Acabou o ano, hora de fazer o balanço!

Bem esse ano foi corrido, muitas atividades e poucos posts por aqui. :(

Essa semana, depois do natal, comecei a fazer um balanço de 2012 e você já fez o seu?

Então vai conta pra gente :

  • Como ficou a sua carteira de pacientes, mais rica ou mais pobre?
  • E os seus rendimentos?
  • E seus funcionários, como terminam o ano? Felizes, satisfeitos, doidos para que chegue 2012 para começar tudo de novo?Balanço anual
  • Em termos percentuais o que você conseguiu melhorar no seus índices:
  • Financeiros?
  • satisfação dos pacientes?
  • número de pacientes?
  • lucratividade?
  • retorno do investimento?
  • Seu saldo bancário no dia 31/12/2010 estava maior ou menor?
  • E seus investimentos, você os tem né?
  • E no consultório o que você implantou de novidades que deu super certo e também o que deu super errado?
  • E o mais importante: seus pacientes estão encantados com seus serviços, seu atendimento, sua equipe?
  • Sabe chegar no fim do ano com a sensação de dever cumprido é legal, mas chegar com a sensação de dever muito bem cumprido  é muito melhor.
    Fazer um balanço anual é a melhor maneira de acertar no próximo ano. Corrigir a rota ou melhorar o que já está ótimo deve ser sua meta SEMPRE.
    Após colocar no papel os dados do ano anterior, faça um balanço racional de tudo de bom e ruim e aconteceu. Seja imparcial, coloque o dedo na ferida, aponte culpados (as vezes o espelho te indica o verdadeiro culpado!)… Corte na carne, seja sincero e com certeza seu negócio vai ganhar e muito no próximo ano.
    Crie o hábito de anotar esses dados e vá fazendo estudos comparativos a cada fim de ano. Veja o que melhorou, veja onde mais você cresceu e onde perdeu terreno. Não se acomode. Mude, quebre paradigmas. Como diz o ditado: ” levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”… Mas o principal: não se engane. Se a coisa tá ruim, vou te contar um segredo: ELA PODE FICAR PIOR… Não sente em cima de seus problemas, ou faça com o avestruz que escondendo a cara em buraco acredita que o problema irá sumir.. Olha, ele até pode sumir temporariamente (de sua vista), mas depois vem com mais força e ai pode já ser tarde para encontrar uma solução. Corra atrás agora, não fica esperando o carnaval acabar para ver se os pacientes voltam.. isso é puro suicídio!
    Enfim, foi bom ter você por aqui esse ano, peço desculpas pela minha pouca participação em 2011, o blog ficou meio de lado, mas foi por motivos nobres [ao menos pra mim :) ], ano que vem a partir de março a coisa vai dar uma aliviada e aí volto com força total, pelo menos é o que espero…
    Seria bem legal você compartilhar conosco o que você fez em 2011 que foi legal e o que não foi tão legal assim ( bate na madeira 3 x).
    Desejo a você um excelente ano novo, com muita paz, amor e pacientes em seu consultório..
    Um forte abraço e até ano que vem neste mesmo bat espaço, neste mesmo bat local.
    Marcos Rocha

    © Marcos Rocha - Quer publicar este post em seu blog, Jornal ou boletim? Sem problemas. Só não se esqueça de colocar um link apontando para www.marketingemodontologia.com.br e os créditos para o autor. Se possivel nos avise.


    Precisando melhorar os seus resultados e definir melhor seus objetivos? Clique aqui e conheça nosso serviço de Coaching especialmente desenvolvido para Dentistas.


    Quer melhorar o movimento e a gestão do seu consultório?Clique aqui e conheça nosso serviço de Consultoria em Marketing e Gestão para Área da Saúde.


    Se você gostou deste Artigo deixe um comentário ou utilize o formulário abaixo para assinar gratuitamente e receber novos artigos em seu email e ainda ganhe o ebook "Manual para criar cartas personalizadas para seus pacientes".

    Assine nosso Boletim Gratuitamente

    * Necessário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>