parte-1.html Acesso em ….

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

4 Comments on “Midias socias e a odontologia – Parte 1”

  1. A internet pode ser uma grande ferramenta para os dentistas e as clínicas divulgarem seu trabalho. Acho que os profissionais também podem trazer textos informativos e explicativos para a web e ajudar alguns pacientes a entender certos tipos de situações e condutas da profissão. Ótimo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.