10 dicas para conseguir novos pacientes

Ter pacientes novos hoje em nossos consultórios é uma questão de sobrevivência. É uma importante preocupação da maioria colegas portanto, pois esta é uma das melhores formas de manter o crescimento e a tornar o negócio viavel.

Existem diversas formas de um consultório ter novos pacientes. Relacionaremos dez maneiras práticas e de simples implantação para você conseguir esse intento, e que podem ser desenvolvidas imediatamente por qualquer dentista.

  1. Mantenha contato sempre: Vasculhe seu arquivo morto, relacione seus pacientes inativos e mande mensagem para eles, sugerindo uma nova visita a seu consultório como cortesia, por exemplo.  Em vendas se diz: “procure novos clientes para seus produtos e novos produtos para seus clientes“. Use o meio de comunicação que estiver disponível: Carta, e-mail, fax, sms. O importante é conseguir entrar em contato.
  2. Indicações: Peça indicação a seus clientes de pessoas, parentes ou amigos. Indicações de seus próprios clientes sempre são uma forma de trazer pessoas novas. Uma sugestão é  bolar algum brinde ou mimo para presentear quem lhe deu uma indicação. Existem brindes relativamente baratos, mas que podem agradar seu público alvo.Atenção não crie “programas de milhagem” para indicação, coisas do tipo, a cada dez paciente você ganha uma restauração “de grátis”. Isso, além de ser anti-ético é também conhecido como suborno e pega mal para você enquanto  profissional.
  3. Parcerias: Desenvolva parcerias com outros colegas de outras especialidades e crie o hábito de indicar pacientes para eles, nunca esquecendo de agradecer quando receber uma indicação.
  4. QRCode com seus contatos profissionais: Nos lugares mais esdrúxulos sempre aparece alguém querendo ir se tratar em seu consultório. Com a tecnologia atual os antigos cartões de visita se tornaram obsoletos, mas é importante você ter uma maneira simples de disponibilizar seus contatos profissionais para quem lhe solicitar. 
  5. Interaja; Participação em associações, grupos e comunidades formadas por seus clientes alvos. Já discorremos sobre isso em posts anteriores.
  6. Crie Autoridade: Ministrar palestras para as associações e grupos que sejam frequentadas por seu público alvo.
  7. Divulgue o que sabe: Publicação de artigos de interesse de seu público alvo.
  8. Esteja conectado: Criação de um blog sobre os serviços de seu consultório, e inclusão nele de artigos e matérias de interesse relevante de seu público alvo, e envio de e-mail com o link do blog de forma individual e personalizada para seus clientes, sugerindo que eles repassem também para outros amigos e pessoas de seu relacionamento. As redes sociais hoje em dia possibilitam a divulgação de forma quase viral de bons conteúdos. Atenção eu disse “BONS CONTEÚDOS“, ok?
  9. Forme um time campeão : Envolva sua equipe no quesito “captação e recepção de novos clientes“. De nada adianta uma boa estratégia se quando o seu novo paciente ligar ou chegar a seu consultório sua equipe esteja com a motivação ZERO e aquela cara de sexta-feira 13.
  10. Use a imprensa local: Essa última dica é meio controversa, mas dependendo do público alvo às vezes cola: Envie releases para a imprensa com dicas, curiosidades e notícias de interesse público sobre sua área de atividade. Esta ação poderá gerar uma matéria na imprensa e promover o seu nome.

Alguns colegas hoje já tem até assessoria de imprensa e já vi casos que isso funciona, mas normalmente o custo é elevado e o retorno demorado, mas fica a dica. 

A utilização destas ações, em conjunto ou individualmente, e adaptadas à sua realidade e ao perfil do profissional, certamente criarão inúmeras novas possibilidades de negócios, mas exigirão que o você assuma uma atitude pró-ativa na implantação de todas estas ações.

Um forte Abraço e bons novos pacientes.

Marcos Rocha

 


Quer captar mais pacientes para o Consultório?

Clique na imagem abaixo e descubra como aparecer no Google investindo a partir de R$ 20,00 por dia e atrair pacientes que estão em busca de seus tratamentos. 

Anuncie seu consultório no google

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

3 Comments on “10 dicas para conseguir novos pacientes”

  1. Boa tarde

    Gostaria de poder publicar teu artigo na revista do Conselho de Odontologia na próxima edição. Será um prazer para nossa editoria. Aguardo retorno.

    Abraço
    Jorn. Cristina Forte
    Comunicação do CRO/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.