COVID19 e a odontologia – 5 Dicas para seu consultório sobreviver.

O Coronavírus ou COVID19 tem causado bastante estrago na saúde e também nas empresas e na odontologia não é diferente. 

85% de meus clientes de consultoria estão com clínicas e consultórios fechados totalmente e 15% continuam atendendo embora os pacientes praticamente sumiram.

Hoje gostaria de trazer para você algumas medidas práticas que podem ser tomadas em relação ao seu  NEGÓCIO ODONTOLOGIA, pois tenho certeza que em relação à proteção a saúde sua e de seus colaboradores devido ao COVID19 você como profissional de saúde já tomou com certeza. 

#DICA 1 – abra um canal de comunicação/informação sobre o Coronavírus (COVID19)

Seu paciente precisa ser informado sobre todas as medidas de proteção que você está tomando, se seu consultório está aberto, se você esta atendendo, como ele faz para solicitar uma consulta, se você tem um WhatsApp de emergência. Enfim esse é um momento para você se fazer presente na mente de seu cliente fazendo vídeos curtos que podem ser postado nas redes sociais e até mesmo enviado via whats. Essas medidas vão aproximar você de seu cliente e deixar você e seu negócio “vivo” após essa pandemia de COVID19 passar.

#Dica  2 – Negocie flexibilização de regras trabalhistas com seus colaboradores 

Não queira ser o super homem ou a mulher maravilha neste momento. Pense racionalmente na saúde financeira de seu negócio. O Governo tem editado Medidas provisórias que visam a manutenção do emprego, mesmo com algumas perdas em relação a benefícios. Converse primeiro com seu contador e advogado e veja o que pode ser feito. Abaixo temos dois vídeos sobre a MP 927 que flexibiliza algumas regras trabalhistas. Pare agora e assista os dois. 

# Dica 3 – Aproveite a Quarentena para pensar (mais) em seu negócio

  • Rever processos de seu consultório
  • Atualizar cadastro de pacientes
  • Fazer pequenos vídeos para enviar a seus pacientes ou publicar nas redes sociais
  • Gerenciar melhor o fluxo de caixa de seu consultório
  • Rever receitas e despesas
  • Rever seu posicionamento
  • fazer pesquisas com seus pacientes (via whatapp, email, Forms do google Drive)
  • Analise seus números como por exemplo: taxa de conversão, ticket médio, custo de sua hora,

# Dica 4 – Treine sua equipe

Atualmente temos diversos aplicativos pagos e grátis para você realizar reuniões e ministrar aulas ou treinamentos, o ZOOM é o mais usado nestes tempos de COVID19.

Abaixo veja os planos desde grátis até o maior que eles tem, mas o gratuito atende perfeitamente pequenos negócios, podendo ser utilizado por até 100 participantes tendo somente a limitação de 40minutos para cada reuniões em grupo, mas as individuais não tem esse limite. Então #ficaadica

preços ZOOM durante da COVID19

 

Que assuntos abordar?

  • Biosegurança
  • Vendas
  • Atendimento com excelência
  • Processos internos
  • apresentação pessoal
  • Aprender mais sobre o software do consultório e aquelas funcionalidade que você e sua equipe nunca usaram
  • Humanização do atendimento
  • fazer um Treinamento Online com sua equipe e um palestrante sobre algum dos temas acima (clique aqui e fale comigo) levantar problemas nos atuais processos

# Dica 5 – AJA apesar da Quarentena da COVID19

O mais importante neste momento é não ficar parado, encontre formas de se manter em “movimento” tanto diante de sua equipe como de seus pacientes e fornecedores.

Lembre-se que o ditado já dizia: “pedra que não rola cria limo” então tenha em mente que depois que a tempestade passar, os negócios que vão sobreviver são os que estão “se mexendo” neste momento.

Mas cuidado, não importa somente estar se mexendo mas principalmente estar se mexendo na direção correta, senão você corre o risco de estar piorando as coisas. Isso tem sido um dos assuntos que mais tenho conversado com meus clientes de consultoria e coaching nesta duas últimas semanas.

Nós próximos artigos continuarei falando sobre a Pandemia de COVID19 e dando dicas para você e seu negócios sobreviverem.

Veja dicas para manter seu negócio de odontologia vivo após a quarentena – clique aqui

Boa sorte e deixe seu comentário ou me envie um email clicando aqui

Forte abraço,

Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

One Comment on “COVID19 e a odontologia – 5 Dicas para seu consultório sobreviver.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.