Marketing e gestão de clínicas de radiologia odontológica

Um dos setores com maior crescimento dentro da odontologia no Brasil nos últimos anos foi o de Radiologia Odontológica.

Esse setor se beneficiou do crescimento do número de atendimento em todas as especialidades da odontologia, mas em um primeiro momento foi impulsionado pela Ortodontia e implantodontia.

Tomografia para implantes
Tomografia para implantes

Atualmente a grande maioria dos dentistas do Brasil ao iniciar um tratamento solicitam no mínimo uma radiografia panorâmica a seu paciente, o que é extremamente positivo, tanto para o profissional como para o paciente, pois evita a ocorrência de questionamentos legais no futuro.

Ocorre que com o crescimento da demanda, esse segmento experimentou um crescimento exagerado, com a entrada no mercado de profissionais sem experiência nem no segmento de radiologia nem em gestão, duas áreas fundamentais para o sucesso de um empreendimento neste setor.

Marketing e Gestão de Clínicas de Radiologia Odontológica

Existe uma mudança em termos de visão estratégica, quando se monta uma clínica de radiologia odontológica e muitas vezes o dentista que se aventura nesta área não consegue entender direito o “negócio radiologia odontológica” e acha que pode tratar dele com a mesma visão de um consultório de odontologia.

O maior erro é achar que só por que existe demanda pelos serviços de radiologia vai ser fácil montar uma e ganhar rios de dinheiro, infelizmente este tem sido o motivo da abertura e fechamento de diversas clínicas neste segmento.

O mercado por si só se regula e clínicas segmentadas no setor de saúde ( radiologia médica ou odontológica, fisioterapia, clinica de implantes ou de ortodontia) que não entendam o mínimo das diferenças existentes em seu segmento tendem a fechar e jogar um grande investimento inicial pelo ralo.

Mudança de paradigma

Existem grandes diferenças na administração tanto do negócio como do direcionamento do marketing em uma clínica de radiologia odontológica e muitas vezes o dentista/empresário que monta uma clínica neste segmento não consegue compreender isso.

Público alvo

Uma clínica de radiologia odontológica tem dois públicos alvo: O dentista e o paciente. O marketing e o relacionamento com cada um deles deve ser planejado de forma a contemplar os anseios de cada um destes públicos. A linguagem, a abordagem e o tratamento em si devem ser pensados com cuidado e de forma personalizada. Isso gera uma dificuldade a mais para o proprietário de clínicas de radiologia odontológica.

Mercado

Grandes grupos estão se formando no mercado de radiologia odontológica até mesmo devido ao boom que o setor vem apresentando nos últimos 5 anos.

Ai vem a pergunta: Então pequenas clínicas de radiologia odontológica tendem a desaparecer?

Em minha percepção não. Na verdade um novo cenário se abre para pequenas clínicas de radiologia odontológica, com até 3 unidades.

Uma saída é a união de pequenos negócios que não competem entre si em regiões específicas. Essa união pode abrir caminho para a criação de novas  redes de cooperação de odontologia, como as que já observamos por exemplo no segmento de depósitos de materias de construção,  que levem a minimizar custos sem gerar concorrência predatória. Uma rede pode ser formada por pequenas empresas e fortalecer o conjunto como um todo sem ser prejudicial a cada empresa individualmente.

Custos

Ter, atualmente, uma única clínica de radiologia odontológica pode não ser o o ideal, dados os custos operacionais envolvidos e principalmente a regulamentação do setor que onera por demaisesse tipo de empreendimento, principalmente o RH da empresa e um rede de cooperação pode ser uma saída interessante. Criar uma rede de clínicas de radiologia odontológicas,  pode trazer benefícios para seus donos em termos de compartilhamento de gestão, marketing, experiências e também fazer frente a grandes grupos  pode ser a solução, mas que deve ser implantada com a ajuda de um profissional capacitado.

Diferenciar ou morrer

O caminho para o sucesso é a diferenciação, como já dizia Jack Trout em seu excelente livro “Diferenciar ou morrer“.

