O que você pode aprender com a apple?

Steve Jobs


Tudo começou com um iPod nano, que pra mim era só um Walkman melhorado e levinho, se é que alguém ainda lembra o que era o tal “Walkman”.  😉
Usava pra dar uma corridinha e era legal poder ter minhas músicas prediletas em listas organizadas por atividades, por exemplo, “corridas”.. Ai veio um técnico da telefônica ajustar o speed e parece que gostou tanto de meu ipod que resolveu levá-lo,  digamos, “emprestado”…
Depois da raiva passar comprei outro e passei a ter mais cuidado com técnicos do speed da telefonica.
Entrei no mestrado e ao tentar desenvolver meu projeto de pesquisa me deparei com dificuldades na escolha do software que conseguisse realizar o que eu queria.. Entao ouvi falar de um software maravilhoso, que fazia tudo e mais um pouco do que eu precisava e ainda por cima era “open source”, ou seja Free, só tinha um pequeno detalhe: só rodava em um macbook…

Steve Jobs
Steve Jobs Fundador da Apple

Desesperos a parte, la fui comprar um macbook pro..o coisinha dificil, não tinha tecla print screen, apagar uma palavra era estranho, e como diabos eu ia ler meus arquivos do word, excell, montar aulas no powerpoint e tudo mais que eu havia acumulado em anos de experiência com o velho windows? No inicio quase pensei em usá-lo estritamente para a tese e ponto final…
O primeiro pau apareceu quando quis utilizar um hd externo que havia comprado  junto com o macbook pro pra salvar as imagens e tudo mais da tese, como quase tudo na vida ele (o HD) era plug in play.. Liguei no mac e nada aconteceu, liguei no meu outro lap, um pc, e ele funcionou de primeira.. Comecei a desconfiar daquele computador metálico, achei que a tal maça poderia estar podre…

Conversando e fucando descobri que o tal HD estava formatado para o padrao PC (windows) e com a ajuda de um professor “macmaniaco” conseguimos re-formatá-lo no padrao mac, mas ai veio a surpresa, ele comecou a funcionar tanto no Mac como no Windows..

HD externo instalado, o próprio mac fazia backups automáticos de uma forma impressionante e eficaz, mas ninguém nunca quer testar ou precisar de backups, backups são para os outros, são para os fracos, como diz um amigo…ou talvez não!!!!

Um dia minha mala com o macbook pro virou e ele caiu de quina no chão, aparentemente não havia ocasionado nenhum problema além do amassado na quina do coitadinho, no mesmo dia mais tarde o mac comecou a travar, fiquei desesperado pois toda minha tese e diversas imagens estavam dentro daquela maça… comecei a ligar e desligar o mac (o famoso boot do windows) e nada dele voltar a respirar…

A noite já no auge do desespero e com manual na mão tive que formatar e re-instalar tudo…bem tinha backup dos arquivos, estava tudo ok.. mas teria que instalar todos os sofwares como word , excel e mais uma pancada deles que já havia me acostumado a usar…

Após a formatação e re-instalação do sistema operacional, o mac pegunta a linguagem, pais, fuso horário , etc e a última pergunta que ele faz: “Você já e um usuário de mac?” Caso positivo ele te pede para inserir o disco de backup, ok.. até ai tudo bem, pensei ele vai recuperar meus arquivos, imagens etc e jogar tudo numa pasta e eu que me vire.. para minha surpresa ele nao só restaurou os arquivos mas restaurou todo o computador, programas, configuracoes inclusive as preferências do mouse.. UAL… Ok  Steve Jobs , você venceu.. Fiquei pasmo…

Mas afinal o que tudo isso tem a ver com marketing, com odontologia , com o seu consultório?

O Relato que você acabou de ler acima descreve algo que sempre falamos sobre superar as expectativas do cliente

 

iPad da Apple - O tablet do momento
iPad da Apple - O tablet do momento

Não só me apaixonei pelo mac, como daquele dia em diante tenho tentado migrar minha vida digital para ele. Agora a familia apple foi ampliada e possuo além do velho e bom Ipod , o Macbook Pró e um iPad, o famoso tablet que transpira novidade, intuitividade, interatividade e muitos mais “ades” que você lembrar e quiser adjetivá-lo…

Ter um cliente em seu consultório que espera “x e recebe “3x” com certeza vai lhe proporcionar retornos financeiros que você jamais sonharia.. exceda a expectativas de seus clientes, supreenda-os, faça-os felizes, nao venda isso, entregue sem vender, DÊ.. O retorno virá, as vezes mais rápido , as vezes mais devagar, mas acredite ele virá. Alguns colegas que converso e que me mandam e-mail dizem que isso é balela, que se o cliente for “somente bem atendido’ já será cativado e voltará quando precisar.. E que tal fazer ele voltar quando não precisar? Fazer ele te indicar aos amigos? Isso só acontece quando se supera as expectativas quando se encanta o cliente literalmente. O marketing pode lhe ajudar em um monte de coisas, mas somente se você mesmo começar a se ajudar.

Então fica a dica, aprenda com o Steve Jobs e a Apple como criar necessidades em clientes potenciais que nem mesmo sabem que precisam do que você está vendendo..

Uma dica de leitura é o livro  A cabeça de Steve Jobs

Um forte Abraço,

Marcos Rocha

Escrito via iPad


Atualização em 06/09/2011.

Ontem tive a infelicidade de escutar a noticia da morte de Steve Jobs. Realmente, foi uma das poucas pessoas que mesmo sem conhecer eu lamentei pela sua morte. O cara era um gênio e vai deixar um grande vazio na atualidade. Ele conseguiu inventar produtos que a gente nem sabia que precisava. Ele não acreditava em pesquisas de mercado, pois elas nao funcionariam para seus produtos, pois os consumidores nem sabiam que teriam a necessidade dos produtos que ele lancaria. Ele lançava com a cara e com a coragem e assumia os riscos de ganhar muito ou perder tudo. Fica aqui a minha pequena homenagem a um cara que a uns poucos anos atrás eu nem sabia que existia e hoje, com suas “invençionices” faz parte de meu dia-a-dia.  Valeu Jobs e obrigado por tudo que deixou de legado..

Marcos Rocha

Post atualizado em um MAC BOOk Pró

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

7 Comments on “O que você pode aprender com a apple?”

  1. Ótimo post. Pensar na Apple é pensar em qualidade, li o livro “A Cabeça de Steve Jobs” há um tempo e recomendo muito. O estudo e conhecimento das mais diversas áreas só faz ampliar a visão que possuímos. Sempre que consigo procurar arrumar livros tipo este e ler.

  2. Excelente Post! Os produtos da maçã são realmente incríveis e compartilho da mesma opinião. Qualidade, é qualidade. Se vc cobrar por isso, as pessoas vão percebe-la.
    Eu acho que muita gente que reclama, na verdade não quer oferecer um trabalho de qualidade. Pois da muito trabalho! E ao fazer um pequeno esforço, já espera grandes resultados.
    Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.