Usando o Facebook em odontologia de forma efetiva

Muito já se falou sobre mídias sociais e muito ainda vai ser falado. Elas vieram para ficar, Google+, Facebook, Twitter estão entre as principais, com destaque para o Facebook disparado com certeza, hoje trataremos deste especificamente.

facebook do blog

Utilizar mídias sociais requer alguns cuidados básicos mas que alguns colegas ainda estão desprezando. Já em agosto de 2010, ou seja, exatamente três anos atrás eu ja falava sobre alguns cuidados nas redes sociais, veja abaixo:

“Uma coisa que é importante tanto nas redes sociais como em blogs ou sites de seu consultório é você separar o que é pessoal e o que é “corporativo”.. Sim isso mesmo, separe seu negócio de sua imagem pessoal…Isso vai lhe poupar um monte de aborrecimentos.” clique aqui Leia o artigo completo

De lá pra cá a coisa mudou bastante,  as redes sociais se aperfeiçoaram. Hoje já temos anúncios pagos no Facebook e o Twiiter tenta arranjar um jeito de também emplacar os seus. As pessoas estão mais acostumadas com essas redes sociais e tudo não é tão novidade. Difícil agora é quem não tenha um perfil pessoal no Facebook,  que no Brasil já conta com cerca de 76 milhões usuários segundo números divulgados pela própria empresa em 30 de junho de 2013. Quem não tem um “Face” é como se não existisse para algumas pessoas. É interessante ver a cara dos mais jovens quando alguém lhes diz que não tem um facebook… Enfim, acredito que essa mídia deu tão certo por focar em algo que as pessoas adoram e é inerente do ser humano. Não, não estou falando de fofoca! 🙂

O ser humano é um ser social, sociável e é de sua natureza se manter próximo e em contato com gente. Foi assim que nossa espécie conseguiu destaque no processo de evolução por aqui. Mas atualmente todos estão muito ocupados, ao menos nos grandes centros, e existem muita dificuldade de se encontrar pessoalmente. Bazinga! Surge o Facebook e todos os seus problemas estão resolvidos, pelo menos para alguns.

Como em todos sistema social, algumas regras devem ser seguidas, utilize duas regrinhas básicas para você ter uma convivência mais harmoniosa e por que não dizer produtiva com essa nova tecnologia que pode e deve ser usada como uma ferramenta de marketing:

Regra básica número 1:

Separe o seu perfil pessoal de sua fanpage. Não sabe qual a diferença? Leia a regra número 2

Regra básica número 2:

Pessoas tem perfil , empresas devem ter FANPAGES, logo seu consultório deve ter uma FANPAGE e não um perfil. Pronto, agora você já sabe, logo se seu consultório tem um perfil e não uma fanpage você já está perdendo um monte de possibilidades legais, sabia?  No próximo post vamos detalhar algumas das vantagens de se ter uma fanpage ao invés de um perfil para seu consultório e como fazer isso de forma simples. Não sabe como fazer uma fanpage? A gente também vai falar sobre isso no próximo post, aguarde!

Então vamos reforçar para fixar:

os Perfis Pessoais são destinados a pessoas físicas, pessoas como você. Neles para adicionar um amigo, é preciso haver aceitação mútua, já as páginas empresariais do Facebook ou fanpages devem ser utilizados como um espaço corporativo e nelas qualquer pessoa pode se tornar um fã ( de sua marca, site, consultório, loja etc) , sem necessidade de aprovação por parte de um administrador ou dono da fanpage, é só clicar no botão curtir e pronto a pessoa vira sua , simples assim.

Quanto custa ter uma fanpage de meu consultório?

A criação de uma fanpage no Facebook é um recurso totalmente gratuito, mas  exige bastante dedicação para conquistar um número de fãs suficiente para fortalecer a sua marca em odontologia.

O que postar em uma fanpage?

Os assuntos para uma fanpage do seu consultório devem ser relevantes para seus pacientes, devem trazer boas dicas de saúde bucal, mas não ser um espaço maçante que somente fale de “escovação e fio dental” 100% do tempo.  Fale sobre cultura, noticias interessantes, dicas de saúde em geral, motivação, mesclando com dicas de saúde bucal e novidades em seu consultório, como novas tecnologias, novas técnicas, novos materiais etc, Entendeu?!?!?

Como ganhar muitos fans ou muitas opções  “Curtir” numa fanpage?

O algoritmo do Facebook valoriza bastante imagens, então se quer que sua fanpage tenha bastante fãs, abuse de imagens, boas imagens é lógico, bem trabalhadas, condizentes com um perfil corporativo. Utilize frases que despertem interesse, mas crie imagens em JPG, PNG ou GIF em um editor tipo o Adobe Photoshop ou Corel Draw.  Veja um exemplo de uma imagem que utilizei no fanpage do Blog:

imagem exemplo para o facebookMas por que usar imagens?

Uma imagem quando postada em sua fanpage pode ser compartilhada pelo seus fans e ser vista centenas ou até milhares de vezes se tiver algo que as pessoas considerem relevante de ser repassado, um texto tem um poder menor de penetração e de compartilhamento.

Logo, uma dica legal  é você colocar o nome de seu consultório, seu logotipo, seu site.. assim pessoas que não lhe conhecem, não são seus pacientes, poderão por meio destes compartilhamentos conhecer sua fanpage, curti-la e consequentemente vir a conhecer seu trabalho. Isso não quer dizer necessariamente que você vai ganhar pacientes como em um passe de mágicas, mas pode ser um primeiro passo, desde que você tenha uma presença relevante e positiva que agregue valor a sua marca.

Então torne-se relevante, torne a sua fanpage um espaço interessante e bom para ser freqüentado sempre e com certeza esse espaço pode lhe trazer bons frutos a médio prazo.

Nós próximos posts vamos tentar falar um pouco mais sobre as vantagens de você ter uma fanpage de seu consultório e como utlizar ela como uma ferramenta de marketing eficaz.

E você como tem utilizado o facebook? mande o link de sua fanpage nos comentários para a gente conhecer!

Forte abraço,

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

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15 Comments on “Usando o Facebook em odontologia de forma efetiva”

    1. Camila, muito legal sua fan page.
      Quer mais uma dica?
      Entao la vai: Use imagens com textos escritos na propria imagem como eu mostrei no post, e envie somente a imagem.. faça esse teste alguns dias e depois conta pra gente o que notou sobre o movimento de visitantes e novos fans em sua fanpage.
      Forte abraço

    1. Nossa Aline, parabéns pela fanpage. Mais de 4000 fans é um excelente desempenho.
      Conta pra gente mais sobre sua fanpage. Quanto tempo tem, como divulga, o que publica, qual a frequencia de publicação?
      Forte abraço,

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