Bem dando prosseguimento ao artigo anterior 3 ações que podem melhorar o movimento em seu consultório – Parte 1, agora falaremos de ações a serem tomadas com sua equipe.Vamos lá.
2. Ações para sua equipe
De nada adianta divulgar seu consultório se quando o paciente (novo ou antigo) chega em seu consultório observa um ambiente caótico. Ninguém sabe de nada, a agenda está com horários trocados, existe mal humor no ar, burburinho na recepção, gente sem uniforme ou uniformes sujos.
Abaixo listo três funções que dependendo do tamanho de sua estrutura poderão ser necessárias
- Utilize sua secretária como uma arma: Veja que armas podem tanto lhe proteger como lhe matar. Uma secretária ou recepcionista deve sempre além de atender bem seu paciente tanto no telefone como pessoalmente estar jogando do seu lado. Imagine uma secretária que você está com atraso em seu atendimento e o próximo paciente na sala de espera começa a ficar “impaciente” e ela ao inves iniciar uma conversa para descontrair ou oferecer uma água, etc, dá enfase a qualquer reclamação que o paciente faz. Isso pode ser levado também em consideração no caso de reclamações diretas sobre qualquer assunto de sua clínica. Ter uma boa colaboradora no atendimento ao público é um ótimo investimento
- ASB/TSB: Ter uma auxiliar é importante e na maioria das vezes facilita o serviço e agiliza o atendimento. Essa é a razão de se ter um auxiliar, ou seja, lhe auxiliar. Ter alguem na equipe que não ajuda e ainda causa transtornos é algo que você deve fugir. Lembro sempre que a pessoa para tratar com pacientes ( principalmente os seus) deve ter algumas qualidades e você deve ficar atendo a isso desde o momento da contratação. Ok, quando contratou não deu para ver alguns defeitos que estão prejudicando o bom andamento do serviço? Quer um conselho de amigo? MANDA EMBORA! #prontofalei.
- Administração/Gestão de seu negócio: Seu negócio tá bombando, tem paciente saindo pelo ladrão? Ual que legal hem! Então isso quer dizer que você esta trabalhando muito e como sabemos, nós dentistas vivemos de horas de mocho. Logo não dá para fazer duas coisas ao mesmo tempo, ou seja, biturar dente e administrar um negócio que está bombando. Se você insistir em fazer os dois, alguma coisa não vai ser muito bem feita, concorda? Então sugiro que você contrate alguum ser vivo que possa lhe ajudar a administrar seu negócio. Encarar seu consultório como um negócio já é um grande passo. Mas quem contratar? Bem procure alguem com nocções administrativas, pode ser até mesmo um aluno de um curso técnico do ensino médio, formado ou se formando em adminstração ou contabilidade. Você ficará surpreso com o que essa pessoa poderá lhe ajudar a organizar e liberar mais tempo para você cuidar do mais importante, a parte técnica de sua clínica ou consultório.
- Serviço de manobrista: Nos grandes centros estacionar está virando um suplício. Se seu consultório está em um local que é dificil estacionar, um manobrista pode ser uma solução que vai lhe trazer beneficios a médio prazo. Avalie a necessidade e faça um teste.
Bem no próximo artigo vamos falar sobre ações que você, nobre colega cirurgião dentista, deve tomar e ajudar a melhorar o movimento em seu consultório de odontologia.
Forte abraço e até o próximo artigo
Marcos Rocha
CONTINUA EM : 3 ações que podem melhorar o movimento em seu consultório – Parte 3
Adorei as dicas e gostaria de receber novos informativos. Sou odontopediatra em SP.
Obrigada
Que bom que gostou.
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Abcs
Marcos Rocha