Regras de ouro para ser um dentista excepcional parte 2

Bem dando continuidade a nosso post anterior Regras de ouro para ser um dentista excepcional parte 1 vamos tratar de mais duas regras para você se tornar um Dentista Excepcional. 

No post anterior falamos das 3 primeiras regras:

  1. Comprometimento
  2. Desenvolvimento Continuo
  3. Busca por resultados acima do esperado

Vamos a 4º regra…

4 – Ser um Dentista Facilitador

O dentista excepcional é um facilitador. Ele não direciona tratamentos de acordo com a sua conveniência ou necessidade e sim pensa em como seu tratamento vai melhorar a vida de seu paciente, vai facilitá-la. Diferente de alguns outros colegas que tentam direcionar o tratamento para que ele siga por caminhos que são convenientes para cumprir metas de produtividade, aumentar o volume financeiro da clínica etc, o Dentista excepcional coloca o bem estar do PACIENTE acima qualquer outra questão. dentista em destaquePensar sob o ponto de vista de seu paciente, com certeza vai lhe conduzir ao caminho da excelência. Oferecer alternativas que contemplem os anseios de seus pacientes de uma maneira que ele possa arcar com o investimento, com certeza pode não lhe proporcionar ganhos expressivos imediatamente, mas invariavelmente poderá lhe gerar futuras indicações que vão aumentar sua carteira de pacientes e consequentemente seus ganhos financeiros.

Tenho trabalhado em minhas consultorias e processos de coaching com uma ferramenta chamada Mapa Mental, e uma de suas utilidades interessantes é criar uma árvore de indicações boca-a-boca. Você pode se surpreender com o poder de um atendimento excepcional.

Um outro aspecto interessante em inserir o paciente na responsabilidade de tomar a decisão de que caminho quer seguir, sendo desta forma um facilitador, e não direcioná-lo dentro de sua conveniência (clínica, financeira, etc)  é obter um paciente mais comprometido e mais satisfeito com o resultado final de seu tratamento. Experimente isso!

5. Entrar em Fluidez ou Fluxo (FLOW)

O Dentista Excepcional consegue entrar no que chamamos de “FLOW” ou “Fluxo”  durante seus tratamentos. O FLOW já deve ter acontecido com você em algum momento de sua vida, onde você fica tão absorto em algo que está fazendo que não percebe o tempo passar, não sente fome, frio, sede etc. Dizem Pablo Picasso quando entrava em um estado de FLOW se desligavam completamente do agora e chegava a ficar alguns dias pintando, sem sentir fome ou ir ao banheiro. Pense ficar dias sem comer, beber água etc. Isso é FLOW.

Segunda a Wikipedia Fluxo (do inglês: flow) é um estado mental de operação em que a pessoa está totalmente imersa no que está fazendo, caracterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso no processo da atividade.

De acordo com Csikszentmihalyi, os componentes de uma experiência de fluxo podem ser especificamente enumerados. Apesar de todos os componentes abaixo caracterizarem o estado de fluxo, não é necessária a presença de todas estas sensações para experienciar o estado de fluxo:

  1. Objetivos claros (expectativas e regras são discerníveis).
  2. Concentração e foco (um alto grau de concentração em um limitado campo de atenção).
  3. Perda do sentimento de auto-consciência.
  4. Sensação de tempo distorcida.
  5. Feedback direto e imediato (acertos e falhas no decurso da atividade são aparentes, podendo ser corrigidos se preciso).
  6. Equilíbrio entre o nível de habilidade e de desafio (a atividade nunca é demasiadamento simples ou complicada).
  7. A sensação de controle pessoal sobre a situação ou a atividade.
  8. A atividade é em si recompensadora, não exigindo esforço algum.
  9. Quando se encontram em estado de fluxo, as pessoas praticamente “se tornam parte da atividade” que estão praticando e a consciência é focada totalmente na atividade em si.

Para finalizar

Cada dentista possui seu próprio estilo e personalidade, porém dentistas excepcionais devem possuir os atributos listados acima e principalmente :

  1. Estimular seu paciente
  2. Injetar animo e vigor em seu paciente e equipe
  3. fazer com que seu paciente se sinta parte de um processo poderoso que vai lhe trazer benefícios duradouros.

O Dentista Excepcional sabe se automotivar , está consciente de sua missão valores e propósitos e entrega 100% de sua energia a cada um de seus pacientes.

Pegue uma folha e responda as seguintes questões:

  1. Você sente que esta enfrentando todos os seus desafios com energia e disposição?
  2. Você busca encontrar oportunidades nos problemas que aparecem em sua rotina diária?
  3. Você ja escreveu sua missão pessoal, valores e propósitos e tem eles em mente? Você atua de acordo com eles?
  4. Segundo o que você percebe seus pacientes se sentem mais motivados depois de conversar com você?

Use suas respostas para avaliar o seu nível de energia como dentista e depois avalie:

  • Você anda com pouca energia?
  • O que pode fazer para melhorar o seu nível de energia?

Bem espero que este artigo tenha conseguido lhe tirar de sua zona de conforto e produzido um comichão em seu interior. Esse desconforto nos leva a crescer profissionalmente.

Deixe sua opinião e me ajude a melhorar esse artigo com sua experiência.

Um forte abraço,

Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.