3 ferramentas (gratuitas) para melhorar seu marketing em odontologia

editar figuras em odonto

Com o blog no ar desde 2002 (wow!) venho sempre utilizando ele como “cobaia” de novas ferramentas de marketing digital para atrair leitores, algumas delas tem função somente para atrair leitores mesmo, mas nos últimos 5 anos, atuando como consultor em consultórios e clínicas de Odontologia em todo o Brasil tenho ampliado o uso também no relacionamento com pacientes (de meus clientes), divulgação em redes sociais, disparo de e-mails etc.

Bem sem enrolação vamos as ferramentas:

  1. Canva – é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). E já está fazendo bastante sucesso entre seus usuários! O Canva foi criado a menos de 5 anos e já conta com 11,4 milhões de usuários em 179 países. Para você ter uma ideia, 8 designs são criados a cada segundo com essa ferramenta. O site foi lançado recentemente no Brasil e parece que ele está tendo uma ótima aceitação. Nele você pode fazer desde cartões (de visita, aniversário, natal bem vindo ao consultório, lembrete de retorno) e folderes (sobre saúde bucal, seus serviços, suas especialidades etc) para enviar a uma gráfica, como também fazer posts e imagens para redes sociais como Facebook e instagram (com as dimensões padronizadas). Sou um usuário e fan do Canva e você já usou? Quer criar uma conta? CLIQUE AQUI
  2. Mailchimp – Se você acompanha o BLOG MARKETING EM ODONTOLOGIA, já viu diversos posts por aqui sobre Marketing de relacionamento e sabe o quanto isso pode alavancar seu faturamento. Tem colegas que estão literalmente deixando “dinheiro sobre a mesa” por não utilizarem o seu cadastro de paciente para manter um relacionamento duradouro. Você já deve ter ouvido que vender a um novo cliente custa 5x mais que vender a um cliente que já lhe conhece. Pense um pouco em seus atendimentos, preste atenção em como o grau de de dificuldade em “vender” um novo plano de tratamento vai diminuindo conforme seu paciente vai lhe conhecendo mais e principalmente confiando em você. O MailChimp é um software de envio de e-mails em massa onde você poderá cadastrar até 2000 mil clientes para receberem seus comunicados. Com certeza 2000 pode ser pouco para alguns, mas já é um bom começo para você conhecer a ferramenta e se quiser comprar pacotes maiores. A interface é bem simples e totalmente intuitiva. você pode tanto importar um Banco de dados com nome (se possível somente o primeiro nome) e o email de seus clientes cadastrados, ou cadastrar um a um individualmente. Para criar sua conta gratuita CLIQUE AQUI
  3. WhatsApp – é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet. Você com certeza já usa e muito o velho Whats, inclusive no consultório para confirmar consultas com seus pacientes, mas ele tem várias outras formas de te ajudar a manter um relacionamento com seu cliente. Você pode fazer enquetes com seus pacientes ativos, convidar pacientes inativos para conhecer algo novo em seu consultório ( por favor não convide as pessoas para uma limpeza grátis, isso é muito desagradável acredite!) entre um monte de outras sacadas legais que você poderá fazer para manter um relacionamento que lhe traga um movimento constante em seu consultório, fazendo seu faturamento estar em constante crescimento.

Bem essas três ferramentas se bem utilizadas e em conjunto podem fazer a diferença no Marketing de seu consultório de Odontologia ou mesmo de outras áreas da saúde. Uma com certeza complementa a outra e podem e devem ser utilizadas em conjunto reforçando tanto a captação como o relacionamento com pacientes de odontologia.

Importante em Marketing é não fazer “mais do mesmo”. Use sua criatividade e muito Benchmarking * para inserir sempre novidades em seu marketing e em pouco tempo vai notar a diferença no movimento de seu consultório de odontologia e principalmente em seu faturamento

*é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.

E você já usou essas ou outras ferramentas? Quais? Conta pra gente ai nos comentários ok?

Forte abraço

Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

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