Ter pacientes novos hoje em nossos consultórios é uma questão de sobrevivência. É uma importante preocupação da maioria colegas portanto, pois esta é uma das melhores formas de manter o crescimento e a tornar o negócio viavel.
Existem diversas formas de um consultório ter novos pacientes. Vamos relacionar dez maneiras práticas e de simples implantação para você conseguir esse intento, e que podem ser desenvolvidas imediatamente por qualquer dentista.
1 –Vasculhe seu arquivo morto, relacione seus pacientes inativos e mande mensagem para eles, sugerindo uma nova visita a seu consultório como cortesia, por exemplo. Em vendas se diz: “procure novos clientes para seus produtos e novos produtos para seus clientes“. Use o meio de comunicação que estiver disponível: Carta, e-mail, fax, sms. O importante é conseguir entrar em contato.
2 – Peça indicação a seus clientes de pessoas, parentes ou amigos. Indicações de seus próprios clientes sempre são uma forma de trazer pessoas novas. Uma sugestão é bolar algum brinde ou mimo para presentear quem lhe deu uma indicação. Existem brindes relativamente baratos, mas que podem agradar seu público alvo.Atenção não crie “programas de milhagem” para indicação, coisas do tipo, a cada dez paciente você ganha uma restauração “de grátis”. Isso, além de ser anti-ético é também conhecido como suborno e pega mal para você enquanto profissional.
3 – Desenvolva parcerias com outros colegas de outras especialidades e crie o hábito de indicar pacientes para eles, nunca esquecendo de agradecer quando receber uma indicação.
4 – Nunca ande sem seu cartão de visitas. Nos lugares mais exdrúxulos sempre aparece alguém querendo ir se tratar em seu consultório, e fica mal anotar o endereço no guardanapo, não é não?
5 – Participação em associações, grupos e comunidades formadas por seus clientes alvos. Já discorremos sobre isso em posts anteriores.
6 – Ministrar palestras para as associações e grupos que sejam freqüentadas por seu público alvo.
7 – Publicação de artigos de interesse de seu público alvo.
8 – Criação de um blog sobre os serviços de seu consultório, e inclusão nele de artigos e matérias de interesse relevante de seu público alvo, e envio de e-mail com o link do blog de forma individual e personalizada para seus clientes, sugerindo que eles repassem também para outros amigos e pessoas de seu relacionamento. As redes sociais hoje em dia possibilitam a divulgação de forma quase viral de bons conteúdos. Atenção eu disse “BONS CONTEÚDOS“, ok?
9 – Envolva sua equipe no quesito “captação e recepção de novos clientes”. De nada adianta uma boa estratégia se quando o seu novo paciente ligar ou chegar a seu consultório sua equipe esteja com a motivação ZERO e aquela cara de sexta feira 13.
Essa última dica é meio controversa, mas dependendo do público alvo as vezes cola:
10-Remessa freqüente de release para a imprensa com dicas, curiosidades e notícias de interesse público sobre sua área de atividade. Esta ação poderá gerar uma matéria na imprensa e promover o seu nome.
Alguns colegas hoje já tem até assessoria de imprensa e já vi casos que isso funciona, mas normalmente o custo é elevado e o retorno demorado, mas fica a dica. Quer conhecer uma excelente assessoria de imprensa especializada em Odontologia? Clique aqui
A utilização de todas estas ações, em conjunto ou individualmente, e adaptadas à sua realidade e ao perfil do profissional, certamente criarão inúmeras novas possibilidades de negócios, mas exigirão que o voc6e assuma uma atitude pró-ativa na implantação de todas estas ações.
Um forte Abraço e bons novos pacientes.
Marcos Rocha
Boa tarde,
gostei muito das dicas,
vou aplica-las no meu dia-a-dia.
Obrigada
Boa tarde
Gostaria de poder publicar teu artigo na revista do Conselho de Odontologia na próxima edição. Será um prazer para nossa editoria. Aguardo retorno.
Abraço
Jorn. Cristina Forte
Comunicação do CRO/RS
Gostei muito das dicas. Irei implanta-las. Nosso conselho de ética precisa ser seguido com respeito e todos estas dicas são especiais. Obrigado