Não perca o controle…

Onde está a ficha do paciente? Ele pagou ou não pagou na última consulta? O protético vai entregar o trabalho antes do paciente chegar? Quem marcou a sua consulta?

Nada pior que ser atendido em um lugar desorganizado.

O paciente chega e a peça não , o paciente diz que pagou e a secretária insiste em dizer que não, o horário foi desmarcado e não avisaram ao paciente…

Bem como no post anterior às vezes o paciente ainda nem chegou até a sala do dentista e já está com vontade de ir embora…

Cuidado a organização de seu consultório mostra muito de seu trabalho. Sua equipe deve estar preparada para dar respostas prontas a questões formuladas pelos pacientes. Ai entra aquela parte da entrevista que você fez para contratar (veja post anterior). Se fez bem o dever de casa agora você estará tranqüilo, caso contrário.. bem.. só lhe resta torcer e muito…

Horários agendados, fichas de pacientes, controle de retornos e de pagamentos tudo deve fazer parte da rotina do consultório para evitar desculpas esfarrapadas e furadas. Hoje em dia o paciente não aceita mais estes procedimentos e rapidamente muda de profissional.

Treine sua equipe e crie rotinas administrativas que tornem os controles viáveis.

Delegue funções mas cheque sempre e de forma aleatória o funcionamento das rotinas.

Rotinas administrativas normalmente são demoradas e enfadonhas para ser implantadas, mas depois facilitam e otimizam o tempo de todos, mas o profissional de odontologia de modo geral acredita que esta função não é dele e acaba delegando de forma digamos total e irrestrita a alguém estas tarefas e ai a coisa acaba “desgringolando” e quando ele descobre a vaca já foi pro brejo. Delegue mas com responsabilidade e cobre os resultados de forma contínua a sua equipe. Não caia no lugar comum , seja diferente e colha os frutos.

Seu paciente com certeza vai se sentir “cuidado” quando seus horários forem respeitados, seu nome for lembrado , sua ficha clínica estiver em ordem e isto vai refletir diretamente na opinião que seu paciente terá sobre seu trabalho mesmo que não tenha nem aberto a boca…

Um forte abraço,

Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

5 Comments on “Não perca o controle…”

  1. cairo e fabio,
    Acho complicado nos dias de hoje um paciente se acomodar com falta de controle e descuidos praticados em um consultorio que pretensamente tente cuidar de sua saúde.
    o controle deve ser uma das armas do dentista no dia a dia da profissão e cm certeza vai lhe proporcionar bons frutos.
    abcs
    marcos rocha

  2. Olá, Marcos!
    Concordamos plenamente com essa matéria. A organização faz toda a diferença no consultório, não só para o paciente, mas também, para que cirurgião-dentista trabalhe melhor.
    Aqui em nosso consultório esta sempre foi uma preocupação que tivemos e assim conseguimos atender melhor nossos paciente e também trabalhar mais concentrados no cada caso.
    Parabéns, por chamar a atenção para assuntos tão importantes para nossa classe.

    Cairo & Fábio Excelência em Implantodontia. (www.cairoefabioimplantes.blogspot.com)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.