Como ser um Dentista Próspero e outras coisas para o ano novo!

dentista rico

Bem caros colegas dentistas de todo o Brasil, é com muito prazer que iniciamos mais um ano.

Janeiro é época de pensar no que deu certo e no que deu errado não deu tão certo assim no ano passado, dentista ricoé um mês importante para reflexão e para planejar ações para o novo ano. Mas é importante planejar e se programar para mudanças. Ano novo vida nova, já diz o ditado. Crie mudanças primeiro em você, veja o que pode melhorar em você e com certeza o mundo a seu redor será um pouco ou muito melhor, dependendo da profundidade de sua mudança. Não se engane, já falei sobre isso, o mundo é um reflexo direto de suas atitudes.

Planejamento estratégico

No inicio de 2013 fiz um planejamento e desde  então tenho me dedicado mais a dois projetos muito inovadores em odontologia :

  1. Coaching para Dentistas que utiliza uma metodologia especialmente desenvolvida para resolver os problemas de nossa profissão e tem ajudado muitos colegas Brasil afora.
  2. Consultoria em Gestão e Marketing para colegas aqui em SP e também via internet e estamos fazendo progressos impressionantes.

Esses projetos, que hoje estão em plena execução, são frutos de um planejamento detalhado que estabeleci no inicio ano e que no decorrer de todo o ano foram sendo colocados em prática e aperfeiçoados. Cometi alguns erros no caminho, perdi algum tempo algumas vezes e outras algum dinheiro, mas com certeza teria perdido mais sem planejamento. Existem passos estruturados para um bom planejamento que você pode ler clicando aqui. Outro detalhe importante: Eu parti para a ação.

De nada adianta você fazer um super planejamento no inicio do ano, gastar seu precioso inicio de ano e não partir para a ação. Será realmente um grande desperdício de tempo e por que não dizer de dinheiro, já que tempo é dinheiro. É importante sair da arquibancada e partir para o jogo.

Dentista Rico

Falando em dinheiro tenho recebido emails sobre meu artigo sobre como ficar rico em odontologia ou o como ser um  Dentista Rico que tem levantado boas polêmicas nos últimos tempos, em alguns lugares tenho visto divulgação de  “fórmulas mágicas” que supostamente vão lhe levar a se tornar um  “Dentista Rico“. C U I D A D O !

Em minha humilde opinião acho que é importante enfatizar uma diferença entre ser rico e ser próspero e isso não esta sendo levado em consideração por alguns que tem me enviado email pedindo sugestões de como ser um Dentista Rico.

Riqueza versus Prosperidade

Riqueza é algo momentâneo e passageiro. Você pode ser rico hoje e um sem teto amanhã se não tiver um bom planejamento. O filme “Até que a sorte nos separe” que tem feito bastante sucesso em suas duas versões mostra bem isso. Uma pesquisa recente mostrou que 95% dos ganhadores de loterias depois de 5 anos estão mais pobres do que antes de ganhar “a sorte grande”. Por que isso acontece? Você deve estar se perguntando. Exatamente por que existe uma enorme diferença entre riqueza e prosperidade e infelizmente a maior parte das pessoas que se veem com grande fortunas na mão de uma hora pra outra, não está preparado para fazer um bom planejamento de longo prazo e acham que o dinheiro (por ser muito), nunca irá acabar. Ledo engano….

Dentista Próspero versus boa administração

A mesma coisa acontece com dentistas que conseguem sucesso em seus consultórios, mas não tem uma boa estrutura pessoal para suportar e administrar isso. O que acontece com eles? Acabam se perdendo. Fazendo investimentos errados, gastando mais do que deveriam, investindo em ampliações desnecessárias. Já fiz consultorias de gestão que em menos de 3 meses sugeri o fechamento de uma ou mais unidades, mostrando que ser grande não quer dizer necessariamente ser próspero, mesmo parecendo que isso denota “riqueza”. Uma coisa eu lhes digo, nada contesta números, por isso tenha um controle amplo dos números de seu negócio e seja um maníaco(a) por dados e comparações. Inicio de ano é uma época fantástica para isso. Faça uma análise detalhada dos seus números de 2013 e os compare com os de 2012 e segure o seu queixo, pois ele pode cair ( tanto positiva como negativamente). Mas tome cuidado, números também podem lhe enganar, por isso é importante ter números corretos e não os famosos “achismos”.

Em uma analogia simples:

  • Riqueza é como um açude dentro de uma fazenda que está cheio até a boca, mas se não chover acaba secando com o tempo pois sua água estará sendo utilizada continuamente pelos moradores do local.
  • Já no caso da prosperidade teríamos um lago sendo alimentado continuamente por uma cachoeira, ou seja, ele jamais irá secar mesmo sendo utilizado da mesma forma e na maioria das vezes terá que ter até mesmo uma outra forma de vazão para não transbordar, pois os recursos utilizados pelos moradores não serão suficientes para diminuir de forma gritante a quantidade da água armazenada.

Deu pra entender?

Se você quer ser um Dentista Rico, não acho que terá muita dificuldade, siga os passos do artigo que escrevi em março de 2013, quando pesquisava sobre o assunto (Clique aqui ) e dê tempo ao tempo. Não pule etapas e a coisa vai acabar acontecendo. Mas se por outro lado que ser um Dentista Próspero, a coisa muda de figura. Será necessário além de tudo que cito no artigo anterior, também aprender a utilizar outras ferramentas de planejamento estratégico (eis algumas que uso em minhas consultorias e Coaching: Análise SWOT, Análise AF, Mapas Mentais, Adm. do tempo, Ganhos e perdas) e tomar cuidados com modismos que lhe prometem os milagres da riqueza instantânea. Logo “fique esperto”.

Conclusão

Então para finalizar gostaria de lhe desejar um excelente 2014 e que neste ano a prosperidade possa lhe sorrir em todos os aspectos de sua vida, tanto profissional como pessoal.

Tá meio perdido(a) e precisar de uma forcinha para dar começar o seu projeto de prosperidade? Conheça nossa proposta de Coaching para Dentistas especialmente formulada conhecendo as dificuldades de nossa profissão? Quer saber mais? Clique aqui

Se precisar de consultoria em Gestão e Marketing pode também contar conosco. Com certeza seus resultados no fim do ano vão lhe mostrar que você fez uma escolha acertada. Clique aqui e saiba mais.

Forte abraço e um 2014 ano com muita saúde e prosperidade para você.

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

One Comment on “Como ser um Dentista Próspero e outras coisas para o ano novo!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.