Black Friday em odontologia, pode isso Arnaldo?

black friday em odontologia

Cada ano que passa mais segmentos do mercado vão aderindo a Black Friday.

Recebi esses dias um video de um dono de funerária vendendo “urnas funerárias” na Black Friday com descontos de 50 a 70%, quem vier a falecer nesta semana poderia ser beneficiado, ou se já quiser deixar tudo pago, pode ganhar um bom desconto, não acha?

Como já disse muitos tem aderido, mas poucos tem conseguido realmente mostrar que é uma boa estratégia usar uma data que foi criada para desovar estoques de grandes lojistas americanos para se livrarem de peças que não teriam um bom retorno no natal, e surgiu a famosa “Black Friday“.

Em 1990 com o advento do comercio eletrônico ela ganhou força e chegou ao Brasil em 2010 aproximadamente e nós como povo mais criativo do mundo já ampliamos a famosa Black Friday, pra Black Week, Black November e quem sabe Black Year.

Mas e na odontologia, pode Black Friday Arnaldo?

Bem devemos levar em conta que nós como dentistas devemos seguir o código de ética e em relação a promoções existem restrições e cumprir o que o CEO prevê é dever de todos dentistas aqui no Brasil.

O Código de Ética Odontológica proíbe a realização de campanhas do tipo ‘Black Friday’ por ferir o Art. 44:

“Art. 44. Constitui infração ética:

I – fazer publicidade e propaganda enganosa, abusiva, inclusive com expressões ou imagens de antes e depois, com preços, serviços gratuitos, modalidades de pagamento, ou outras formas que impliquem comercialização da Odontologia ou contrarie o disposto neste Código;”

Os itens XII e XIII também abrem brecha para uma interpretação da negativa e uma possível notificação:

“XII – expor ao público leigo artifícios de propaganda, com o intuito de granjear clientela, especialmente a utilização de imagens e/ou expressões antes, durante e depois, relativas a procedimentos odontológicos;
XIII – participar de programas de comercialização coletiva oferecendo serviços nos veículos de comunicação;”

Isso já está claro (ou deveria estar para você que é dentista) , mas aqui só gostaria de levantar a questão da banalização da Odontologia por alguns colegas que vão no embalo da famosa Black Friday e oferecem descontos (proibidos inclusive pelo CEO, como vimos acima).

Vamos analisar:

  • Por que dar descontos exorbitantes nesta data específica (ou em qualquer data) em seu consultório ?
  • Em odontologia temos “estoque” para “desovar” antes do natal? (como é o cerne da Black Friday)
  • Trazer uma grande quantidade de pacientes com valores irrisórios (50% a 70% de desconto) irá melhorar o que em seu fluxo de caixa?
  • Sua carteira de clientes irá melhorar em qualidade ou somente em quantidade com esse tipo de “promoção”?

Claro que sempre é importante incrementar as Vendas em Odontologia, mas a que custo?

Enfim qual a sua opinião sobre esse tipo de marketing agressivo em odontologia que aproveita a Black Friday para “movimentar” os consultórios de Odontologia por todo o Brasil?

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

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Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

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