Criando cartas personalizadas para seus pacientes

cartas personalizadasUma das grandes dúvidas dos dentistas é como enviar correspondência personalizada a seus pacientes.

Que tipo de carta você prefere receber , veja os dois exemplos abaixo:

Modelo 1:

SP, 25 de outubro de 2012.

Olá  Marcos Rocha,

Gostaria de lhe dar os parabéns pelo seu aniversário.

Aproveite seu dia e que muitos sorrisos lhe sejam proporcionados.

Dr. Fulano de Tal – Cirurgião dentista

Modelo 2:

SP, outubro 12

Caro Cliente,

Parabéns pelo seu aniversário e muitas felicidades

Dr. Fulano de Tal – Cirurgião dentista

Eu particularmente prefiro e dou mais atenção à correspondências que tem o meu nome grafado e não somente um “Caro” ou “Prezado”,  e você?

Criando cartas personalizadas matadoras (no bom sentido é claro!)

Enfim,  fazer uma carta de retorno, aniversário, natal , halowen, dia dos pais , das mães, da mulher e assim sucessivamente com informações personalizadas com certeza pode lhe render uns pontos com seu cliente/paciente. Com certeza ele irá se lembrar de você com mais facilidade. Isso gera relacionamento, fidelização e o melhor sem gastar rios de dinheiro. (vide artigos sobre marketing de relacionamento)

Mas alguns cuidados devem ser tomados:

  • Personalizar de forma correta os campos de gênero (M/F) – Fuja de furos do tipo:  “Caro Juliana Silva”
  • Cartões de felicitações de datas específicas como dia da Mulher ou dias das mães não devem ser destinados a homens ou mulheres sem filhos!
  • Ter um banco de dados atualizado e que funcione e não um “bando de dados”
  • Criar uma rotina de envio e não algo esporádico, do tipo: “um mês sim, oito não“.. Isso pode lhe gerar desconforto ao ter pacientes de um mesmo grupo social ou familiar, onde um recebe por exemplo um cartão de aniversário e outro não!
  • Retirar de sua lista Pacientes que faleceram!
  • Erros de português
  • Datas furadas ( cartão de aniversário em data errada por exemplo!)

Esses são apenas alguns do principais cuidados.

Atualmente os principais programas de Gerenciamento de consultório de odontologia já fornecem modelos de cartas padronizadas e que você também pode personalizar. Mas se você quer fazer uma carta com dados personalizados como a mostrada no modelo 1 e não tem um programa odontológico, pode utilizar uma planilha de dados, como o excell como banco de dados e um programa de editoração eletronica como o Word, ambos da Microsoft e fazer um montão de cartas bem legais e com textos personalizados. Esses dois programas juntos podem inclusive lhe ajudar a gerar as etiquetas de endereçamento ou envelopes já com os endereços de seus pacientes. Da uma fuçada pesquisada na internet que com certeza você encontra um monte de tutoriais sobre o assunto!

Ah uma última dica:

Dê um toque pessoal a sua comunicação com seus pacientes, procure assinar de próprio punho as cartas e não colocar o seu nome no fim impresso … isso é legal!!

Boa sorte.

Marcos Rocha – de dedos cruzados para o seu sucesso!


capa_manual_correspondencia_mini1Ps. Se você não sabe criar cartas personalizadas,
assine nosso boletim por e-mail que lhe envio um
pequeno manual para lhe ajudar nesta tarefa .
Quer assinar? Clique aqui

 

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

15 Comments on “Criando cartas personalizadas para seus pacientes”

  1. gostaria de saber como faço para enviar um relatorio pra uns pacienytes que estao sem contatos e inativos no sistema da clinica

  2. Trabalho a pouco tempo em um consultorio odontologico e buscando no google por maiores elementos para melhorar meu atendimento, encontrei o seu blog, meus parabens Marcos, mesmo nao sendo dentista, tenho levado esse conteudo gratificante para meu dia-a-dia. Sucesso.

  3. Caro colega,o seu bom humor me contagia e me dá forças para seguir em frente em nossa profissão que em outros tempos já foi mais glamurosa e menos mercantilizada.

  4. Descobri seu blog a alguns minutos e estou completamente maravilhada , parabéns.
    Os temas abordados são bem pertinentes e claro muito bem escrito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.