8 Dicas para aumentar o fluxo de pacientes no consultório

Vou falar aqui de um assunto que a maioria dos colegas me perguntam por e-mail:
“Como aumentar o número de pacientes em meu consultório?”
É um dúvida tão recorrente e tão antiga como a própria odontologia.
Ter pacientes em odontologia é para o dentista  fundamental, aumentar este número dia-a-dia é questão de sobrevivência
O mercado está saturado (nos grandes centros diga-se de passagem!) e aquele cliente que antes era fiel agora é facilmente perdido para o filho do primo do amigo do vizinho do pai dele que acabou de se formar ou tem um consultório mais próximo da casa ou do serviço de seu paciente ou seu futuro ex-paciente.

Aumentando o número de pacientes
Aumentando o número de pacientes

Marketing é fundamental para reter este paciente já fiel a você. Não pense que a coisa é fácil, pois não é. Além de fazer um super hiper trabalho técnico, cobrar um preço justo aos olhos do paciente, ele o seu paciente hoje tem mais informação que jamais antes teve possibilidade de ter (Dr. Google). Preços de tratamentos são assuntos mais normais e cotidianos em rodas de amigos do que você possa imaginar. Logo você tem que usar alguns recursos para realmente reter seus pacientes e através deles conseguir aumentar o número de novos pacientes.

  1. Seja criativo sempre: Usar datas especiais (dia das mães , das crianças, dos pais, dos namorados) para atrair novos pacientes do circulo social de seus pacientes atuais. Leia: Marketing criativo em Odontologia e Dia das mães e a odontologia
  2. Conheça os anseios de seus pacientes :Faça pesquisa com seus pacientes e veja o que eles pensam sobre o serviço de atendimento de seu consultório, seus funcionários, instalações, agendamento etc. Leia: Pesquisa de satisfação com pacientesPesquisa de satisfação com pacientes.
  3. Boca a boca: Estimule seus pacientes a divulgar seus serviços e indicar novos amigos ou parentes. Mas tenha cuidado pois isso deve ser feito de forma tranquilia e não “forçando uma situação” ou pedindo isso diretamente, veja eu disse estimule e não peça ou implore. Seja delicado e faça um bom trabalho, trate bem seu paciente, crie um ambiente propicio a ter indicações, através de um relacioanamento aberto e honesto com seus pacientes. Leia: O velho e bom boca-a-boca morreu?
  4. Divulgue seu trabalho de forma ética e responsável: Respeite seus colegas e não tente queimar etapas, ganhando pacientes “na marra“. Acredite, se você trabalhar honestamente e tiver qualidade  seu lugar ao sol aparecerá. Cuidado com panfletagem e anuncios do tipo antes e depois ou que divulguem valores.  Leia: Publicidade e o código de ética em odontologia
  5. Use tecnologias a seu favor: As tecnologias mais recentes estão ai para ajudar o dentista e a odontologia, só é uma questão de você aprender a usá-las a seu favor. Confirmar pacientes através de torpedos, e-mail, twitter, ter um blog, mandar newsletter, tudo isso parece besteira, pode ser, mas com certeza você será no mínimo visto como diferente aos olhos de seus pacientes e aos amigos deles. Bom ou ruim somente fazendo você saberá o resultado. Mas começe logo pois seu colega do mesmo bairro já pode (e deve) estar utilizando essas novas tecnologias .  Leia : Twitter do dentista , Mídias sociais, relacionamento e odontologia,Marketing, Odontologia e as redes sociais Parte 1, Marketing, Odontologia e as redes sociais Parte 2
  6. Seja organizado: Lógico que seu “lançe” é odontologia e essa coisa toda de controle é um “pé no s…”. Já ouvi colegas dizendo que se gostasse de números não seria dentista e sim engenheiro por exemplo. esqueça meu caro(a) colega. Ou você entende de uma vez por todas que seu consultório é uma empresa e precisa de um lider que a administre (seja você ou alguém que você contrate) ou você estará fadado ao não ir muito longe. E o mais importante controles denotam organização, organização denota responsabilidade e no fim das contas isso tudo junto gera confiança no paciente  e tras mais pacientes para você.  Leia: Você conhece seu consultório?, Não perca o controle…
  7. Tenha uma equipe afinada: Não coloque a filha da vizinha da amiga de sua costureira como “secretária” ou auxiliar. Legal você dar uma chance a alguém que nunca trabalhou, mas por que tem que ser sempre em um consultório de odontologia? Vestir uma roupa branca não embute em ninguem conhecimento necessário e imprescindível a difícil tarefa de atender um telefonema e marcar um horário em uma agenda( no caso a sua). Acredite, algumas pessoas acham que qualquer bípede consegue fazer isto, mas infelizmente não é verdade e você mais cedo (tomara) ou mais tarde descobrirá isso por bem ou por mal. Quando digo “dificil tarefa” não estou brincando não. Fique atento pois como já disse anteriormente por aqui, o qumata são so detalhes. Leia: Remando na mesma direção, Gerenciamento , Controle e Equipes. A primeira impressão é a que fica, cuidado!
  8. Participe: Não se enfurne dentro de seu consultório. Partipe da comunidade. Quer exemplos?Associações de bairro, curso na paroquia do bairro ( bingo , quermesses, etc). Tome café no buteco da esquina, almoçe nos restaurantes da região, jogue bola, jogue bilhar, jogue buraco, trinca ou qualquer outra coisa. Pratique esporte, leve seus filhos na escola , vá nas festas da escola. Se você quer ter pacientes, lembre-se, que eles são seres humanos e se relacionam socialmente, logo se você participa ativamente de algum grupo social suas chances de alavancar seu consultório são grandes. Mas faça isso espontaneamente e não de forma forçada pois ai pode soar falso e como diria minha avó “a emenda será pior que o soneto!”

