3 ações que podem melhorar o movimento em seu consultório – Parte 1

ações de marketing

Bem Outubro é o mês do Dentista e para comemorar  desde o dia primeiro temos diversos novos artigos que tem por finalidade melhorar o seu desempenho na profissão. Veja alguns dos temas anteriores:

Uma das grandes questões que afligem o dentista é (e sempre será):

Como aumentar o movimento e o faturamento em meu consultório de odontologia?

Para tentar responder, ou ao menos dar umas dicas de como conseguir melhorar em alguns dígitos o seu movimento e consequentemente  o seu faturamento resolvi elaborar esses passos. Eles serão divididos em quantos posts forem necessários e ao fim de cada post haverá um link para a continuação do mesmo. Espero que você se inspire com essas dicas, que estão longe de ser um “GUIA PARA GANHAR DINHEIRO FÁCIL EM ODONTOLOGIA“, como alguns colegas devem estar procurando no Google e acabaram caindo neste humilde blog. Sinto informar-lhe: ISSO NÃO EXISTE.

Tem um antigo ditado popular que diz:

“O único lugar onde dinheiro vem antes de trabalho é no dicionário!”

Bem dito isso vamos a nossos passos:

1. Ações de Marketing


Isso parece meio óbvio, certo? Sim eu sei, mas quantos de vocês que estão lendo esse post está neste momento divulgando seu consultório de odontologia ou seus serviços?

ações de marketingO investimento em divulgação deve ser algo constante. Separe uma porcentagem de seu faturamento mensal e reserve para divulgar seu negócio. Algumas ações listadas abaixo sairão “de grátis“, mas em algumas você terá que desembolsar algum dinheiro. Encare como investimento e não como despesa. As vezes o resultado não aparece imediatamente e tendemos a desacreditar, mas tente insistir por pelo menos seis meses em uma estratégia. Acerte arestas, melhore quando necessário e até mude algo, mas não desista facilmente. Tente mensurar resultados antes e depois das ações.

Para divulgar seus serviços você poderá usar um monte de recursos, inclusive gratuitos. Quer uns exemplos?

  1. Redes sociais: A febre do momento são as redes sociais, ter um perfil de sua clínica nestas redes pode ser uma boa opção. Tem que haver um pouco de cuidado para não ser inconveniente. Criar uma cultura corporativa para as redes sociais de sua clínica é o primordial. Evite entrar com o perfil de sua clínica e se envolver em questões pessoais que possam lhe colocar em situações delicadas. Lembre-se se o perfil é de sua empresa, deve ser tratado de forma impessoal.
  2. Jornais de bairro: fazer anúncios de longo prazo em jornais de bairro pode ser um solução para aparecer. Melhor ainda se junto destes anúncios, na mesma edição você conseguir inserir uma reportagem sobre saúde bucal, um novo tratamento que implantou em sua clínica ou consultório, uma nota sobre uma apresentação de trabalho em congresso, etc. Isso tudo é válido. Sempre tendo cuidado com o código de ética de nossa profissão.
  3. Quadro de avisos internos: É importante ter um quadro com as principais novidades da odontologia e de sua própria clínica em uma posição estratégica de sua clínica. Lá você pode colocar fotos em congressos, reportagens sobre saúde bucal, trabalhos que você apresentou e tudo que possa ser relevante para mostrar a seu paciente que você está “antenado” . Isso criar em seu paciente uma boa imagem e que com certeza ele irá divulgar gratuitamente para você.
  4. Folders: Uma opção que nem sempre é muito barata, mas que pode surtir um bom efeito é criar um material gráfico de qualidade. Esse folder dever ser bem feito e pode ser enviado a seus pacientes pelo correio ou distribuído internamente aos pacientes que frequentam seu consultório. Essa medida em alguns momentos acaba por trazer novos pacientes para sua clínica ou consultório.
  5. Incentive o boca a boca: Converse abertamente com seus pacientes e de uma maneira amena tente estimular que eles lhe indiquem pacientes. Se ele está gostando de seus serviços, por que não lhe indicar?
  6. Utilize telemarketing o telefone: Crie um bom texto, e instrua sua secretária ou recepcionista para ligar para seus pacientes que não estão em tratamento atualmente, convidando-os para um check-up gratuito ou para demonstrar uma nova tecnologia adquirida em um último congresso ou curso, ou simplesmente para uma consulta de retorno, ou para conhecer suas novas instalações… seja criativo e treine bastante a pessoa que estará com o fone na mão, mas evitar desperdiçar esse importante aliado que é o telefone e queimar seu filme. E se você me disser que não tá com tempo, eu posso inferir que tem muito movimento, um bom faturamento, logo pode contratar alguém capaz de fazer esse serviço para você correto?
  7. Email e mala direta: Faça o mesmo do tópico acima utilizando o velho e bom correio ou o e-mail. Tome sempre cuidado com o português.Você poderá do artigo sobre cartas personalizadas escrito anteriormente. E se você não sabe criar cartas personalizadas, assine nosso boletim por e-mail que lhe envio um pequeno manual para lhe ajudar. Quer assinar? Clique aqui

Na segunda parte desta série falaremos sobre ações para sua equipe, aguarde!

Forte abraço,

Marcos Rocha – Acreditando em seu sucesso

 

CONTINUA EM :

3 ações que podem melhorar o movimento em seu consultório – Parte 2

About Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior, Personal & Professional Coach, Membro da Sociedade Brasileira de Coach.

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4 Comments on “3 ações que podem melhorar o movimento em seu consultório – Parte 1”

  1. Bom dia Marcos!
    Esse é o primeiro post que li de seu website e adorei, me deu animo a investir tempo e dinheirinho nestas ferramentas de marketing sugeridas.

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