Ampliando o relacionamento com seu paciente

relacionamento com pacientes em odontologia

Captar pacientes é cinco vezes mais caro de que mantê-los, por isso mais do que nunca você deve investir na fidelização de seus pacientes. Um paciente fidelizado pode lhe proporcionar um retorno financeiro a médio e longo prazo bem interessante, mesmo que em algumas consultas ele aparentemente não gere um valor monetário imediato.

Mas como isso, você deve estar se perguntando?

relacionamento com pacientes em odontologiaSimples : quando você mantem um relacionamento de longo prazo com seu paciente, convidando-o para retornos periódicos de check up, enviando-lhe cartões de natal, aniversário, dia das mães etc, você ocupa um lugar na mente dele.  É importante ser lembrado. Tem um ditado que diz : “Quem não é visto não é lembrado”, por isso é sempre importante se fazer presente no dia a dia de seu paciente. Aquela coisa de só ligar quando ele tem que voltar  para fazer uma limpeza ou algo do tipo acaba afugentando-o. A impressão que ele tem é que você o vê como um mero $.

Manter um relacionamento é conhecer as paixões dele, entender seus anseios,  conversar sobre o time do coração, tocar o tipo de música quando ele chega na recepção ou estiver sentado na cadeira para ser atendido*, perguntar sobre o netinho, o cachorrinho, o gatinho e assim por diante.  (* personalize um rádio exclusiva e grátis para seu consultório acessando o Tune In Radio – http://tunein.com/)

“A resoluçao mais importante que você pode tomar é a de ser bem-sucedido”
Abrahan Lincon

E como fazer isso?

Não adianta inventar, para você conhecer alguém, você tem que gastar um tempo com essa pessoa, tem que se dedicar. Em seu excelente livro “Abraçe seu cliente”, Jack Mitchell dá algumas dicas muito legais sobre estratégias de marketing de relacionamento.  Ele conta como em seu negócio cada funcionário é instruído a exceder sempre as expectativas de seus clientes, sempre. Cada um de seus vendedores tem uma carteira definida e cuida quase que diariamente de manter um relacionamento com o seu cliente, enviando-lhe dicas que podem facilitar seu dia a dia, ganhar tempo, etc.

Se você já possui um software de gerenciamento em seu consultório utilize essa poderosa ferramenta para estreitar mais e mais o relacionamento com seus clientes.  Não deixe o seu Banco de dados se transformar em um “bando de dados” que não vão lhe ajudar em nada.  Informação sem ação adequada se torna inútil e um grande desperdício de tempo e principalmente de dinheiro.  Invista um pouco em conhecer as ferramentas que você já possui e aprenda a utilizá-las de forma a lhe oferecer retorno em seu investimento. Se você não possui pense seriamente na possibilidade de adquirir um com urgência!

Transforme seus clientes em seus fãs, faça com que eles divulguem espontaneamente seu trabalho. Uma arma poderosa para captação de pacientes nos dias de hoje é a indicação vinda de forma natural de algum amigo ou conhecido, a arma da afeição (leia mais no post 4 dicas poderosas que podem aumentar a captação de pacientes)

Esteja presente na mente de seu cliente/paciente e com certeza você será sua primeira indicação quando alguém próximo dele precisar de um profissional de odontologia.

Forte abraço.

Marcos Rocha


Obs. Este artigo foi publicado originalmente na Master Dica do Dental Office. Quer acompanhar as Master Dicas no facebook? Clique aqui


Quer aperfeicoar suas estratégias de Marketing? Acesse nossa página de Consultoria em Marketing. Estamos desenvolvendo um programa de Marketing que pode lhe interessar. Inscreva-se e você será informado em primeira mão sobre essa novidade antes de seu lançamento oficial, Clique aqui .

Dificuldades em traçar metas para sua carreira? Conheça nosso serviço de Coaching especialmente desenvolvido para dentistas, clique aqui.

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

2 Comments on “Ampliando o relacionamento com seu paciente”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.