Dia do dentista, entidades de classe e o anti marketing

Recebi um email que acredito ser no minimo estranho por ter sido enviado pelo CFO ( Conselho Federal de Odontologia) com apoio da principais entidades de classe de odontologia do Brasil, como ABO, ABCD, FIO e FNO.

O titulo do email:

Entidades Nacionais Odontológicas convidam a categoria para paralisação em prol da valorização da saúde bucal da população brasileira (não recebeu o email? clique aqui e leia a integra)

A dita “campanha pela valorização da saúde bucal” tem ainda imagem abaixo estampada na sua página.

Campanha de valorização da saúde bucal? como asim Bial?

Vamos combinar uma coisa, se você em seu consultório ACEITOU atender pacientes de convênios, não é paralisando um dia esse atendimento que vai deixar os convênios preocupados, concorda? Alías eles nem vão sentir isso, quem vai sentir, se sentir, vai ser o SEU  PACIENTE e isso eu não acredito ser uma medida muito inteligente. Você vai prejudicar a pessoa que esta usando o convênio, que você aceitou atender previamente por não concordar com os valores (que você estava ciente ) que esta recebendo pelos procedimentos? Um caminho meio burro, em meu modo de ver.

Vamos lá : Quer protestar ? Não concorda com os valores? Eles já não estão sendo bons para você e seu consultório? (veja que um dia eles foram, pois você aceitou de livre e espontânea vontade aceitá-los em seu consultório), quer uma sugestão: PARE DE ATENDER OS CONVÊNIOS, ou ao menos os que te pagam mal. Pronto, bela forma de protesto. Mas protestar contra os planos, prejudicando os pacientes, é o que chamo de anti-marketing ou marketing burro.

Se pudesse sugerir uma  real campanha pela valorização da saúde bucal às nossas entidades de classe, eu diria que na semana do dia do dentista ou em todo o mês de outubro fizessem campanhas publicitárias lembrando a importância da visita ao dentista, ou atacassem as operadoras de convênio com medidas mais eficazes que protestos vazios de um só dia.

Fica aqui a minha dica e que no próximo dia 25 de outubro, você, ao atender o seu paciente (tanto o de convênio como o particular)  seja lembrado e parabenizado pela bela profissão que escolheu pois levar sorrisos a todos é algo muito prazeroso.

Parabéns a todos os colegas pelo dia 25 de outubro e um forte abraço,

Marcos Rocha


Sugiro os dois excelentes texto do Vitor Ribeiro no Portal Odontosites

Convênio ou particular? – Parte 1

Convênio ou particular? – Parte 2

Atualização em 12/01/12 : se você atende convênios, sugiro que acompanhe o novo blog criado pelo Vitor Ribeiro: http://atendoconvenios.wordpress.com/ que promete tratar questões bem interessantes sobre o tema. Vai lá, confere e depois me conta o que achou, ok?

Abcs

Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

11 Comments on “Dia do dentista, entidades de classe e o anti marketing”

  1. Concordo plenamente! Parabéns pelo ótimo site, sou dentista, Implantodontista e formado em Propaganda e Marketing. Acabo de conhecer e estou impressionado, muito legal a forma que abordam os temas com linguagem de fácil compreensão para o C-D.

  2. Sou Cirurgiã-dentista há mais de trinta anos e nunca me submeti às exigências e preços aviltantes dos convênios odontológicos . Vivo do meu trabalho, da minha profissão, no consultório, nunca também tive nenhum emprego. Hoje atendo um Convênio, que é o que atende especificamente os pastores da Igreja Universal, funcionários da Igreja, da TV e Radio da Igreja, por uma questão de simpatia com estes clientes, mas reconheço que os valores pagos não são justos e ajo como se estivesse lhes oferecendo um grande desconto sobre os preços do meu serviço que, diga-se de passagem é igual ao que ofereço aos meus clientes particulares.E se eu não quiser mais atendê-los é só me descredenciar, e não faltará quem os atenda mesmo reclamando dos preços e muitas vezes oferecendo serviço de má qualidade o que só depõe contra a nossa profissão e não muda nada no contexto geral.
    Por outro lado eu sei que existe uma Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos ( CNCC), formada pela entidades de classe : CFO, ABO, Federação Nacional dos Odontologistas, Federação Interestadual dos Odontologistas, que tem como missão cuidar dos interesses da Odontologia e dos seus profissionais no mais amplo sentido da palavra. E que ela depois de muito trabalho e estudos elaborou uma tabela nacional de valores referenciais para convenios e credenciamentos ( TNCC, hoje chamada VRPO – Tabela de Valores referenciais para Procedimentos Odontológicos) . E mais, ela foi regionalizada para respeitar a realidade sócio-econômica de cada região. Mas a coisa mais interessante é que os Conselhos não a divulgam e não fazem por onde ela ser respeitada. Porquê? Onde está a comissão?Ela não sabe do que acontece entre credenciados e operadoras?
    Eu sou contra a paralização, os clientes não têm nada a ver com isto porque para terem o atendimento êles precisam estar em dia com as mensalidades :êles já pagaram e têm o direito de ser bem atendidos.
    Nós somos os “Doutores”, nós temos a obrigação de ter consciência e discernimento para não causar prejuízos para as pessoas.

    1. Puxa Marlene, realmente so tenho que agradecer o seu comentário.
      Sou da mesma opinião e concordo em gênero, número e grau.
      Infelizmente no Brasil temos muita comissão para elaborar coisas que nunca saem do papel para a prática, principalmente quando trazem reais beneficios.
      Mais uma vez obrigado pelo seu pertinente comentário.
      Abcs
      Marcos Rocha

  3. O pior dessa situação toda é a discordância pública gera cisão da classe, fraqueza… as incursões dos conselhos e sindicatos são tão pontuais que parecem até intromissões. Eles tratam de uma foma que só transparece como ignoram a nossa rotina e a relação que mantemos com as operadoras. E por fim, que dia mal escolhido ao invés de festejados seremos execrados e no dia 26 quando o nosso dia passar só nos restará justificar a atitude inconsequente e infundada.
    SOU A FAVOR DO RESPEITO PROFISSIONAL, DA INTERAÇÃO DO DENTISTA COM O SEU MERCADO DE TRABALHO, DA REVISÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA ODONTOLÓGICA E DA VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL.
    SOU TERMINANTEMENTE CONTRA AS INCURSÕES INFANTIS DOS CONSELHOS E SINDICATOS COM SUAS ABORDAGENS SUPERFICIAIS E POUCO DISCUTIDAS COM A CLASSE.

  4. Concordo. eu tento explicar coisas como essas em meu Blog também. Precisamos de propostas concretas. O que queremos com a paralisação? Melhores tabelas? Menos glosas? Os conselhos, sindicatos e etc deveriam se organizar e definir o que a classe odontológica quer dos convênios. Caso eles se recusem a conversar, aí sim tomar medidas de paralisação, como os médicos estão fazendo. Não adianta nada parar um dia, do nada e dia seguinte volta tudo ao normal. Parabéns pelo Post! Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.