Odontologia de nicho

Com o elevado número de faculdades de odontologia que existem no Brasil atualmente, a quantidade de profissionais que entram no mercado a cada ano beira o absurdo.

Focar em um nicho talvez seja uma boa saída para você ou seu consultório.

Mas afinal o que é odontologia de nicho?

O marketing de nicho é muito semelhante ao marketing segmentado, com a única diferença de que os segmentos são menores, um nicho é um segmento pequeno e distinto, que pode ser atendido com exclusividade. De acordo com KOTTLER, um nicho é um grupo definido mais estritamente, um mercado pequeno cujas necessidades não estão sendo totalmente satisfeitas. Em geral, os profissionais de marketing identificam os nichos subdividindo um segmento ou definindo um grupo que procura por um mix de benefícios distintos. (Fonte: site web Professores)

Como se vê acima atender um nicho pode ser algo extremamente lucrativo desde que bem atendido.

Veja alguns nichos que ainda estão por ser explorados.

GLBTS – é o que mais cresce no Brasil. Já existem alguns profissionais de odontologia focados neste nicho, mas o número ainda é pequeno. “E este mercado tende a crescer se for bem explorado. De acordo com dados do IBGE, 10% da população mundial é homossexual. No Brasil este número representa um universo de 18 milhões de pessoas.” Segundo o site Espaço GLS

Classe  AAA – são os indivíduos com renda muito acima da média nacional , para se ter uma idéia a renda média da classe A1 no Brasil  é segundo o IBGE R$ 7.793,00. O público AAA esta bem acima desta média.
Este público compra apartamentos na faixa dos milhões e não entra em financiamentos de 100 meses para quitar esta compra. Para este público o serviço tem que ser diferenciado e exclusivo e ainda existem poucos lugares com estas características, ou seja um tratamento que esteja ao menos dentro de suas expectativas. Neste nicho o investimento é alto, mas o retorno certo quando se faz um bom trabalho principalmente com alto foco no atendimento de “luxo”. Já existem algumas clínicas no Brasil especializadas neste público, um bom exemplo é o Ateliê Oral em SP.

Estrangeiros – O Brasil há alguns anos já é destino certo para visitantes com intuito de efetuar cirurgias plásticas e alguns dentistas já estão aproveitando esta onda e criando verdadeiros “pacotes odontológicos”, com direito a hospedagem e até passeios durante a estada por aqui. Com o Dólar em franca elevação este nicho começa a ser tornar atraente novamente.

Sem tempo – São aqueles pacientes (impacientes) que não tem tempo pra nada e a solução foi a criação de verdadeiros “Spas odontológicos”, com tratamentos completos programados para ser executados em um único dia.

Descubra o seu nicho, independente dos citados neste artigo e invista forte nele, talvez a solução de seus problemas esteja ai.

Um forte abraço,

Marcos Rocha

About Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior, Personal & Professional Coach, Membro da Sociedade Brasileira de Coach.

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8 Comments on “Odontologia de nicho”

  1. Oi Marcos!
    Adorei seu artigo, este é um assunto que tenho pensado muito pois pretendo montar meu consultório no próximo ano.
    Gostaria de saber mais detalhes sobre como seria os pacotes odontológicos para estrangeiros e também sobre os spas odontológicos.
    Existe alguma publicação sobre isso ?
    Abs

    1. Oi Persia, obrigado pelo seu comentário.
      Infelizmente não existe nada publicado sobre o assunto.
      O mais importante no atendimento de nicho é ter um foco bem definido e ir em frente. Boa sorte.
      Marcos Rocha

  2. Temos uma unidade de pós graduação em Bauru e Rondônia-Vilhena onde sou professor de ortodontia, e sou speaker da empresa SIN.
    Gostaria de fazer uma parceira com vocês para o nosso jornal de Vilhena. Trocarmos nosso espaço no jornal que é trimestral, pois gostei de seu site.
    Estaremos fechando neste fim de semana.
    Pode me ligar
    14-8114-2469

  3. Maneco
    parabéns acho que nossa profissão ta precisando sair do lugar comum, da mesmmice e quebrar regras , você saiu na frente e isto te dá vantagem competitiva..
    muito legal mesmo!!!

  4. Muito legal o post!

    Baseado no que falou a respeito do mercado de nicho para as pessoas sem muito tempo, coisa muito comum nos dias atuais, hoje estou atendendo meus pacientes em domicílio (isso mesmo, na casa deles!) utilizando um consultório odontológico portátil.

    Conheci através de um amigo de Curitiba e acabei comprando um equipo para odonto home care da Consuldent, uma empresa do Rio de Janeiro. Para quem quiser entrar em novos nichos, tá valendo muito a pena.

    Boa sorte a todos!

    Abs,
    Maneco

  5. Muito interessante o assunto. Não sei se você sabe, falei no blog há uns tempos atrás, nos Estados Unidos já tem médicos e dentistas especializados em afro-descendentes.

    Abs

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