9 Dicas para montar um plano de negócios em odontologia

O plano de negócios é uma excelente ferramenta que infelizmente é ainda pouco utilizada em odontologia. Ele vai te ajudar a responder se vale a pena abrir, manter ou  ampliar um negócio.

mapaSaber elaborar um plano de negócios pode ser a chave para se ter um consultório de sucesso. Parece coisa boba, só números que não vão lhe dizer nada, mas no fim das contas você consegue antecipar problemas e quem sabe não os deixar acontecer. Outra ferramenta interessante pouco usada é o fluxo de caixa, também pouco usada pelos colegas.

Elaborar um plano de negócios pode evitar que seu rico dinheirinho economizado com muito sacrificio vá embora ralo abaixo, ou melhor cuspideira abaixo…

Ele vai lhe dar subsidios para decidir se vai ou não investir em determinado nicho, lugar, público específico , se vale a pena gastar x ou y na compra ou aluguel de um imóvel, quanto será necessário investir em equipamentos, marketing, RH etc.

Quando pensamos em montar um negócio, temos uma série de ideias que na verdade não passam de suposições, as vezes com fundamento as vezes não muito. Ai que reside o valor do plano de negócios, testar suposições quando elas ainda estão no papel, o máximo que você perderá é seu tempo.

Ver o consultório de um colega dando certo, indo de vento em polpa, nem sempre quer dizer que aquele modelo possa ser reproduzido exatamente igual e que lhe proporcione resultados também iguais. Esse é um dos erros mais cometidos por colegas dentistas.

Existem diversos modelos de plano de negócios e muitos deles podem ser baixados na internet, mas lembre-se:

  1. Uma idéia é diferente de oportunidade, por isso testar sua viabilidade no papel é uma ótima oportunidade de verificar se ela não é apenas uma ótima ideia e não uma oportunidade de negócio.
  2. Um modelo (de Plano de negócio) é só um modelo, você deve adaptá-lo a sua realidade.
  3. Fazer você mesmo o plano de negócio vai lhe dar segurança. Existem empresas que podem fazer diversas análises e montar seu plano de negócio, mas o importante é a participação integral e incondicional do dono do negócio.
  4. Levante dados consistentes, não viaje na maionese, como dizem por ai. Seja conservador em suas estimativas principamente as financeiras, o que vier a mais é lucro, como diz o ditado.
  5. Seja persistente, pois mesmo com o melhor dos planos de negócios, algumas coisas na prática podem não sair exatamente como no papel. Ser empreendedor é ter coragem e habilidade para mudar.
  6. Um bom plano não vai lhe eximir de ser bom tecnicamente. Se tiver um ótimo negócio e for um péssimo dentista, não será o plano de negócios que irá lhe salvar…
  7. O plano de negócios é uma ferramenta dinâmica e deve ser alterada sempre que algum dado novo aparecer e for relevante.
  8. Não mascare dados ruins que encontrar em suas pesquisas. Você quer enganar quem, você mesmo?
  9. Tenha coragem de encarar o desafio se ele se mostrar eficiente e de abandoná-lo e partir para outro se ele se mostrar um fracasso.

Uma boa dica é procurar um Coach, um profissional que pode lhe ajudar a descobrir pontos fortes de seu plano de negócio e também pontos fracos, O coaching para empreendedores pode diminuir o tempo para você conseguir melhores resultados.

Literatura sugerida

  • Qual o seu Negócio em Odontologia? A Pergunta que não pode ficar sem Resposta-Ricardo Lenzi

  • Geração de Modelos de Negócios em Odontologia – Tony Carreon

O SEBRAE também tem diversas dicas de como montar um plano de negócios, veja baixo algumas delas:

Referências:

  1. Biblioteca SEBRAE – Manual “Como elaborar um plano de negócios?”. Disponível em www.biblitecasebrae.com.br – Acesso em 04/09/10
  2. O que é um plano de negócios? : disponivel em http://www.sebraesp.com.br/faq/criacao_empresa/criacao_empresa/plano_negocios – Acesso em 04/09/10
  3. 20 dicas para montar um negócio de sucesso- Parte1, 2, 3 e 4 – Disponivel em http://www.focusconsultoria.com.br/blog acesso em 04/09/10
  4. Perguntas para uma boa idéia – Disponível em http://www.focusconsultoria.com.br/blog/artigos/perguntas-para-uma-boa-ideia -acessso em 04/09/10
  5. Coaching para empreendedores – Disponível em http://www.focusconsultoria.com.br/blog/coaching-para-empreendedores/coaching-para-empreendedores/ acesso em 04/02/2014

Para citar esse artigo :

Rocha, MAS – 9 dicas  para montar um plano de negócios em odontologia disponivel em https://www.marketingemodontologia.com.br/2010/09/9-dicas-para-montar-um-plano-de-negocios-em-odontologia.html Acesso em ….

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

5 Comments on “9 Dicas para montar um plano de negócios em odontologia”

  1. bom dia! estava procurando maketing e plano de negocio em odontologia na internet e caí nessa pagina… bem legal as dicas…teria algo para me passar mais concreto?? pq vou fazer meu tcc (estou no ultimo ano da graduação em odontologia) nessa area e como saímos da graduação sem base nenhuma de administração e acho que vou remar para desenvolver meu trabalho. Fiz curso do sebrae sobre plano de negocio mas acaba sendo muito superficial desenvolver um tcc com poca base… teria indcações de livros e artigos?

  2. Boa tarde

    Sou cirurgia dentista e gostaria de saber como devo proceder para montar um plano odontológico na minha cidade. O que preciso saber?? O que preciso, quais documentos necessarios????

  3. Ótimo post Marcos! Para profissionais que estão pensando iniciar seu próprio negócio e os que estão pensando em profissionalizá-lo o SEBRAE oferece inúmeros cursos gratuitos e voltados ao empreendedor como o Empretec-SP, que já possui uma vertente voltada para a saúde! Nós dentistas não aprendemos empreendedorismo na graduação, mas com as pancadas dentro de nossos consultórios. Os princípios sobre empreendedorismo são os mesmos para todos os negócios, basta adaptarmos a nossa realidade! Enquanto dentista reclamam de grandes redes de odontologia, e reclamam que seus consultórios estão vazios, não enxergam que as grandes redes enxergaram o que os dentistas deixaram! A culpa é toda nossa! As pessoas estão comprando carros, estão consumindo nos shoppings e pagando uma odontologia muito barata! A preço de banana, porque temos medo de dividir uma tratamento odontológico em 10, 20 vezes! Podemos aumentar os preços sim, e a viabilização é só um dos aspectos do empreendedor! Digo para todos os profissionais da área que um curso de empreendedorismo é indispensável! Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.