Marcas em odontologia

Você já percebeu que você, profissional de Odontologia ou da área de saúde, é essencialmente uma Marca?

E você, está cuidando de sua Marca?
E você, está cuidando de sua Marca?

E o que é uma marca?

Segundo o INPI, marca é “todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços de outros análogos, de procedência diversa, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas“.

Conforme vamos crescendo na profissão, mais consolidada fica nossa marca.  Logo chegamos a conclusão que marca é mais que uma composição visual, marca é algo que transmite a esssencia de uma empresa. Mas e nós profissionais liberais, como criar ou fortalecer uma marca ao longo de nossa carreira?

Desde que nos formamos, vamos mesmo sem perceber, estabelecendo uma marca própria. Seus gestos, atitudes, seu consultório, sua recepcionista, seu sofá , sua televisão da sala de espera ( e os canais que são mostrados nela!!), o som ambiente, sua papelaria ajudam a consolidar VOCÊ na mente de seu consumidor, seu cliente, seu paciente. Sua MARCA é estabelecida nos pequenos detalhes e desde os tenros tempos, as vezes ela começa a ser criada ainda na faculdade de odontologia.

Ok ok, nos formamos e vamos trilhando um caminho de sangue, suor e lágrimas e aos pouquinhos estabelecemos a nossa MARCA. Ai vem a pergunta que não quer calar:

Como podemos consolidar essa MARCA na mente de nosso consumidor? (Sim  seu paciente é um consumidor de seus serviços e deve ser encarado como tal.)

Criar uma MARCA EM ODONTOLOGIA é mais que ter um logotipo. O logotipo é simplesmente a representação gráfica de uma MARCA, é o que vai lembrar você ao seu consumidor, vai liga-lo intrinsicamente a você quando ele ver seu logotipo no receituário, cartão de visitas, carta de retorno de consulta etc. MARCA é mais que um logotipo bonitinho. MARCA tem que mostrar a alma da sua empresa e criar uma ligação quase que “espiritual”com seu cliente, paciente, consumidor, ou seja lá como você queira o chamar.

Mas e para consolidade a MARCA?

Como já disse acima, vou destacar novamente: Detalhes. O cliente vai se ligar nos detalhes. Você   não pode simplesmente sair da faculdade em março, desenhar um logotipo bonitinho e achar que já tem uma MARCA. Tem coisa que leva tempo. Quer uma sugestão: Deixe o tempo passar um pouquinho depois que sair da faculdade, veja que tipo de público você irá atender, onde, qual a faixa de rend. Vá fazendo as coisas com calma e com certeza independente de ter ou não logotipo, você se tornará uma MARCA REGISTRADA e ÚNICA para seus pacientes, clientes, consumidores.

Quer umas dicas? Então vamos lá:

  • Padronize seu atendimento : Padronizar, segundo o dicionário Houaiss,  significa estabelecer o padrão de; submeter a padronização; uniformizar, estandardizar. Criar um padrão de atendimento é um grande passo para criar uma MARCA EM ODONTOLOGIA. Significa que seu atendimento terá um padrão a ser seguido por você e por toda sua equipe. Padronizar é o primeiro passo para duplicar e se você pensar em crescer esse é o caminho. Serve para não confundir seu cliente com informações desencontradas entre o profissional que o atende e o restante da equipe ( secretária, telefonista, ASB, TSB etc).
  • Padronize seu espaço: Indo na mesma linha de cima, não tenha um consultório Hi-tech com equipo comprado no último congressão e uma sala de espera com sofá rasgado. O padrão deve ser o mesmo em todo o ambiente.
  • Padronize sua comunicação : Se todos falam a mesma linguagem fica mais fácil trabalhar. Lembre-se que trabalhamos com seres humanos que estão propensos a errar, que diz o ditado é humano, persistir no erro diz o mesmo ditado é BURRICE.
  • Padronize sua papelaria: Use uma gráfica que tenha experiência em odontologia, atualmente temos excelentes no mercado. Crie um padrão de acordo com seu público alvo. Bichinhos, bonequinhas e fru-frus são legais para odontopediatria, mas podem pegar mal com pacientes adultos. Por isso estabelecer seu público alvo é fundamental antes de sair fazendo seus cartões de visita, receituários, papel de carta etc.

Bem, como vimos acima, queira ou não VOCÊ É UMA MARCA, que pode ser positiva ou não muito. É desta MARCA que você vai tirar o leite das crianças, o pagamento do aluguel, a prestação do carro e tudo mais que for fazer em sua vida. Por isso todo cuidado é pouco.

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

6 Comments on “Marcas em odontologia”

  1. Excelente artigo.

    A comunicação e o design é fundamental para qualquer profissional da odontologia.
    Não é preciso ser uma grande clínica para investir nessa área!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.