Marketing, ética e odontologia – Resposta do CROSP

Conselho regional de Odontologia de São Paulo

Em Relação a fatos narrados no último post Marketing, ética, odontologia e internet, o CROSP, avisado sobre o ocorrido através do Post responde o seguinte através de seu comite de ética:



O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, órgão responsável pela
Prezado Colega.

supervisão da ética profissional, por zelar e trabalhar pelo perfeito
desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão
e dos que a exercem legalmente, preocupado com as recentes condutas de

Conselho regional de Odontologia de São Paulo
CROSP

publicidade e anúncios através de portais na internet que oferecem a compra
coletiva de procedimentos e tratamentos odontológicos, ocorridos nos últimos
dias, esclarece:

O Art. 24, inciso III do Código de Ética Odontológica prevê como infração
ética: “executar e anunciar trabalho gratuito ou com desconto com finalidade
de aliciamento”;

O Art. 34, incisos I, VII e XIV, do mesmo dispositivo legal, dispõe, como
infração ética, respectivamente: “anunciar preços, serviços gratuitos,
modalidades de pagamento, ou outras formas de comercialização que
signifiquem competição desleal”, “aliciar pacientes, praticando ou
permitindo a oferta de serviços através de informação ou anúncio falso,
irregular, ilícito ou imoral com o intuito de atrair clientela, ou outros
atos que caracterizem concorrência desleal ou aviltamento da profissão” e
“expor ao público leigo artifícios de propaganda, com o intuito de granjear
clientela, especialmente a utilização de expressões antes e depois”.

Ainda, a Resolução CFO-77/2007, proíbe a participação de
cirurgiões-dentistas como proprietários, sócios, dirigentes ou consultores
dos chamados cartões de descontos, considerando infração ética a associação
ou referenciamento de cirurgiões-dentistas a qualquer empresa que faça
publicidade de descontos sobre honorários odontológicos.

Assim sendo, o CROSP esclarece que os profissionais, clínicas e seus
responsáveis técnicos que se associarem ou manterem seus nomes como
referenciados aos portais de compra coletiva, oferecendo valores, descontos,
vantagens, benefícios, formas de pagamento ou outros meios de
mercantilização de seus serviços profissionais, incorrerão em infração
ética, sob pena de averiguação por meio de ação ética disciplinar, estando
sujeitos às penalidades previstas nos Art. 40 e 45 do Código de Ética
Odontológica.

Outrossim, informamos que as medidas ético-disciplinares já foram adotadas,
considerando a competência de apuração do CROSP.

O CROSP conta com o apoio de todos na fiscalização da ética profissional,
sendo que denúncias poderão ser encaminhadas para o email
etica@crosp.org.br, fiscalizacao@crosp.org.br ou encaminhadas diretamente �
nossa Sede, pelos CORREIOS, para Avenida Paulista, 688 – térreo – CEP
01310-909 – São Paulo, SP.

Agradecemos vossa colaboração!

Atenciosamente,

Comissão de Ética
CROSP

__________________________________________________________________

Acho importante que todos nós profissionais de odontologia brasileiros tenhamos atitude de denunciar coisas erradas, por mais “legais” que elas possam parecer… Não podemos nos calar diante de coisas errada e esse em minha opinião é um dos graves problemas que afligem a nossa sociedade como um todo. Vem aquele chavão : “Não vai adiantar nada, então deixa pra lá..”

Espero que isso realmente seja levado adiante pelo CROSP e pelos demais CROs para incentivar e valorizar os milhares de colegas quem trabalham corretamente Brasil afora.

Fica a dica: Não se cale.

Abc,

Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

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5 Comments on “Marketing, ética e odontologia – Resposta do CROSP”

  1. CRO não faz nada para os cirurgiões, são lobos que se alimentam de ovelhas indefesas, a grande maioria dos profissionais da cúpula do CRO tem grandes clinicas, fazem parte dos convênios e anunciam na televisão e internet sem dó, enquanto nós profissionais de consultórios ficamos comendo os restos que caem das fartas mesas deles.
    Esses dias perto do meu consultório abriu uma Sorrident’s , na inauguração tinha banda de musica e algodão doce, pergunta se o CRO estava lá pra reprimir, veja se depois da denuncia aconteceu alguma coisa, a clinica em questão é campeã de reclamação nos sites.

  2. to cursando a especializacao em ortodontia,mas vou abrir o consultorio.
    posso colloocar( ortodontia) na placa,ja q ainda nao terminei a especilizacao?
    e qdo terminar ,coloco( ortodontista)?

  3. ola eu discordo sobre anuncios na internet, ou seja,sem divulgaçao o dentista ira morrer de fome em seu consultorio, propaganda de boca boca ja faz parte do passado,feliz de quem tem clinica ou consultorio a mais de 10 anos no mesmo lugar fora isto,e uma vergonha nao poder anunciar,estamos em um mercado com inovacoes que acredito eu venha para melhor e tenho que dizer que o cro, nunca deve ter tido tanto trabalho com estes tipos de anuncio na internet e etica no meu ver a o paciente pagar por ex,em um clareamento a laser 1200 reais sendo que o laser na verdade nao muda em nada so aumenta o processo de quebra de pigmentação ou seja contra a maquina de laser niguem fala, e por qual motivo nao pode ser realista com seu paciente e vender o clareamento(a laser)por um valor menor e ter mais pacientes na suas clinicas fica aqui minha opnião abraços

    1. Olá Maria,
      Respeito sua opinião apesar de não concordar com ela também. Obrigado por participar desta discussão eenriquecê-la.
      abcs
      marcos Rocha

  4. É uma pena que no interior do Brasil praticamente inexiste a ação dos conselhos. Infelismente ainda continuaremos sendo massacrados pelos sugadores de nosso suor, digo, os donos de empresas que só ganham sobre o noso trabalho.E o que é pior, as pessoas, nossos “clientes” já se acostumaram a pedir descontos em nomes destas empresas…..Quem irá acabar com issso….é um câncer que se espalhou rapidamente e vai matando bem devagar…..

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