Traçar estratégias de diferenciação é o caminho mais seguro para o sucesso de clínicas de radiologia odontológica e outras clínicas segmentadas no setor de saúde (Odontologia, medicina, Fisioterapia).

Diferenciar processos, primar pela qualidade do atendimento, treinar funcionários, manter a estrutura de RH adequada porém enxuta,  são algum dos caminhos que pequenos negócios  (e até mesmo grandes) devem ter sempre em mente para se diferenciar na selva da competição acirrada atual.

Marketing de Guerra

Aproveitar brechas deixadas pelos grandes  concorrentes pode ser uma excelente estratégia para crescer. Como diz o velho ditado : “comer pelas beiradas”.

Alguns serviços que demandam mais tempo para execução  e que não são tão rentáveis, algumas vezes ou são abandonados pelas grandes empresas ou tem  valores muito altos e ai pequenas empresas que ainda tem uma demanda pequena e horários disponíveis podem aproveitar e traçar estratégias de preços competitivos utilizando esses serviços para firmar seu nome no mercado.

Preços

Um cuidado que há de se ter é não entrar em guerra de preços. Quando se cria uma estratégia voltada simplesmente para ter o menor valor, com certeza não se poderá oferecer um serviço com qualidade. Fuja deste tipo de estratégia, ela a longo prazo tende a ser predatória para seu negócio.

Conclusão

A profissionalização tanto do marketing como da administração de clínicas de radiologia odontológica  e outros negócios voltados a nichos específicos na área de saúde, com certeza é a saída para as pequenas empresas presentes no setor driblarem a concorrência e terem sucesso.

Boa sorte.

About Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior, Personal & Professional Coach, Membro da Sociedade Brasileira de Coach.

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13 Comments on “Marketing e gestão de clínicas de radiologia odontológica”

  1. Olá sou dentista de uma cidade pequena, ,uns 62 mil habitantes, e não tem uma clínica de radiografia e tomografia Odontólogica quando precisamos nossos clientes têm precisam ir na cidade vizinha 70km, será que uma clínica de radiologia seria rentável por ser uma cidade pequena?

  2. Ola sou dentista e gostaria de saber se para montar uma clinica de radiologia odontológica tem que ter um dentista especialista nesta área para assinar ou não e necessário

  3. Boa tarde, estou fazendo um curso técnico de Radiologia não é tecnólogo e sim técnico,enfim,já estou terminando e pensei me especializar em radiologia odontológica.
    Minha pergunta é de quanto seria a duração do curso? Se é uma área boa que ganha bem?

    Atenciosamente,

    1. A área de radiologia odontológica é um ótimo local para se trabalhar. Atuei durante cinco anos como técnico em radiologia odontológica (em uma faculdade de odontologia) e pretendo tornar-me empresário na área em breve. Porém, recomendo que procure muito bem os locais de trabalho, pois o salário de técnico em radiologia é o mesmo em todas as áreas, o que diferencia é o ambiente de trabalho e respeito às leis trabalhistas, no que diz respeito à salário, adicional de insalubridade e jornada de 24 horas semanais. Espero ter ajudado!

  4. TENHO INTERESSE EM MONTAR UM CENTRO RADIOLÓGICO VOLTADO A ODONTOLOGIA, E ALGUMAS OUTRAS ÁREAS, QUERIA SABER QUAL SUA OPINIÃO, DICAS, CUSTOS E SE REALMENTE É UM BOM NEGOCIO.
    MUITO OBRIGADO.

  5. Boa Noite.
    Pretendo montar um serviço de radiologia odontológica em minha cidade, gostaria de saber por onde começar, quais perguntas devo responder, o que devo levar em consideração para que o negócio tenha viabilidade. Onde encontrar estas informações..

    Grato

  6. Boa tarde, eu estou pretendendo montar uma clinica de radiologia odontologica na minha cidade, e gostaria de saber por onde começar .. Como faço pra ter sua assessoria?
    Aguardo. Obrigada

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