DICAS DE LEITURA

Marketing e Vendas Para Dentistas – Estratégias e Ferramentas Práticas Para Seu Consultório – Heloísa Borges

Marketing na Odontologia – Estrategias para o Sucesso- Marcia Nana

 

 

 

E você o que fez (ou faz) como rotina ou extraordinariamente em seu consultório para aumentar o número de pacientes nestes dias turbulentos?

Atualizado em 2013 : Leia o post 4 dicas poderosas que podem aumentar a captação de pacientes (clique aqui)

Forte abraço,

Marcos Rocha

Ps.: Se você precisar de uma forcinha para dar um “up” na sua vida profissional e pessoal veja nossa proposta de coaching para dentistas especialmente formulada conhecendo as dificuldades de nossa profissão (clique aqui)


Quer uma dica de literatura?

Livro os Segredos do sucesso Pessoal – Diversos Autores

LIVRO SEGREDOS DO SUCESSO

Aprenda com diversos autores como obter sucesso em sua vida pessoal e profissional.

Neste livro você vai conhecer diversas ferramentas de Coaching e aplicá-las em seu dia-a-dia para melhorar diversos áreas.

Valor: R$ 54,00

Clique no botão abaixo e compre agora

 




Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

About Prof. Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Mestre em Odontologia pela FOUSP , Pós graduado em Radiologia e Administração de Empresas, Docente Superior Graduação e MBA em Saúde, Consultor em Gestão Organizacional e Coach e Palestrante, Membro da Sociedade Brasileira de Coach e da Sociedade Brasileira de Negociação e Vendas.

View all posts by Prof. Marcos Rocha →

7 Comments on “8 Dicas para aumentar o fluxo de pacientes no consultório”

  1. sou thd e ja trabalho com marketing a 9 anos.gostaria ,de aprender mais tem algum curso que posso participar.moro em bh,mas faço o trabalho em varias cidades..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.