Nos últimos tempos, em meus cursos, palestras e mesmo em clientes de consultoria de gestão e marketing e mentoria de negócios tenho recebido toda espécie de perguntas, separei algumas delas abaixo:
Marcos …
- O Marketing em odontologia mudou com o adventos das redes sociais?
- O marketing digital é um marketing diferente “tradicional”?
- Eu preciso postar muitas vezes no meu Instagram para conseguir novos pacientes de odontologia?
- Eu preciso dar dicas todos os dias em meu Instagram?
- Anunciar no Instagram dá resultado?
- Quanto devo investir em anúncios?
- Como deve ser meu anúncio no Instagram?
- Qual o melhor para anunciar: Google ou Instagram/Facebook?
- Como consigo atingir meu paciente ideal nas redes sociais?
- É possível captar pacientes no Instagram/Facebook ou Google?
Enfim, recebo quase que diariamente essas e outras dúvidas sobre marketing digital em odontologia.
Tipos de Marketing?
Em primeiro lugar queria esclarecer que não existe marketing digital e marketing convencional, existe MARKETING, ponto final.
O digital é só um meio de você anunciar.
Por exemplo, no tempo que a Televisão foi criada, será que havia o MARKETING TELEVISIVO E O MARKETING DE JORNAL?
Claro que não, existia MARKETING.. O meio não importa.
A grande diferença é que naquela época e até bem pouco tempo atrás fazer marketing para grandes públicos (com muito alcance, era algo extremamente caro, pouco acessível a pequenos negócios e profissionais liberais como nós dentistas.
A internet veio democratizar o marketing em minha opinião.
Atualmente ficou muito mais acessível um dentista conseguir captar pacientes por intermédio das redes sociais (tanto organicamente como com anúncios – no caso o famoso tráfego pago).
=============================================================================
Só abrindo um parêntese : Hoje temos agências de marketing digital focadas em odontologia, algumas boas, algumas pura enrolação.
Essas “agências” prometem muito, cobram bastante e entregam muito pouco. A qualidade do anúncios é algumas vezes até boa, mas os resultados decepcionam.
Outro dia vi uma dessas agências bem famosinhas entre os dentistas com uma propaganda onde um dentista estava sentado em sua cadeira odontológica vestido de palhaço. (prefiro não citar o nome aqui )
Triste imagem que essa agência propaga de seus pretensos clientes (vide post abaixo que fiz questão de fazer mostrando minha indignação no Instagram.)
===============================================================================
Enfim, voltemos ao nosso tema.
O jeito certo e o jeito errado de fazer marketing
Por que trouxe o post acima? Exatamente para exemplificar o jeito certo e o errado de fazer marketing nas redes sociais.
Essa imagem acima foi um anúncio pago que chegou em meu feed do instagram. Algumas pseudo agências comandadas por pseudo profissionais de marketing , que na verdade tem uma formação bastante controversa, acreditam que “vale tudo” para ganhar a atenção dos leads, e isso pode acabar maculando sua imagem como profissional de saúde.
Minha proposta com meus clientes de mentoria tem sido usar as redes sociais de uma maneira educativa e não pejorativa. Crescer simplesmente por fazer gracinhas ou dancinhas nas redes sociais, pode até lhe gerar uma grande audiência, curtidas, compartilhamentos etc… Mas até onde isso vai lhe gerar aumento em seu faturamento no consultório? Como isso vai impactar sua lucratividade no fim do mês.
Meu intuito aqui é lhe mostrar que as redes sociais podem ser um grande sugador de sua produtividade se não forem usadas da maneira correta. E ao invés de lhe ajudar a ganhar dinheiro podem estar drenando seu maior bem, seu tempo.
Usar de forma moderada com o intuito de informar, promover relacionamentos com seus pacientes, divulgar de maneira correta seus tratamentos conforme os preceitos de nosso Código de ética da Odontologia, a curto prazo pode até não lhe trazer muitos frutos, mas acredite, eles virão a médio e longo prazo.
O grande problema da atualidade é querer que as coisas aconteçam de forma imediata. As pessoas não querem plantar, regar para só depois colher… querem plantar hoje de manhã e colher hoje a tarde. Infelizmente a vida não funciona assim. Não tente atropelar as coisas, pular etapas e colher sem ter plantado.
Se você fizer um bom trabalho ele será recompensado tanto em seu consultório como em suas redes sociais, então dê tempo ao tempo e seja consistente em suas ações, sejam elas diárias ou semanais.
Relacionamentos sociais versus redes sociais
Não troque qualidade de vida por tempo em redes sociais, não troque tempo estudando um bom livro ou artigo de odontologia por Reels ou posts no TikTok. Estimule o hábito (perdido por muitos) de ler um bom livro, estimule seus neurônios com novas histórias, novos contos… Desligue-se , desconecte-se um pouco e viva mais.
Crie o hábito saudável de conversar mais com seus pacientes, de manter um relacionamento com eles, enviar felicitações pelo nascimento de um filho, de um neto, pelo aniversário, pela perda de um familiar.
Precisamos de mais humanidade em nossa odontologia e não só de “atendimentos humanizados” teóricos.
Converse com sua equipe, converse com o porteiro de seu prédio, como o dono da padaria da esquina, do restaurante que você almoça todos os dias. Mostre seu lado humano. Crie relacionamentos sociais fora da redes sociais, no seu bairro, nas escola de seus filhos, na igreja que frequenta, na comunidade que faz parte…
Concluindo
Bem esse artigo é mais um desabafo que propriamente um artigo, mas queria externar minha opinião depois de 30 anos como dentista e vendo os rumos (preocupantes) que nossa odontologia vem tomando.
O que fica deste desabafo é o seguinte: quer captar, conquistar mais pacientes no consultório de odontologia? Olhe mais a seu redor e pare de perder tempo precioso buscando formulas mágicas de gurus da internet. Procure observar mais aí do seu lado, fique mais atento, seja mais aberto e deixe sua percepção te mostrar o que antes você não estava enxergando. Tenho feito esses exercícios com meus clientes e os resultados tem sido impressionantes.
Desejo sucesso a você e que as redes sociais sejam apenas um pequeno, talvez minúsculo segmento de seu precioso tempo diário.
Forte abraço,
Prof. Marcos
Tem uma opinião sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo.