Comprei uma franquia de odontologia e agora?

olhosvendadosTenho recebido contatos preocupantes de colegas de diversas partes do Brasil que compraram franquias de diversas marcas de odontologia e estão preocupados com os rumos de seus negócios. Dizem que o investimento foi alto e agora muitos se sentem abandonados e de olhos vendados após a inauguração. Pensavam que era uma coisa e a realidade se mostrou bem diferente quando veio o dia a dia. Alguns inclusive já cancelaram ou estão em processo de cancelamento dos contratos e até já tiraram a marca do franqueador de suas fachadas. Tirando a dor de cabeça que isso pode lhe trazer, a finalização de um contrato de franquia trás outras consequências não menos funestras para um ex-franqueado.
Não é o caso aqui de citar a franquia A ou B, mas alguns colegas simplesmente se veem sozinhos logo depois da montagem do negócio e o que sobra para eles são as cobranças das taxas mensais celebradas em contratos leoninos com as franqueadoras, assinados no calor da compra de um novo negócio promissor.
Sim existem franquias de odontologia sérias no Brasil, mas é preciso separar o joio do trigo. Algumas empresas vendem um mundo azul para colegas com pouca experiência administrativa que acabam se iludindo com muitos números fantasiosos, gráficos coloridos, logotipos bonitos e clínicas modelos que brilham até no escuro.
Tenho realmente alertado sobre as franquias já a algum tempo (veja aqui) e alguns colegas que já tinham até mesmo iniciado a negociação com franqueadores, depois de uma uma análise mais detalhada tem mudado o rumo de seus investimentos.

Fica aqui o alerta. Se você quer comprar uma franquia de odontologia fique atento e não se deixe levar pelo brilho das propagandas e stands no CIOSP ou outros eventos de odontologia. Faça uma pesquisa detalhada, converse com outros franqueados, conheça clinicas diferentes das que o franqueador está lhe fazendo visitar, leia atentamente o contrato e se possível com um bom advogado, não vá pela empolgação e procure usar a razão.

Uma boa marca pode ser construída em cima de muito trabalho e dedicação e nem sempre comprar uma Franquia vai trazer uma boa experiência para você pelos próximos anos de sua profissão. Nos últimos tempos tem surgido alguns novos modelos de negócios que podem se encaixar melhor em sua pretensão de expandir seu consultório ou investir em odontologia. Saiba mais aqui.

E você o que pensa sobre isso? Deixe sua opinião nos comentários abaixo ou envie um email caso não queira se manifestar publicamente. (marcos@marketingemodontologia.com.br). Caso esteja enfrentando dificuldades com seu negócio e queira uma ajuda especializada conheça nosso serviço de consultoria  em odontologia.

Um forte abraço,

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

3 Comments on “Comprei uma franquia de odontologia e agora?”

  1. Acho bobagem aderir franquias odontológicas, muitas despesas e parte do seu lucro dividido com o franqueador, invista o valor da franquia no seu próprio consultório e não precisará pagar royalties!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.