Não existe almoço grátis também em odontologia

Esse post é quase um desabafo. Quase que semanalmente recebo muita solicitação de diversos colegas perguntado se determinada Franquia de odontologia é boa, se vale a pena comprar a Franquia X ou a Y. Já fui inclusive convocado para ajudar no processo de analise de uma destas como consultor por um cirurgião dentista. O resultado? Infelizmente não posso contar.

Tem colegas que buscam consultoria  em gestão e marketing ou coaching e o assunto da moda são franquias de odontologia.

Vamos aos fatos

Atualmente não existe um índice de mortalidade dos consultórios de odontologia no país,  o que sabemos é que muitos colegas abrem seus consultórios. Alguns de forma discreta e outros com muito alarde, festas, coqueteis, press almoco-gratisrelease, divulgações na imprensa. O que também sabemos é que nos últimos tempos temos encontrado dentistas que, ou estão muito insatisfeitos com a profissão ou já a abandonaram e partiram para outra atividade. Muito dessa insatisfação, e por que não dizer frustração, se deve à utopia de que “dentista ganha muito dinheiro”.

Em nossa carreira docente e em consultorias realizadas observamos uma certa miopia, tanto por parte de acadêmicos, como por profissionais. Diz a lenda que “dentista ganha bem, trabalha pouco e pode fazer o seu horário dentro de sua conveniência” . Atenção tenho más noticias: ISSO É REALMENTE UMA LENDA!!!

 

Franquias de odontologia

Quem assiste um pouco de tv já se deparou com a cena em certos programas de empreendedorismo em que algum reporte diz que o crescimento da classe C abre enormes oportunidades para o setor X ou Y. O setor de saúde e beleza segundo as pesquisas é um dos mais promissores. Eu mesmo já escrevi sobre o assunto , leia aqui. Mas isso não quer dizer que tudo são flores. Em minha vivência tenho observado que quem começa um negócio novo com bases mais firmes, com planejamento, antecipando problemas com certeza tende a ficar mais sossegado nos primeiros meses anos, os das vacas magras.

“Dentista ganha bem, trabalha pouco e pode fazer o seu horário dentro de sua conveniência”

Não dá pra querer montar um negócio e já sair estourando de ganhar dinheiro, tudo tem um tempo de amadurecimento e claramente não dá para sair pulando etapas. Não vai ter marketing em odontologia que faça isso por você, acredite! Logo sugiro não cair no conto bonitinho que alguns dos programas ou revistas de negócios contam e até mesmo algumas consultorias que tem por ai e sair abrindo franquias de odontologia por exemplo.

Franquia é algo sério, que quando formatada do jeito certo, como processos bem elaborados funciona, mas tem muita gente por ai vendendo terreno no céu e o pior de tudo é que tem dentista comprando. Existem ótimas opções de franquias de odontologia no mercado, outras não tão boas assim e outras que são verdadeiras armadilhas. O dentista que quer abrir uma franquia precisa avaliar seus reais objetivos e descobrir se tem um perfil adequado para entrar em um sistema de franquias. No processo  de Coaching especialmente formatado para dentistas que temos desenvolvido, descobrir e potencializar competências tem ajudado muito nestes casos e encurtado o tempo para chegar aos objetivos.

“Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?
Isso depende muito de para onde queres ir – respondeu o gato.
Preocupa-me pouco aonde ir – disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas – replicou o gato.”

Lewis Carroll no Livro Alice no País das Maravilhas

Pés no chão

Vários modismos passam e só sobrevive quem monta um negócio com bases firmes. Até mesmo comprar uma franquia dá trabalho. Difícil ver uma franquia que venda algo para alguém que queira ser somente “sócio investidor“. Como dizem no comércio, dono de franquia tem que estar o tempo todo com a barriga encostada no balcão. Se você está procurando uma franquia e encontrou alguma que lhe ofereceu para ser somente sócio investidor, quer um conselho: “FUJA”.

Um exemplo do significado desses modismos foi o fenômeno recente das compras coletivas. O crescimento fulminante no final de 2010 levou um grande número de empreendedores a criar seus próprios sites do gênero. Sem planejamento ou estratégia, a maioria queria apenas aproveitar a onda.

Tudo que é modismo acaba sumindo, quando aquele determinado  modelo deixou de ser novidade e o mercado começou a se estabilizar. É ai que as empresas menos preparadas não resistem e começa a cair como um castelo de cartas.

Todo negócio envolve dificuldades e o maior risco é não conhecê-las, deixando-se levar pelas condições favoráveis do momento. Se você tem convicção de que quer investir em algo, não tem ilusões sobre os obstáculos e desafios a serem enfrentados no caminho, é preciso se preparar com um planejamento minucioso, logo em odontologia não seria diferente.

Então qual é a melhor estratégia comercial para o meu negócio?

Estude o mercado de atuação, estude minuciosamente.  Este é um dos “macetes” que empresários e empreendedores não levam em consideração. Fazem um mapeamento geral do segmento e do perfil do consumidor, mas esquecem de esmiuçar isso e tirar o melhor suco, informações que ninguém consegue enxergar. Os que conseguem tem sucesso.

Encontrar as respostas para estas questões será essencial para definir o próximo passo: o posicionamento do seu consultório de odontologia perante seu público alvo.

Se você Identificou que o seu cliente em potencial valoriza o atendimento? Então seu diferencial pode ser criar formas de tratamento diferenciado para os consumidores. Ele quer ter opções de pagamento? Então o diferencial pode ser já iniciar com uma financeira te apoiando. Procura por tratamentos especializados? A solução é oferecer as novidades que estão bombando.

Diferenciar ou morrer

Se de um lado existem os fatores que diferenciam seu negócio, outros são obrigatórios para mantê-lo viva no jogo. Posicionamento logo nos remete ao livro “Posicionamento – a batalha pela sua mente” de Jack Trout e Steve Rivkin. Ou seja, atualmente se você não se posicionar como a MELHOR opção para seu paciente, com certeza ABSOLUTA alguém o fará e o pedacinho da mente dele que esta destinado a você, será tomado por outro. Por isso: ACORDA!

E ai você ainda acha que existe almoço grátis?

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

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