Marketing, ética, odontologia e internet

Caros colegas, a internet está ai para ajudar a gente, não para acabar com nossa profissão.

Fazer propaganda em qualquer canal de comunicação é válido, desde que seguidos os preceitos éticos…

O IMBRA começou errado e deu no que deu…

A propaganda, publicidade , divulgação em odontologia deve TEM QUE SEGUIR OS PRECEITOS ÉTICOS. Alguns colegas acham que isso é bobeira, o código de ética esta ultrapassado, etc etc etc.. E esses colegas acabam extrapolando, como o que vemos na propaganda abaixo:

Clareamento Dental Com Desconto na Internet
Clareamento Dental Com Desconto na Internet

Buscar alternativas criativas para divulgar seu peixe na internet é valido, mas não no Peixe Urbano.

No peixe Urbano não né!!!
No peixe Urbano não né!!!

O Peixe Urbano e outros sites de descontos são bem legais, mas o formato foge totalmente do que preconiza o nosso código de ética, segundo o CFO . Tem dúvidas? Baixe o código de ética que está em pdf e leia, principamente o capitulo XIX – da comunicação.

Bem infelizmente a partir de colegas que acham que tudo é viável, começamos a ver na mídia noticias  a respeito de odontologia como a mostrada na reportagem abaixo:

http://g1.globo.com/videos/bom-dia-brasil/v/clinicas-odontologicas-de-sao-paulo-apresentam-problemas-de-higiene/1341159/

Por isso, sugiro que se você for fazer uma propaganda siga os preceitos éticos e se ver alguem infringindo esses preceitos denuncie ao CRO de seu estado ou mesmo ao CFO. Precisamos nos conscientizar que para mudar nosso País o primeiro passo deve ser o nosso… E não esqueça as eleições estão chegando, Ética e política tem andado muito separadas últimamente, reflita também sobre isso…

E você o que acha da publicidade acima?

Abcs,

Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

13 Comments on “Marketing, ética, odontologia e internet”

  1. Oi Marcos…
    Bem como muitos descordo completamente tambem desses sites que vendem serviços na área da saúde, falo como fisioterapeuta pois não so a área de odontologia tem sofrido “boicotes”. E concordo que o primeiro passo deve ser o nosso pois acima de tudo temos que defender aquilo que acreditamos que é nosso trabalho.
    Estive dando tambem minha opnião no jornal da cidade onde moro Uberaba/MG no dia 01-02-2012 na parte do leitor tive deixando minha indignação sobre tal assunto.
    Abraços Marcos estou contigo e não abro mão.

  2. Marcos,

    Acho inviável colocar uma oferta da área odontológica em Sites de Compras Coletivas. Nem mesmo anúncios off line são recomendados.
    Represento o Peixe Urbano e sou proibida de procurar qualquer tratamento odontológico para ofertar. Em estética, somente procedimentos não invasivos.O que acontece é que muitas vezes somos comparados a outros sites aventureiros desprovidos de pesquisas e ética.

  3. Enquanto vcs dentistas, não tiverem um conselho que realmente fiscalize e puna os infratores isso passará a acontecer cada vez com mais frequência. O que acontece com um dentista que faz esse tipo de coisa? Nada, no máximo recebe uma advertência que também não serve para nada. O CRO de vcs é uma grande piada nesse aspecto.

    Vcs deveriam cobrar desse conselho um envolvimento maior. A IMBRA fez o que fez, tudo errado, propagandas irregulares, baseadas em preço ( o que segundo o código de ética de vcs não pode), enfim, tudo o que de errado poderia fazer. O que aconteceu? O CRO fez alguma coisa? Não, ela fechou por incompetência de gestão. Trocou de nome e está voltando no mercado novamente para ganhar mais dinheiro, enquanto isso, tem um monte de dentista largando a profissão por falta de oportunidade…

  4. Marcos,

    sou farmacêutico e professor da UFPR e concordo com você. Os sites de compras coletivas nao sao canais adequados para o “Marketing” de Servicos de Saúde, incluindo servicos odontológicos (mesmo que sob a alcunha de “tratamentos estéticos”).

    Entendo que o Peixe Urbano, por seu pioneirismo e lideranca, acabe sendo sinônimo de compras coletivas, mas acho que temos que denunciar e combater apenas os sites e profissionais que estao explorando essa interessante ferramenta de Marketing para promover inadequadamente a odontologia e outros servicos de saúde.

    O Peixe Urbano, pioneiro e líder no mercado de compras coletivas, jamais anunciou servicos odontológicos no seu website.

    deixo o meu email para contato: martino.andrade@gmail.com

    abracos.

  5. Ótimo post Marcos! Eu acho importante seguir o código de ética, mas creio que o CRO deveria revê-lo. A internet chegou pra ficar e um código de ética mais atualizado, que compreende este meio, poderá ser mais facilmente seguido. É preciso ter entendimento entre as partes, ou será que adianta criar códigos e leis que os dentistas não seguem? Obs: o capítulo do código de ética que trata da comunicação é o XIV. Abraço!

  6. Eu vi num site destes de descont, que compraram mais de 500 clareamentos. Como faz, quando essas pessoas que compraram chegam na clínica e não estão coma boca preparada para receber um Clareamento?? Parabén pelo Post! Abs

    1. Pois é Luiz Rodolfo, essa é a pergunta que também me faço: #comofaz?
      Gostaria que algum colega que utiliza essa “estrategia de marketing” mostrasse como e por que fazer algo que banaliza nossa profissão..
      Obrigado pela sua visita e comentário.
      Abcs
      Marcos Rocha

  7. Na minha opinião é impossível combater este tipo de publicidade na internet, e aumenta todos os dias. Em Portugal quase todos os sites de clínicas dentárias colocam promoções, tratamentos grátis, tabelas de preços. Parece que no Brasil o fenomeno está aumentando, principalmente nas grandes redes de anúncios, como o adsense e outros, mas não só, nas redes sociais (Twitter e Facebook) também já há muita propaganda e divulgação de serviços, preços e as tais promoções (até sorteio de clareamento dentário já se viu no Twitter!)

    Abs

    1. É JV, cada mercado é um mercado. Não conheço Portugal, mas por exemplo os EUA se compra gel de clareamento, moldeiras, espelhos, exploradores, e baixa rotação descartaveis em supermercado. Por isso vou entender que eles são um País atrasado? Lógico que não né.
      Na India os dentistas atendem na calçada.Vamos começar com essa prática? Lógico que não.
      E ai o que é certo e o que é errado? Sinceramente eu digo , depende.
      Porém no Brasil, certo ou errado, atrasado ou não temos um Código de ética em nossa profissão. Quem não o quiser cumprir tem duas possibiidades, mudar de profissão ou de País.
      Obrigado pelo seu comentário.
      Abcs
      Marcos Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.