5 passos para um bom atendimento na clínica odontológica

Segundo Philip Kottler do grande guru do marketing : “Marketing é tudo”.. e quando ele diz isso não esta sendo megalomaniaco ou algo do gênero, não quer dizer que na vida tudo é marketing e sim que não há como separar na sua empresa ou consultório um departamento somente para “fazer marketing”.

Marketing é tudo” pois de nada adianta você ter uma ótima campanha publicitária, atrair pacientes ,

Um bom atendimento trás frutos à toda equipe
Um bom atendimento trás frutos à toda equipe

encher sua sala de espera e no fim das contas pecar no atendimento. O tudo é divulgar, atrair, atender e fidelizar…

Abaixo vou tentar dar cinco dicas para um bom atendimento em serviços de saúde.

  1. Pré-atendimento: agendamento via telefone, email, site com informações de localização, Estacionamento facilitado.
  2. Sala de espera: cuide bem de sua sala de espera, ela será a primeira impressão que seu paciente terá sobre sua empresa (sim começe a pensar no seu consultório como uma empresa). Revistas atualizadas, som ambiente adequado, ambiente físico bem conservado, iluminação condizente, um lavado limpo (sempre) são boas dicas para uma boa primeira impressão.
  3. Secretária: hoje em dia, com o corre-corre que todos vivemos (nós e os pacientes), não precisamos de uma secretária e sim de uma facilitadora. Sua secretária tem que ser uma pessoa ágil, dinâmica, que resolva os problemas (desde que você confie nela e dê autonomia para isso). Dentro de sua possibilidade financeira (que sempre é o que nos aperta) tenha uma secretária que seja a recepcionista e outra funcionária para lhe ajudar na parte clinica, ou seja, uma ACD (ASB, TSB). Essas funções por muito tempo foram executadas pela mesma “bipede” (Leia : A primeira impressão é a que fica, cuidado!), porém hoje o mais interessante é você profissionalizar sua gestão, dividindo as funções desses setores distintos ( Recepção e Atendimento clínico propriamente dito). ATENÇÃO: estabeleça os limites de cada uma.
  4. Profissionalize-se : Lógico que nossa profissão é certamente um pouco “intimo e pessoal“, mas procure manter certa distância de seu paciente, no que tange o lado pessoal. Alguns pacientes se aproveitam disto para extrapolar certos limites. Você mantendo uma postura mais profissional perante seu paciente poderá cobrar a mesma postura de seus fucnionários, o que no fim das contas trará beneficios gerais ao atendimento de sua clínica.
  5. Cuide antes e depois de seu paciente: O seu tratamento começa bem antes de seu paciente chegar na sua clinica(dica 1)  e termina muito depois. Fique atento aos detalhes, por menores que sejam. Seu paciente está em uma situação fora de sua rotina, tudo para ele será novo e por que não dizer agressivo, cuide para minimizar ao máximo seu sofrimento desconforto gerado pelo tratamento, ambiente e tudo mais.

Espero que você aproveite essas pequenas dicas e se tiver mais alguma compartilhe conosco através dos comentários.

Um abraço,

Marcos Rocha

About Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior, Personal & Professional Coach, Membro da Sociedade Brasileira de Coach.

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10 Comments on “5 passos para um bom atendimento na clínica odontológica”

  1. Estou fazendo o Curso de ASB (Auxiliar de Saude Bucal) em Taguatinga-Brasilia-Brasil. Espero concluí-lo ate o final do próximo ano, ou seja, de 2014. Quero estar aprovado e apto para ter um bom emprego em uma Clinica Odontológica ou passar em um concurso na Secretaria de Saude do Distrito Federal. Assim vou ter uma boa perspectiva financeira e um bom emprego com um bom salário pra toda vida. Osvaldo Cruz Evangelista.

  2. Boa tarde
    Sou formada em ASB mais ainda nao trabalhei na area pois espero concluir o TSB.
    Adorei suas dicas, me fez com que eu me sentisse mais confiante para uma possivel entrevista de emprego, afinal “marketing é tudo”

    Att

  3. Trabalho em uma clinica odontologica como recepcionista, sendo que além de fazer tudo que cabe a uma recepcionista, a recepção ainda é responsável pelo caixa diário da clinica, só gostaria de saber se isso cabe a uma recepcionista.

    1. Bruna, a funçao depende do que é determinado na contratação ou mesmo após a mesma.
      Em pequenos negócios, comercio em geral, pequenos escritórios e consultorios de odontologia o dono não pode se dar ao luxo de ter um funcionário para executar cada funçao, logo um unico funcionário acaba exercendo diversas funcões.

  4. BOM DIA !
    Adorei seu site, vou começar um novo emprego como secretaria odontologica estou super nervosa nunca trabalhei nisso,vão me ensinar mais tenho uma certa insegurança mais tenho confiança que vou conseguir seu site ma acalmou muito obrigada.
    Lindo trabalha parabens .

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