Crie sua missão como profissional de saúde e cresça

missao como profissional

Muito tem se alardeado sobre a missão das empresas na atualidade, infelizmente pouco tem se discutido sobre a missão individual de cada profissional em sua própria vida. Se você como profissional, não tiver uma missão, um propósito, ficará difícil obter bons resultados no longo prazo, isso serve tanto para sua vida profissional como pessoal, hoje neste artigo trataremos do aspecto profissional, depois você poderá aplicar o mesmo conceito para sua vida pessoal.

missao como profissionalQuando você abriu seu consultório de odontologia, fundou sua empresa qual era seu objetivo naquele momento? Volte um pouco ao passado, pense profundamente sobre o que levou você a abrir sua empresa e responda essa pergunta.

Anote em uma folha de papel sua resposta e deixe ai ao seu lado e até o fim do artigo vamos tentar decifrar algumas coisas juntos.

Você se formou em uma faculdade que lhe propiciou montar um consultório para atender pacientes, certo? Odontologia, Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição , não importa a profissão. Você pode seguir o caminho de ser funcionário de alguma outra empresa ou montar sua própria estrutura. Para se montar um novo negócio deve se partir de algumas premissas, ja tratamos isso em diversos outros artigos aqui mesmo no blog, clique aqui e leia. Hoje, não vamos falar de montar ou não montar consultório de odontologia, medicina, fisioterapia etc, vamos tratar de seu objetivo enquanto profissional de saúde.

Quero que você se aprofunde na seguinte questão:

Qual é a sua missão como profissional?

Quando faço essa pergunta em Processos de Coaching com diversos profissionais da área de saúde, já obtive diversas respostas, todas são bastantes pertinentes e reveladoras, veja algumas:

  • Ganhar dinheiro;
  • Ajudar as pessoas;
  • Devolver sorrisos;
  • Criar sorrisos lindos;
  • Salvar vidas;
  • melhorar a qualidade de vida das pessoas;
  • ajudar a construir um mundo melhor;
  • contribuir socialmente para o crescimento do país;

Infelizmente as respostas acima não mostram a missão profissional do indivíduo, no máximo mostram alguma coisa que elas querem fazer enquanto profissional.

A missão é algo mais profundo, algo que vai levar você a se comprometer com um OBJETIVO DE VIDA. UAL, você pensou! Sim é isso mesmo. Você tem que estar comprometido com um objetivo de vida para ser um profissional excelente.

Como escrever minha missão?

Para você escrever sua missão é necessário que :

  1. Você conheça seus talentos/características;
  2. Saiba descrever comportamentos que evidenciem e comprovem esses mesmos talentos/caracterísitcas em seu dia-a-dia;
  3. Identifique objetivos profissionais a serem atingidos em um determinado prazo;
  4. identifique objetivos financeiros a serem atingidos no mesmo período;
  5. Separe algumas destas características/talentos e os comportamentos que as evidenciam;
    E por último:
  6. Elabore sua missão.

Veja como escrever a sua  missão :

  • Minha missão é SER …………………………………….(talentos/caracteristicas) POR MEIO DE……………………………………….(comportamentos), PARA CONQUISTAR…………………………………………………….(objetivos gerais /financeiros) .

Veja alguns exemplos de missão:

  • Minha missão é SER lider de pessoas, POR MEIO DE comunicação transparente PARA CONQUISTAR  reconhecimento e tranquilidade financeira.
  • Minha missão é SER um dentista de sucesso, POR MEIO DE aperfeicoamento continuo PARA CONQUISTAR  reconhecimento de meus pacientes e tranquilidade financeira.

Você pode também acrescentar em sua missão o prazo por exemplo:

  • Minha missão é SER um dentista de sucesso, POR MEIO DE aperfeicoamento continuo PARA CONQUISTAR  reconhecimento de meus pacientes e tranquilidade financeira até setembro de 2017.

Neste segundo exemplo você pode ser mais específico ainda e definir o que é tranquilidade financeira para você. Por exemplo:

  • Minha missão é SER um dentista de sucesso, POR MEIO DE aperfeicoamento continuo PARA CONQUISTAR  reconhecimento de meus pacientes e ganhar 15 mil reais por mês até setembro de 2014.

Agora  é sua vez, pegue a sua folha de papel que você utilizou no inicio deste artigo e no verso anote sua missão.

Depois leia a missão que você escreveu agora utilizando as dicas acima e a compare com o que você havia escrito que era seu objetivo inicial ao começar sua carreira? Há diferenças? Mudou algo? Pense sobre isso e procure aplicar a mesma técnica em sua vida pessoal e depois em seu consultório.

Existem alguma lições que você pode tirar deste exercício:

  • Você conseguiu indentificar seus melhores talentos
  • Você conseguiu saber como usar esses talentos para criar algo real
  • Você definiu objetivos profisisonais concretos a serem alcançados em determinado prazo
  • Você definiu objetivos financeiros concretos a serem alcançados em determindado prazo.

Mãos a obra

Depois de escrever sua missão a coloque em prática em sua vida.

O que você precisa fazerpara isso se realizar?

  1. Acreditar em sua missão;
  2. Ter foco;
  3. Agir para que ela se torne realidade;
  4. Melhorar sempre e sempre e sempre ajustando a rota para alcançar seu objetivo.

Boa sorte e depois conta pra gente como o exercício de  escrever sua missão lhe ajudou ou pode lhe ajudar a melhorar como profissional.

Forte abraço,

Marcos Rocha – Torcendo pelo seu sucesso


coaching para dentistas

 

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

One Comment on “Crie sua missão como profissional de saúde e cresça”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.